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Campo Escultórico e Contemporaneidade

Código: CECN1     Sigla: CECN

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Escultura

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Mestrado em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MAP 5 Plano de Estudos do MAP_Publicação em DR de 31 de agosto de 2020 1 - 6 45 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A Uc Campo Escultórico e Contemporaneidade pretende abordar epistemologicamente e ontologicamente os campos de implementação da escultura a partir do início do século passado até ao momento presente, promovendo o conhecimento da expansão deste âmbito disciplinar que, desde então, não tem cessado de motivar enormes alterações paradigmáticas, não só no seu próprio seio, como no campo mais alargado das artes plásticas.
Esta Uc de modo particular objectiva sensibilizar os seus estudantes para as discussões fundamentais da arte contemporânea em geral e em torno do campo da escultura actual em particular, promovendo a aquisição de competências interpretativas, críticas e analíticas da acção e pensamento artístico do nosso tempo. Procura ainda estabelecer um quadro de maturidade conceptual que permita o aluno informar e desenvolver o seu projecto artístico individual. 

Resultados de aprendizagem e competências

Capacidade de análise crítica e comparativa de textos, obras e autores do pensamento contemporâneo.

Capacidade de compreender as implicações dos discursos crítico e artístico para a contemporaneidade.

Competência na escrita de textos originais, referenciados e relevantes para as matérias em causa.

Capacidade de apresentação de um estudo de caso relevante.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

 

A Uc Campo Escultórico e Contemporaneidade promove, no conjunto das suas sessões, uma visão organizada sobre as alterações paradigmáticas ocorridas na prática e pensamento artístico desde o início do século passado até à actualidade,  problematizando o contexto disciplinar da escultura  nas suas
múltiplas dimensões temáticas, processuais e técnicas. Fomenta ainda uma acessibilidade estruturada às principais discussões actuais em torno da actividade escultórica e seus diálogos com outros universos, nomeadamente: a arquitectura e suas experiências espaciais, o campo da performatividade, a composição e experimentação sonora, a relação com a imagem em movimento, as práticas experimentais no domínio da escrita, as abordagens relacionais e/ou colaborativas, a relação com o objecto-livro, entre outros.  



Como resultado final, a Unidade Curricular fomenta o desenvolvimento de métodos de investigação, de organização e gestão de conhecimentos adquiridos de modo a fornecer um conjunto de ferramentas capazes de contribuir para alicerçar a operatividade dos projetos artísticos individuais, bem como permita o desenvolvimento de um ensaio teórico, analítico e crítico de carácter inovador.

Bibliografia Obrigatória

Krauss Rosalind; La originalidad de la vanguardia y otros mitos modernos. ISBN: 84-206-7135-5
Crimp Douglas; On the museum.s ruins. ISBN: 0-262-03209-0
Michael Fried; Art and Objecthood
Suderburg Erika 340; Space, site, intervention. ISBN: 0-8166-3159-X
Kwon Miwon; One Place After Another. ISBN: 0-262-11265-5 38.61
Bishop Claire 340; Participation. ISBN: 978-0-85488-147-5
Rudolf Frieling; The^art of participation. ISBN: 978-0-500-23858-5
Félix Guattari; The three ecologies, London: Bloomsbury Publishing, 2014
Suzanne Lacy; Mapping the terrain. ISBN: 0-941920-30-5
Miwon Kwon; One Place After Another. ISBN: 0-262-11265-5 38.61
Benjamin Buchloh; Thomas Hirschhorn. ISBN: 0-7148-4273-7
John Cage; Silence. ISBN: 0-8195-6028-6 36.75
Gonçalo M. Tavares; Atlas do corpo e da imaginação. ISBN: 978-972-21-2656-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os conteúdos programáticos serão expostos com recurso a apresentações de imagens, filmes e/ou documentários, textos críticos, eventuais autores convidados e visitas a obras escultóricas ou exposições de arte de particular interesse para as temáticas lecionadas nesta Unidade Curricular.

Todas as sessões incluirão momentos de debate e discussão em torno dos problemas expostos. 

Serão requisitados ensaios teóricos ou teórico-práticos a partir do estudo dos temas e/ou dos autores abordados para serem apresentados e discutidos em aula.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Trabalho escrito 40,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 2,00
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho de investigação 20,00
Trabalho escrito 35,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência é feita através da Avaliação Contínua que pressupõe elevada assiduidade às aulas e participação ativa nas mesmas, autonomia de investigação e conhecimento dos conteúdos e ainda pelo desenvolvimento de uma visão pessoal e autónoma dos assuntos estudados.

Para obtenção de frequência em articulação com a Avaliação Contínua é obrigatória a elaboração de um projecto ensaístico que se enquadre nos seguintes parâmetros:

Proposta – Ensaio teórico ou teórico prático


Elaboração de um pequeno ensaio original escrito ou através de um outro suporte ou meio reflexivo que desenvolva um ou mais conteúdos das sessões apresentadas.


O ensaio deverá ser entregue em formato digital (pdf, wav/mp3, mov/mpeg4) e simultaneamente apresentado em sala através dos recursos que se manifestem pertinentes.


Parâmetros referenciais:
O ensaio deverá ser entregue em formato digital:



  1. teórico: pdf;

  2. audiovisual: mpeg 4/ avi;

  3. outros formatos necessitam de ser previamente discutidos com o docente;


 


Limites:


Teórico: 3000 palavras mínimo


Audiovisual: até 20 min máximo


 


 

Fórmula de cálculo da classificação final

Assiduidade e participação 40%
Apresentação temática em aula 20%
Ensaio teórico ou teórico-prático 40%

Observações

A Bibliografia Complementar será fornecida oportunamente de acordo com os interesses e motivações de cada aluno.
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