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Atelier I - Multimédia

Código: AMI     Sigla: AMI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas/Multimédia

Ocorrência: 2017/2018 - A

Ativa? Sim
Página Web: http://www.virose.pt/blog/atelier1multimedia/
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 22 Plano de estudos oficial 2011 2 - 24 288 648

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo desta UC é desenvolver o domínio das linguagens específicas utilizadas no contexto da produção artística contemporânea. Nomeadamente, aperfeiçoar capacidades e competências técnicas no âmbito de diferentes tecnologias visuais, sonoras e performativas; desenvolver o sentido reflexivo e de análise crítica e auto-crítica; dotar os alunos das noções e práticas necessárias à existência de autonomia e decisão estética; incutir princípios de investigação tanto prática como teórica; e personalizar a aprendizagem e a prática “artística” dos alunos sob condições de interacção (professor/aluno);

Resultados de aprendizagem e competências

Como resultado da aprendizagem, baseada em projetos desenvolvidos ao longo do ano, pretende-se que os estudantes adquiram competências na área de artes plásticas – ramo multimédia, de integração de conhecimentos, de gestão de projetos e de produção de conteúdos. Capacitando-os para uma crescente autonomia e especialização tecnológica num contexto artístico apresentado como multimedial.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Enquadramento: Dado o carácter nuclear da unidade curricular, esta institui-se como local de experimentação privilegiada onde para além do desenvolvimento de ferramentas técnicas conducentes ao resultado plástico desejado, serão testados os conhecimentos teóricos adquiridos pelos discentes nas unidades curriculares que lhe são exteriores no sentido de uma transposição desses conteúdos para as suas preocupações singulares de ordem plástica. A existência de uma articulação forte com as restantes unidades curriculares do curso é, desta forma, necessária a um bom desempenho no âmbito da experimentação plástica que aqui é solicitada. Dado o carácter inicial da unidade curricular esta terá que ser estruturada numa perspectiva dualista, isto é, tentar um equilíbrio, necessário, entre a prática das propostas de trabalho, sem esquecer um forte investimento nas competências várias exigidas ao nível da conceptualização dos projectos bem como da sua componente operativa, e um incentivo a uma resposta em autonomia. O carácter aberto de uma unidade curricular que se propõe como nuclear incute-lhe, também, uma responsabilização ao nível da interacção com o contexto onde se quer integrar: as práticas artísticas contemporâneas, pensadas em termos das problemáticas de alargamento territorial e transdisciplinaridade.

Conteúdos: Tanto através de propostas que estruturam o trabalho a ser desenvolvido durante o ano lectivo de modo mais autónomo, como em exercícios práticos colaborativos com uma componente tecnológica mais definida, serão abordados os seguintes conteúdos: A imagem técnica e os seus dispositivos ópticos, a construção de uma perspectiva histórica e experimental; A condição ilusionista da experiência cinemática; A imagem em movimento vs. a imagem fixa; O cinema expandido e a utopia cibernética; Live-Cinema; As possibilidades narrativas contemporâneas da imagem e os seus modos de ficção; A interacção entre som e imagem; A obra instalada, espacialização da imagem, experiência imersiva e hipermedialidade; As práticas arquivistas dos objectos audiovisuais; O “campo expandido” das práticas artísticas contemporâneas.

Bibliografia Obrigatória

Archer Michael; Art since 1960
Aumont Jacques; L. image. ISBN: 2-09-190706-5
Crary Jonathan; Techniques of the observer. ISBN: 0-262-53107-0
Foster Hal; Design and Crime. ISBN: 1-85984-668-8
Foster Hal; The return of the real. ISBN: 0-262-56107-7
Grau Oliver; Virtual art. ISBN: 0-262-57223-0
Krauss Rosalind; A voyage on the north sea. ISBN: 0-500-28207-2
Manovich Lev; The^language of new media. ISBN: 0-262-63255-1
Perniola Mario; A^arte e a sua sombra. ISBN: 972-37-1087-0
Rancière Jacques; The^Future of the image. ISBN: 978-1-84467-297-4
Stafford Barbara Maria; Devices of wonder. ISBN: 0-89236-590-0
Andreas Broeckmann; Machine Art in the Twentieth Century, MIT PRESS, 2017. ISBN: 9780262035064
Rieser Martin 340; New screen media
Flusser Vilém; Ensaio sobre a fotografia

Observações Bibliográficas

Será atribuída bibliografia complementar em função de cada proposta de trabalho, assim como especificada no decorrer do plano de trabalho dos alunos.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Discussão com o docente; comentários sobre e comparações entre os trabalhos; intervenções e aulas sobre assuntos específicos suscitados pelo andamento de um trabalho, ou dos trabalhos; prática artística e oficinal.

- O trabalho dos alunos decorre durante a presença dos docentes na sala de aula e, também, fora desse horário.

- A assiduidade e trabalho de atelier são, também, factores a considerar para o processo de avaliação contínua, expressa informalmente nos comentários dos docentes ao longo do ano.

- Os alunos terão que responder a propostas fornecidas pelo docente e que obedecerão a calendarizações previamente definidas e acordadas.

- A prática de atelier deverá ser regular e determinada pelo processo de trabalho a desenvolver e no cumprimento do plano de trabalho.

- No âmbito do respectivo plano de trabalho, os alunos realizarão uma produção de 6 resultados definitivos como resposta às propostas e a apresentar à avaliação final.

- Qualquer proposta deve ser equacionada em função da sua viabilidade técnica.

Software

http://www.virose.pt/blog/atelier1multimedia/

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resulta da média das classificações obtidas em cada um dos projetos. Em cada projeto são avaliadas as seguintes componentes:

Resultados do projeto (sucesso no cumprimento dos objetivos, grau de inovação, eficácia, qualidade da produção prática e teórica, solução técnica e artística).

Apresentação e documentação do projeto, cumprindo os prazos e a calendarização previamente definida e acordada.

 

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