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História e Teoria da Comunicação

Código: HTC201     Sigla: HTC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Artes

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Arte e do Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 70 Plano de estudos de LDC_publicaçao em DR de 24/05/2022 2 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta UC pretende debater com a população discente alguns momentos históricos na comunicação humana desde o advento da humanidade e dar a conhecer os principais modos teóricos de ver a comunicação desde o início do século XX da nossa era.

Resultados de aprendizagem e competências

No  final do semestre, a/o estudante deverá ser capaz de:
-Identificar macro-acontecimentos e micro-fenómenos comunicacionais, numa perspectiva diacrónica e sincrónica;
-Reexaminar situações e postulados comunicacionais à luz da semiótica;
-Problematizar as crises que atravessam as dualidades da oralidade e da escrita, do verbal e do não-verbal, da visão e da leitura e do meio e mensagem.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Polissemia do conceito de Comunicação:
-Comunicação como fenómeno "natural" das comunidades humanas
-Comunicação como objecto de estudo
-Comunicação como paradigma
-Comunicação como pragmática

Valor de signo e símbolos

O(s) estatuto(s) do lugar de recepção

Bibliografia Obrigatória

Baudrillard, Jean; Simulacros e Simulação. ISBN: 972-708-141-X
Berger, Peter; A Construção Social da Realidade. ISBN: 9789725765708
Certeau Michel de ; A Invenção do Cotidiano. ISBN: 85.326.1148-6
Goffman, Erving; A Apresentação do Eu na Vida de Todos os Dias. ISBN: 9789727082056
Hall, Edward T.; A Dimensão Oculta. ISBN: 9789727081233
Derrick de Kerckhove; A^Pele da cultura. ISBN: 972-708-341-2
Luhmann, Niklas; A Improbabilidade da Comunicação. ISBN: 9789726993490
Mattelart, Armand; História das Teorias da Comunicação. ISBN: 9789726100027
Watzlawick, Paul, et.al.; Pragmática da Comunicação Humana. ISBN: 9788531603143

Bibliografia Complementar

Barthes, Roland; Mitologias. ISBN: 9789724412924
Débord, Guy; A Sociedade do Espectáculo. ISBN: 972-716-002-6
Edeline, Francis; Entre la Lettre et l'Image: à la recherche d'aun lieu commun. ISBN: 9782806105509
Freixo, Manuel João Vaz; Teorias e Modelos de Comunicação. ISBN: 972-771-841-8
Moura, Mário; O Design que o Design Não Vê. ISBN: 978-989-9071-16-2
Rancière, Jacques; O Espectador Emancipado. ISBN: 978-989-8327-06-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Métodos expositivo e participativo.
Será valorizado o debate e a apresentação de reesultados de pesquisa por parte das/dos estudantes.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Exame 10,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 51,00
Frequência das aulas 30,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Participação qualificada nas discussões das aulas e frequência de, pelo menos, 75% das aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação incide na apreciação das actividadees nas aulas e num trabalho de grupo. Este deverá ter por referência as preocupações da UC e as abordagens desenvolvidas das aulas bem como as possíveis articulações exploradas pelas/pelos estudantes.
As quatro componentes de avaliação (participação presencial, apresentação oral, trabalho escrito individual e exame/'livro' de grupo) são obrigatórias:

Apresentação oral:
O trabalho de grupo consiste em partir de um texto da bibliografia (ou da obrigatória ou da complementar) e estabelecer um plano de discussão que será apresentado pelo grupo à turma em contexto de aula.

Exame (trabalho individual+livro de grupo):
A partir desse plano de discussão deverá ser redigido um texto individual de cada elemento do grupo que se constitua como secção de um livro organizado pelo grupo. O livro será entregue no dia marcado para o efeito em época de exame.

O exame de recurso incide sobre as matérias e trabalhos desenvolvidos na aulas e consiste num trabalho escrito individual com cerca de 2000 palavras.
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