Código: | NG01 | Sigla: | NG |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Belas-artes |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Desenho |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Desenho |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LD | 18 | Plano de estudos de LD_publicaçao em DR de 7 de junho de 2022 | 3 | - | 6 | 45 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Sílvia Patricia Moreno Simões | Regente |
Teorico-Prática: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,00 |
Daniel José Silvestre Faria da Silva | 3,00 |
Conhecer obras relevantes da história da banda desenhada, precursoras da novela gráfica contemporânea;
Entender o surgimento da novela gráfica enquanto género, reconhecendo as potencialidades expressivas, narrativas e comunicativas;
Reconhecer o vocabulário específico da banda desenhada, e as suas potencialidades gráficas e literárias;
Desenvolver estratégias conducentes ao domínio concetual e técnico da Novela Gráfica;
Mobilizar as competências gráficas e linguísticas na qualificação da experiência narrativa;
Otimizar a utilização da escrita multimodal como instrumento de expressão, comunicação e invenção no auxílio e complemento da linguagem gráfica;
Conhecer diferentes modelos projetuaisl na exploração de métodos e processos analógicos e digitais de desenho e de concepção gráfica;
Desenvolver metodologias e práticas processuais de criação narrativa (escrita, documentação contextual, planificação, desenvolvimento gráfico), identificando problemas e agilizando soluções.
Novela Gráfica como género literário/sub-género da banda desenhada e o contexto histórico e cultural das origens à atualidade.
O vocabulário da banda-desenhada; o sistema espácio-tópico: vinheta, tira, página, grelha, margem, balão de fala, composição de página; a representação do espaço e do tempo na banda desenhada: mise-en-page e ritmos de leitura; analogias entre a linguagem do cinema e a composição na banda desenhada (escala, formato, tensão).
Discursividade icónico-verbal: transições e montagem; recursos retóricos; transtextualidade; Funções e relações entre texto e imagem (redundância, consonância e dissonância); transtextualidade.
Género: o diário como instrumento e como género literário; Storytelling, histórias de vida, biografia, autobiografia, auto-ficção; ficção e não-ficção.
Metodologia projetual: documentação e investigação contextual; reportagem gráfica e experiência do lugar; argumento e guião gráfico; recursos gráficos; montagem.Exposição de conteúdos e explanação de conceitos;
Exemplificação, recorrendo a obras e autores de referência;
Pesquisa, organização de dados no arquivo e aplicação de informação;
Trabalho de campo no levantamento de informação através de registo gráfico, fotográfico e videográfico;
Visitas de estudo e contacto com autores/profissionais;
Prática laboratorial, exploratória e experimental na problematização e ensaio de hipóteses;
Prática projetual no desenvolvimento estratégico de meios para solucionamento de problemas;
Orientação tutorial no acompanhamento processual e projetual do trabalho dos estudantes;
Avaliação distribuída.Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 5,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 75,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 40,00 |
Frequência das aulas | 50,00 |
Trabalho laboratorial | 72,00 |
Total: | 162,00 |
Apresentação de portefólio demonstrativo dos resultados de aprendizagem (70%).
Apresentação de caderno exploratório de observações e pesquisas próprias (25%).
Participação nas aulas expositivas e nos seminários (5%).
Bibliografia de consulta/existência obrigatória:
Abel, J., MADDEN, M. (2008). Drawing words and writing pictures. Nova Iorque/Londres: First Second.
Baetens, J., Frey, H. (2015). The graphic novel. New York: Cambridge University Press.
Carmelo, L. (2008). Sebenta criativa para estudantes de jornalismo. Mem Martins: Europa-América.
Dias, A. L.. (2020). A novela gráfica como género literário. Berlin: Peter Lang Publishing.
Douglas, W. (2007). Reading Comics: How Graphic Novels Work and What They Mean. Boston: Da Capo Press.
Groensteen, T. (2013). Comics and Narration. Jackson: University Press of Mississippi.
Lodge, D. (2002). Consciousness and the novel. Cambridge: Harvard University Press.
Mcloud, S. (2004) Understanding Comics: The Invisible Art. New York: Harper Perennial.
Mcloud, S. (2000). Reinventing Comics: how imagination and technology are revolutionizing an art form. New York: Harper Collins.
Shaw, J., Kelly, P., Semler, L. (Eds.) (2013). Storytelling: critical and creative approachs. London: Palgrave Macmillan.