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Mosaico

Código: M503     Sigla: M

Ocorrência: 2019/2020 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 24 Plano de estudos oficial 2011 3 - 4,5 64 121,5
4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Entende-se que esta disciplina deverá ser alargada numa perspectiva que abarque os aspectos de criatividade.A técnica não se limita a um meio e um método mas,constitui-se ela própria,um incontroverso significado de criatividade.
Analisar, entender e usar as diversas funções do mosaico nas diferentes técnicas utilizadas.
Desenvolver os conhecimentos adquiridos na aplicação a conteúdos específicos.
Saber distinguir, seleccionar e fazer uso dos múltiplos meios de representação e modos da técnica do mosaico e das várias aplicações desta técnica.
Entender o mosaico como tecnologia flexível, especulativa e concretizadora de obras de arte contemporâneas.

Resultados de aprendizagem e competências

Resulados de aprendizagem e competências

Os estudantes começam por realizar exercícios de aprendizagem: corte de vários tipos de pedra (mármore, calcário, granito, xisto entre outras), corte de precisão das tesselas vítreas com a turquesa; corte de azulejo, preparação do suporte, preparação do cimento e cimento cola com corante.

 

Realização de 2 (dois) trabalhos práticos:

- Técnica do cimento e pedra

- Técnica da cola e tesselas vítreas e/ou cerâmicas

Cumprimento rigoroso e adequado do plano de trabalho proposto, atendendo ao seu grau de compreensão e desenvolvimento.

Capacidade de compreensão e realização das diferentes técnicas propostas no mosaico.

Capacidade de finalizar os trabalhos dentro da data prevista

 

Realização de um trabalho teórico/prático: Elaboração de um projecto teórico/prático e de uma maqueta para um espaço na Faculdade.

- Técnica escolhida pelo estudante

Conhecimento do património histórico do mosaico.

- Capacidade de organização e sistematização do trabalho.

Capacidade de reflexão e autocrítica. 


- Capacidade de finalizar os trabalhos dentro da data prevista

Modo de trabalho

Presencial

Programa


1. As funções do mosaico e os seus diferentes campos de representação na arte contemporânea.

1.1. As funções do mosaico:
1.2. Panorama do Mosaico na História da Pintura desde os primórdios até aos nossos dias.
1.2.1. Conhecimento das especificidades da técnica do mosaico.
1.3. Conhecimento dos materiais utilizáveis e dos utensílios.

2. Realização de trabalhos práticos, segundo diversas opções:

2.1. Desenvolvimento da técnica do mosaico.
2.2.1.Estudo com exercícios de controlo dos materiais utilizáveis, quer naturais, quer fabricados para o efeito.
2.2.2. Projectos tridimensionais
2.2.3. Realização de projectos de pequenas dimensões. Elaboração de um projecto teórico/pratico e de uma maqueta para um mosaico no espaço na Faculdade.

Bibliografia Obrigatória

Roll Werner 080; Mosaicos
Bertelli Carlo; Les mosaiques. ISBN: 2-04-027012-4
ULL; Mosaiques & fresques
Bovini Giuseppe; Mosaici di Ravenna
Rossi Ferdinando; Mosaics. ISBN: 269-02565-0
Grabar André 080; Greek mosaics of the byzantine period
Kitzinger Ernst 080; Israeli mosaics of the byzantine period
Fiorentini Roncuzzi; Il Mosaico Materiali e Tecniche dalle Origine a Oggi, Longo Ravenna Itália
Stribling Mary Lou; Mosaic Techeniques, Crown New York USA
Arthur Goodwin; The Technique Of Mosaic, Ed. Barsford, 1985

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Teorico - práticos
As horas de Trabalho Semestral (HTS) nesta disciplina são organizadas da seguinte maneira:
Horas de Contacto Semestral (HCS), distribuídas por:
Aulas teóricas de apresentação e explanação dos conteúdos programáticos.
Aulas teórico-práticas de:
Concretização, desenvolvimento e exploração dos exercícios/conteúdos.
Análise, critica e avaliação dos resultados obtidos.
As restantes HTS são utilizadas no desenvolvimento e aprofundamento da prática implicada, a partir dos enunciados específicos para e exploração de conteúdos.

Palavras Chave

Humanidades > Artes > Belas artes > Artes plásticas

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 70,00
Trabalho de campo 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 50,00
Trabalho de investigação 30,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Participação e realização efectiva dos programas existentes.
A avaliação é contínua, o que implica a presença sistemática dos alunos nas aulas. Assim, considera-se como limite para a obtenção de frequência a participação a 3/4 das aulas dadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é contínua, respeita o calendário programado e os seguintes itens:

Cumprimento dos objectivos da disciplina.
Cumprimento rigoroso e adequado do plano de trabalho proposto, atendendo ao seu grau de compreensão e desenvolvimento.
Capacidade de observar e entender no domínio das diferentes aplicações do mosaico.
Conhecimento do património histórico do mosaico.
Interesse na participação dos workshops.
Capacidade de organização e sistematização do trabalho.
Envolvimento e capacidade de produção.
Capacidade de reflexão e autocrítica.
Capacidade de finalizar os trabalhos dentro da data prevista.
Assiduidade e pontualidade.
Criatividade e auto crítica

O cálculo da classificação é mediantes os seguintes itens:
Cumprimento dos objectivos da disciplina.
Cumprimento rigoroso e adequado do plano de trabalho proposto, atendendo ao seu grau de compreensão e desenvolvimento.
Capacidade de compreensão e realização das diferentes técnicas propostas no mosaico.
Conhecimento do património histórico do mosaico.
Capacidade de organização e sistematização do trabalho.
Interesse na participação dos workshops e seminários realizados.
Envolvimento e capacidade de produção.
Capacidade de reflexão e autocrítica. 

Capacidade de finalizar os trabalhos dentro da data prevista.
Assiduidade e pontualidade.

Provas e trabalhos especiais

três trabalhos
um trabalho com cola
um trabalho com cimento
um teórico/pratico (projecto) para um mosaico no espaço na Faculdade.

Melhoria de classificação

Mediante frequência do ano lectivo seguinte.

Observações

Atendendo à situação em que nos encontramos e as modificações necessárias devido ao COVID-1, o plano de trabalho, e data de avaliação foi alterado apresentando em seguida a nova planificação:

 

Aulas Práticas presenciais na faculdade de 28 de maio a 25 de junho

 

Aulas presenciais na oficina de mosaico no horário da aula. A sala é a mesma, mas temos de realizar turnos.

26 de junho-3 de julho

Finalização dos trabalhos práticos e limpeza da mesa de trabalho.

Todos os estudantes devem levantar os trabalhos desenvolvidos até ao dia 9 de julho

 

19 de julho

Data limite de entrega do relatório

 

21 de julho

14.00-18.00 – Avaliação por zoom

 

Trabalhos e opções:

 

  1. Para os estudantes que regressarem à faculdade. Desenvolver 1 trabalho práticos utilizando a técnica do cimento;
  2. Para os estudantes que não regressam à oficina desenvolver trabalho prático em casa com cimento e/ou materiais alternativos

 

Nenhum estudante é prejudicado na avaliação pela opção tomada.

 

A avaliação final contém os seguintes itens:

 

  1. O trabalho de arte publica projetado para a parede da faculdade e realizado na altura de quarentena e apresentado na aula zoom no dia 30 de abril e entregue na mesma data;
  2. Trabalhos práticos: a) trabalho de azulejo e b) trabalho de cimento e/ou materiais alternativos;
  3. Relatório a ser enviado até a data limite estipulada, 19 de julho;
  4. Apresentação do trabalho desenvolvido e respetivo relatório no dia 21 de julho;
  5. Presenças, são contabilizadas antes da faculdade ter fechado.

 

 

O relatório final deve conter:

 

Índice e bibliografia

Sinopse sobre os trabalhos desenvolvidos: motivação e conceito;

Artistas de referência;

Ideias, desenhos dos dois trabalhos

Referir qual o trabalho que obteve melhor resultado e o que foi mais aprazível de trabalhar

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