Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MIPADEP01

Metodologias de Investigação e Projeto

Código: MIPADEP01     Sigla: MIPADEP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Belas-artes

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MADEP 11 Plano de Estudos do MADEP_Publicação em DR de 19/10/2017 1 - 3 27 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Gabriela Vasconcelos de Sousa Pinheiro Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,00
Filipa Sofia Correia Carvalho e Cruz 1,00
Heitor Manuel Pereira Pinto da Cunha e Alvelos 1,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A prática de investigação conducente ao trabalho de projeto engloba diversas fases, cada uma delas com tempos e objectivos próprios. Pretende-se preparar os estudantes para uma prática de investigação tendo em conta os seguintes pontos: Identificar e formular o problema da investigação (tema da investigação); Estruturar um projeto de investigação a partir da formulação do tema; Demonstrar a relevância da investigação para a produção de conhecimento nas áreas das Artes Plásticas, nomeadamente a Escultura, e Design para o Espaço Público assim como a sua aplicabilidade em campos disciplinares complementares; formar conceitos adequados que suportem o desenvolvimento do trabalho de investigação e a sua articulação com a componente projetual; Desenvolver competências de pesquisa: identificar diferentes fontes e técnicas para recolha de informação; Promover o espírito crítico, não só a partir de leitura e interpretação de textos mas também a partir de discussões e apresentações colectivas.

Resultados de aprendizagem e competências

As metodologias adoptadas pretendem abrir o campo de possibilidades a investigar através da análise de diferentes modelos de investigação. Por outro lado, também se pretende reforçar os hábitos de comunicação, escrita, oral e projectual. Deste modo, incentiva-se um processo de escrita e comunicação de trabalho projectual regular a partir de exercícios de aula que, posteriormente, deverão ser desenvolvidos autonomamente sendo os respectivos resultados apresentados na aula seguinte. Estes exercícios também incentivam os processos de recolha de informação e de análise crítica da informação obtida e apresentação e discussão colectiva de resultados.

Deste modo, os exercícios representam diversas etapas de um processo de investigação e comprometem o estudante a clarificar progressivamente o tema a investigar, quer através do aprofundamento das pesquisas do seu campo, quer através do aprimoramento do esquema de conteúdos no sentido de conseguir dar resposta às suas inquietações/pergunta(s) de investigação. Estes exercícios, apesar de individuais, contêm itens que são trabalhados em contexto colectivo, pelo que, cada estudante vai confrontando os seus resultados com os dos restantes colegas, tendo a possibilidade de evoluir nos seus resultados finais.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O programa desta UC contém várias fases de trabalho que irão conduzir à elaboração de uma Proposta de Investigação e de um 1ºDraft de Tese: Motivações e enquadramento da investigação; Enquadramento e formulação de uma pergunta de investigação; Elaboração de esquema de conteúdos; Análise crítica de referências teóricas e práticas (análises de estudos de caso); Definição e análise do(s) projecto(s) a realizar e respectiva articulação com a componente teórica; Exequibilidade, planeamento e calendarização; Antecipação de resultados; Normas e regras básicas para a produção de trabalhos científicos/académicos; Elaboração da Proposta de Investigação (Documento Final); Elaboração do 1ºDraft da Dissertação (desenvolvimento de alguns conteúdos constantes na Proposta de Investigação). O programa articula 3 áreas primordiais: a recensão ao conhecimento (teórico e artístico relevantes); a preparação da componente escrita e o desenvolvimento projectual. 

Bibliografia Obrigatória

Sousa Gonçalo de Vasconcelos e; Metodologia da investigação, redacção e apresentação de trabalhos científicos. ISBN: 972-26-1559-9
Rose Gillian; Visual methodologies. ISBN: 978-1-4129-2191-6
Leavy Patricia; Methods meet art. ISBN: 978-1-59385-259-7
Sturken Marita; Practices of looking. ISBN: 0-19-874271-1 36.65
Eco Umberto; Como se faz uma tese em ciências humanas
Mitchell W. J. Thomas; Picture theory. ISBN: 0-226-53232-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

No sentido de dar sequência aos objectivos definidos para UC as aulas teóricas e práticas são preparadas tendo em conta os seguintes pontos:  Análise de modelos de investigação; Análise e enquadramento das pesquisas bibliográficas e de referências práticas (projectos; estudos de caso); Preparação, apresentação e discussão de trabalhos escritos que irão apoiar e integrar a elaboração dos trabalhos finais; Apresentação e discussão colectiva da Proposta de investigação e do 1ºDraft da Dissertação/Trabalho de Projecto.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 20,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Prova oral 20,00
Trabalho prático ou de projeto 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 0,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 0,00
Estudo autónomo 0,00
Frequência das aulas 0,00
Trabalho de investigação 0,00
Trabalho escrito 0,00
Elaboração de projeto 0,00
Total: 0,00

Obtenção de frequência

Realização e entrega de apresentação da investigação. Entrega da Proposta de Investigação. Entrega de Ponto de Escrita com mínimo de 5000 palavras. Actualização de Portfolio.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é contínua e resulta do cumprimento integral do plano de trabalho com os seguintes parâmetros. Participação presencial: comunicação oral (apresentações e discussões) - 30%; Proposta de investigação incluindo Plano de Trabalhos - 30%; 1ºDraft da Dissertação/Trabalho de Projecto: Trabalho escrito preparatório da dissertação incluindo Proposta de Projectos a realizar e Portfolio de Projectos realizados (1º Draft 3000 a 5000 palavras) - 40%
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-16 às 12:10:04 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias