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Metodologias e Práticas de Investigação I

Código: MPIEA1     Sigla: MPIEA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Arte

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/course/view.php?id=900
Unidade Responsável: Desenho
Curso/CE Responsável: Doutoramento em Educação Artística

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DEA 9 Plano Oficial do ano letivo 2016 1 - 5 23 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Catarina Sofia Silva Martins Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Tiago Guedes Barbosa do Nascimento Neves 1,50
André Alves Barbosa 1,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A unidade curricular visa fornecer aos doutorandos um conjunto de ferramentas e competências estruturais que lhes permitam investigar e produzir conhecimento no âmbito de problemáticas relacionadas com as artes e o ensino artístico.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Procura-se desenvolver uma aproximação ao papel da investigação na prática do ensino artístico. Essa aproximação é feita a partir de dos seguintes módulos:

1. Investigação em arte, Investigação sobre arte e arte como investigação: o estado da questão.

2. Paradigmas e estratégias da investigação.

3. Formalização, tipologia e modelos de trabalhos de investigação.

4. Normas fundamentais de recolha e organização do material teórico e visual.

5. Preparação, apresentação e discussão coletiva do projeto de investigação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Ao longo do semestre serão aprofundadas questões epistemológicas e metodológicas inerentes à investigação e construção do conhecimento cientifico, enfatizando evidentemente os paradigmas e os métodos de pesquisa que têm sido privilegiados no campo das ciências da arte e da educação artística.

Bibliografia Obrigatória

GRAY, C., MAILIS, J. ; Visualizing Research. A guide to the Research Process in Art and Design., 2004
HOLLY, A. (ed.) ; What Is Research in the Visual Arts?: Obsession, Archive, Encounter. , Washington, DC: New Academia Publishing., 2009
BOGDAN, Robert; BILKEN, Sari ; Investigação Qualitativa em Educação, Porto Editora, 1994
SAVATER, Fernando; O valor de educar, Dom Quixote, 2006
SCHÖN, Donald; Educating the Reflective Practionier- Toward a New design for Teaching and Learning in the Professions, Jossey- Bass. A Wiley Imprint, 1987

Bibliografia Complementar

YIN, Robert; ase Study Research: Design and Methods.Third Edition (Applied Social Research Methods), Thousand Oaks, CA: Sage Publications Inc.
FREIRE, Paulo; Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. , Editora UNESP, 2000
HUSSÉN, T.; Research Paradigms in Education (p- 17-p. 20). In Educational Research, Methodology and Measurement – An International Handbook, Pergamon Press, 1988

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Conjugação de diversos métodos de ensino - expositivo, interrogativo, demonstrativo e refexivo de forma que os conteúdos programáticos sejam discutidos e apresentados de forma critica e participativa.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Educação artística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Participação presencial 30,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 8,00
Elaboração de projeto 30,00
Estudo autónomo 41,00
Frequência das aulas 23,00
Trabalho escrito 33,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Como objectivo principal desta unidade curricular, pretende-se que o doutorando seja capaz de apresentar uma proposta de pre projeto de Tese fundamentada, contextualizada e pertinente para o campo da investigação em que se propôe investigar.

Serão elementos de avaliação:

1. Capacidade de mobilização dos métodos e procedimentos metodológicos adequados ao objeto de estudo.

2. Capacidade de pesquisa, seleção e análise de informação.

3. Competências ao nível da formalização, clareza e comunicação de um problema de investigação, apoiada em consulta bibliográfica e visual corretamente exposta.

4. Conceber, de forma fundamentada, um pre-projeto de investigação adequado ao tema/âmbito do trabalho a desenvolver.

5. Utilizar corretamente as normas de recolha e organização de material bibliográfico e visual.

 

 

Fórmula de cálculo da classificação final

O resultado final é composto pela classificação atribuída pela à apresentação da análise critica de um dos temas do programa (30%), classsificação do trabalho escrito (pré-projeto)(50%) e apresentação e discussão do pré-projeto (20%).

Provas e trabalhos especiais

 

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A combinar com as docentes e respeitando os estatutos. 

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação só é aplicável à componete de avaliação o trabalho escrito (pré-projeto)(50%).
Para fazer melhoria a todas as componentes  só é possivel attravés de nova inscrição (no ano seguinte) à unidade curricular.

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