Metodologias de Projecto e de Investigação (II)
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Artes Plásticas |
Ocorrência: 2015/2016 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Esta Unidade Curricular pretende dar continuidade ao programa de "Metodologias de Projeto e de Investigação I" assegurando assim o apoio aos estudantes, quer da componente escrita, quer da componente projetual (projetos em curso ou a desenvolver). Pretende-se assim reflectir e debater sobre os pontos de situação da dissertação desenvolvendo as seguintes competências: consolidar o trabalho de investigação e respectivo campo de atuação; discutir e afinar as metodologias utilizadas, estado actual da investigação (pontos de situação) e suas etapas futuras; Acompanhar e discutir a bibliografia utilizada assim como partilhar diferentes fontes e técnicas para recolha e análise de informação; Acompanhar a articulação da componente teórica com a componente projetual incluindo o acompanhamento ao desenvolvimento e execução dos projetos em curso; Continuar a promover o espírito crítico a partir de discussões e apresentações coletivas.
Resultados de aprendizagem e competências
As metodologias adotadas pretendem não só consolidar competências de investigação em curso, mas também continuar a incentivar e a reforçar os hábitos de comunicação dos seus resultados: oral, escrita e projetual. Deste modo, e dando continuidade à UC "Metodologias de Projeto e de Investigação I", incentiva-se um processo de comunicação regular, nos âmbitos referidos, a partir de exercícios de aula e trabalhos escritos que comprometem o aluno na elaboração e melhoramento dos conteúdos da sua Dissertação/Trabalho de Projeto. Estes exercícios também pretendem continuar a promover o espírito crítico a partir da discussão dos seus resultados e apresentações colectivas regulares. Por outro lado, através de aulas com apresentações (com docentes e convidados externos) referentes a outras investigações já realizadas, os estudantes mantêm contacto com processos de investigação relevantes para os temas de investigação em curso. Pretende-se com estas aulas promover, não só um contacto directo com outras investigações e respectivos investigadores, mas também a discussão colectiva face aos processos, avanços e mudanças de direcção próprios de um trabalho de investigação.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
O programa desta UC contém várias fases de trabalho que irão conduzir à elaboração do 2ºDraft da Dissertação: Elaboração de conteúdos referentes à investigação em curso; Análise crítica de referências teóricas e práticas (análise de estudos-de-caso); Acompanhamento e discussão do(s) projeto(s) em curso e respectiva articulação com a componente teórica; Planeamento e exequibilidade das diferentes etapas da investigação de acordo com a calendarização prevista e respectiva antecipação de resultados; Revisão de normas e regras básicas para a produção de trabalhos científicos/académicos; Elaboração do 2ºDraft da Dissertação (refere-se a um ponto de situação da dissertação à data do final do primeiro semestre e inclui todos os avanços e conteúdos produzidos pelo estudante para a investigação em curso).
Bibliografia Obrigatória
Eco Umberto;
Como se faz uma tese em ciências humanas. ISBN: 972-23-1351-7
Rose Gillian;
Visual methodologies. ISBN: 978-1-4129-2191-6
Balkema Annette W. 340;
Artistic research. ISBN: 978-90-420-1097-0
Turabian Kate L.;
A^Manual for writers of research papers, theses, and dissertations. ISBN: 978-0-226-81638-8
Biggs Michael 340;
The^Routledge companion to research in the arts. ISBN: 978-0-415-69794-1
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
No sentido de dar sequência aos objetivos definidos para UC as aulas teóricas e práticas são preparadas tendo em conta os seguintes pontos: Aulas teóricas de exposição, discussão e análise de conteúdos já redigidos; Aulas com apresentações (com docentes e convidados externos) referentes a outras investigações já realizadas e que sejam, de algum modo, pertinentes para os temas de investigação dos estudantes; acompanhamento e crítica individualizada e coletiva dos projectos em curso; Preparação, apresentação e discussão de trabalhos escritos que irão apoiar e integrar a elaboração do trabalho final (2ºDraft da Dissertação/Trabalho de Projecto).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
40,00 |
Trabalho escrito |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação é contínua e resulta do cumprimento integral do plano de trabalho com os seguintes parâmetros: Participação presencial: comunicação oral (discussôes e apresentações em contexto de aula e 2 apresentações públicas) - 40%; 2ºDraft da Dissertação/Trabalho de Projeto - 60%.