Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > NG01

Novela Gráfica

Código: NG01     Sigla: NG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Belas-artes

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Desenho
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Desenho

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LD 18 Plano de estudos de LD_publicaçao em DR de 7 de junho de 2022 3 - 6 45 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sílvia Patricia Moreno Simões Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Daniel José Silvestre Faria da Silva 3,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Conhecer obras relevantes da história da banda desenhada, precursoras da novela gráfica contemporânea;

Entender o surgimento da novela gráfica enquanto género, reconhecendo as potencialidades expressivas, narrativas e comunicativas;

Reconhecer o vocabulário específico da banda desenhada, e as suas potencialidades gráficas e literárias;

Desenvolver estratégias conducentes ao domínio concetual e técnico da Novela Gráfica;

Mobilizar as competências gráficas e linguísticas na qualificação da experiência narrativa;

Otimizar a utilização da escrita multimodal como instrumento de expressão, comunicação e invenção no auxílio e complemento da linguagem gráfica;

Conhecer diferentes modelos projetuaisl na exploração de métodos e processos analógicos e digitais de desenho e de concepção gráfica;

Desenvolver metodologias e práticas processuais de criação narrativa (escrita, documentação contextual, planificação, desenvolvimento gráfico), identificando problemas e agilizando soluções.

Resultados de aprendizagem e competências

Novela Gráfica como género literário/sub-género da banda desenhada e o contexto histórico e cultural das origens à atualidade.

O vocabulário da banda-desenhada; o sistema espácio-tópico: vinheta, tira, página, grelha, margem, balão de fala, composição de página; a representação do espaço e do tempo na banda desenhada: mise-en-page e ritmos de leitura; analogias entre a linguagem do cinema e a composição na banda desenhada (escala, formato, tensão).

Discursividade icónico-verbal: transições e montagem; recursos retóricos; transtextualidade; Funções e relações entre texto e imagem (redundância, consonância e dissonância); transtextualidade.

Género: o diário como instrumento e como género literário; Storytelling, histórias de vida, biografia, autobiografia, auto-ficção; ficção e não-ficção.

Metodologia projetual: documentação e investigação contextual; reportagem gráfica e experiência do lugar; argumento e guião gráfico; recursos gráficos; montagem.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Os conteúdos programáticos facultam os conhecimentos e a aplicação prática e estão consonantes com os Objetivos da Aprendizagem. O conhecimento sincrónico e diacrónico, as aquisições de vocabulário, as ferramentas de escrita e de desempenho gráfico e a abordagem experimental e metodológica, facultam um conjunto de competências teórico-práticas que garantem uma aprendizagem consequente e produtiva, preparando os estudantes para o exercício informado e apetrechado da Novela Gráfica em múltiplos contextos profissionais.

Bibliografia Obrigatória

Abel, J., MADDEN, M. ; Drawing words and writing pictures, First Second.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição de conteúdos e explanação de conceitos;

Exemplificação, recorrendo a obras e autores de referência;

Pesquisa, organização de dados no arquivo e aplicação de informação;

Trabalho de campo no levantamento de informação através de registo gráfico, fotográfico e videográfico;

Visitas de estudo e contacto com autores/profissionais;

Prática laboratorial, exploratória e experimental na problematização e ensaio de hipóteses;

Prática projetual no desenvolvimento estratégico de meios para solucionamento de problemas;

Orientação tutorial no acompanhamento processual e projetual do trabalho dos estudantes;

Avaliação distribuída.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 5,00
Trabalho laboratorial 20,00
Trabalho prático ou de projeto 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 50,00
Trabalho laboratorial 72,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência mínima de 75% de aulas.
Apresentação de portefólio demonstrativo dos resultados de aprendizagem.
Apresentação de caderno exploratório de pesquisas próprias.
Participação nas aulas expositivas e seminários.

Fórmula de cálculo da classificação final

Apresentação de portefólio demonstrativo dos resultados de aprendizagem (70%).

Apresentação de caderno exploratório de observações e pesquisas próprias (25%).

Participação nas aulas expositivas e nos seminários (5%).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Deverá ser articulada entre professor e estudante.

Melhoria de classificação

Mediante frequência no ano letivo seguinte, de acordo com o regulamento de avaliação discente dos primeiros e segundos ciclos da FBAUP.

Observações

Bibliografia de consulta/existência obrigatória:

Abel, J., MADDEN, M. (2008). Drawing words and writing pictures. Nova Iorque/Londres: First Second.

Baetens, J., Frey, H. (2015). The graphic novel. New York: Cambridge University Press.

Carmelo, L. (2008). Sebenta criativa para estudantes de jornalismo. Mem Martins: Europa-América.

Dias, A. L.. (2020). A novela gráfica como género literário. Berlin: Peter Lang Publishing.

Douglas, W. (2007). Reading Comics: How Graphic Novels Work and What They Mean. Boston: Da Capo Press.

Groensteen, T. (2013). Comics and Narration. Jackson: University Press of Mississippi.

Lodge, D. (2002). Consciousness and the novel. Cambridge: Harvard University Press.

Mcloud, S. (2004) Understanding Comics: The Invisible Art. New York: Harper Perennial.

Mcloud, S. (2000). Reinventing Comics: how imagination and technology are revolutionizing an art form. New York: Harper Collins.

Shaw, J., Kelly, P., Semler, L. (Eds.) (2013). Storytelling: critical and creative approachs. London: Palgrave Macmillan.

 
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-06 às 17:19:44 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias