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Atelier I - Escultura

Código: AEI     Sigla: AEI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas

Ocorrência: 2015/2016 - A

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 26 Plano de estudos oficial 2011 2 - 24 288 648

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Esta UC cria um ambiente de investigação e entendimento das questões relativas à prática artística de cariz marcadamente tridimensional, espacial ou escultórica, explorando  envolventes processuais onde as matérias são transformadas/transfiguradas por técnicas especificamente adquadas ás diversas matérias de desenvolvimento da prática escultórica;

2. Promover uma consciencialização de sistemas individuais de desenvolvimento processual criando simultâneamente dinâmicas colectivas de trabalho;

3. Incentivar o exercício da experimentação enquanto meio fundamental do desenvolvimento de capacidades de partilha em ambiente colectivo.


4. Instigar o desenvolvimento da prática dentro dos diversos ambientes tecnológicos, onde matérias e técnicas confluem  num desenvolvimento de competências de manipulação criativa dentro do espaço de ação da Escultura.

5. Munir os estudantes de competências de comunicação prática com profissionais de diferentes sectores de produção.

6.Estimular a recolha, análise, selecção e tratamento personalizado de informação;

7. Desenvolver nos erstudantes a capacidade de reflexão e análise crítica sobre os resultados obtidos estabelecendo valores diacríticos;

8.
O aprofundamento da capacidade de reflexão crítica em consonância com o desenvolvimento do trabalho e respetivos resultados,no âmbito da prática artística contemporânea.

Resultados de aprendizagem e competências

O funcionamento, desta UC, dentro dos diversos espaços oficinais faz com que a reflexão sobre diversos exercícios trabalhados pelos estudantes seja fundamental ao desenvolvimento da pesquisa dentro desta UC. O funcionamento em workshop possibilita gerar ambientes colectivos, onde se efetiva uma troca real de experimentações, de interajudas e de partilhas onde o mais importante deixa de ser o chegar mas sim o caminho. Estes workshops, em matérias especificas, permitem a possibilidade de obtenção de resultados e de obtenção de uma aprendizagem simplificada dos procedimentos a ter em cada ambiente processual. Focaliza-se nos processos criativos dos estudantes e em cada momento de pesquisa prática, observando e instigando a sua criatividade e as suas determinações pessoais.
Esta UC concebe-se como um  lugar onde a troca de experiências e o encontro entre pessoas é a fundação do processo de partilha, um lugar onde discursos de análise criticas estimulam processos criativos de investigação, um lugar onde se ativam práticas de questionamento coletivo fundamentais para o crescimento de uma consciência individual dentro do território de ação escultórica, bem como no enquadramento da sua prática artística na contemporaneidade. 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não são necessários pré-requisitos para a frequencia da UC.

Programa

 

No decorrer do 1º semestre são desenvolvidos três workshops em 3 matérias especificas Pedra, Metal e Madeira. Os estudantes tomam contacto pela primeira vez com estas matérias e suas respetivas técnicas, sendo incitados a desenvolver um profundo sentido de análise das formas, através de estudos gráficos (desenho analítico), de desenvolvimento de formas moduladas em diferentes matérias  volumétricas que irão executar nas matérias supra referidas
Pretende-se assim estimular o desenvolvimento de uma consciência plástica como processo criativo alicerçada no objecto e espaço tridimensionais, suas consecuções tecnológicas, filiações conceptuais e críticas.
Incita-se com estes workshops a uma prática de desenvolvimento de relações coletivas de partilha.

No decorrer do 2º semestre ser-lhes-ão colocadas propostas onde se confrontarão com o estudo das relações do corpo/objecto (nomeadamente como exercício de autoconhecimento/representação) com o espaço enquanto território manipulável. 
Os estudantes irão aprofundar a sua capacidade de reflexão crítica de análise onde fazem um levantamento espacial exaustivo dos espaços propostos usando para o nefeito os mais variados suportes de recolha.O desenvolvimento dos respetivos trabalhos práticos e respetivos resultados são alvo de uma an álise crítica em coletivo refletindo sobre o seu enquadramento no interior da prática artística na contemporaneidade. 
Pretende-se assim que os estudantes adquiram e desenvolvam um sentido crítico adequado ao nível de formação do 2º Ano do 1º Ciclo, nos domínios processual e tecnológico. A organização dos diferentes momentos de trabalho, pesquisa e desenvolvimento e os resultados obtidos serão mantidos em dossier digital.

Bibliografia Obrigatória

Abraham A. Moles, Elisabeth Rohmer; , Psychologie de L’espace,
Bachelard Gaston,; A Poética do Espaço
Baal Teshuva Jacob ; Cristo and Jeanne-Claude
Bourgeois Louise; Destruction of the father. Reconstruction of the father. Writings and Interviews
Duchamp Marcel; Le Processus Créatif
Kraus Rosalind; Caminhos da Escultura Moderna
Gordon Matta-Clark; Anarchitecture: Works by Gordon Matta-Clark
Schulz-Dornburg Julia; Arte y Arquitectura: nuevas afinidades-Arte e Arquitetura: novas afinidades
Senie F. Harriet, Michel; The Practice of Everyday Life
Maderuelo Javier; El^espacio raptado. ISBN: 84-397-1678-8
Lippard Lucy; The^lure of the local. ISBN: 978-1-56584-247-2
Carneiro Alberto 080; Jardim-Escultura Alberto Carneiro 1997-2015
Bachelard Gaston; La^poétique de l.espace
Bachelard Gaston; L. air et les songes
Bachelard Gaston; L.^eau et les rêves
Rancière, Jaques; Estética e Política. A Partilha do Sensível, Dafne Editora, 2010

Bibliografia Complementar

Basho, Matsuo; O Caminho para o Longinquo Norte, Matilde Urbach, 1987

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Será formulado um conjunto de propostas estruturantes das estratégias pedagógicas, uma vez que é em torno de cada uma delas que serão mobilizadas várias acções;
Aulas presenciais de acompanhamento do desenvolvimento das propostas, versando aspectos plásticos e técnicos, conceptuais e críticos.
Sessões de natureza apresentativa com vista a promover o confronto com exemplos da História da Arte de épocas diversas e da prática artística contemporânea, mediante os meios disponíveis (projecção de imagens, vídeo ou outros).
Visitas de estudo a exposições, museus, oficinas, e outras cujo interesse e oportunidade sejam adequados ás características do exercício em curso ou se traduzam numa mais-valia para a formação artística dos alunos deste nível;
Momentos de discussão individual e colectiva de acompanhamento das respostas aos exercícios propostos, bem como de reflexão e análise crítica do conjunto de resultados obtidos no final de cada exercício.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 50,00
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 288,00
Trabalho de campo 100,00
Trabalho de investigação 50,00
Trabalho laboratorial 120,00
Total: 648,00

Obtenção de frequência

A Avaliação é contínua, sendo porém exercida a dois níveis:
Primeiro nível: corresponde à avaliação a que é submetido o resultado de cada exercício concluído, em confrontação com os processos aplicados;
Segundo nível: avaliação da progressão do estudante ao longo do semestre, também constantes do dossier que o próprio compila, através da qual é possível reconstituir uma visão de conjunto evolutiva.

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação presencial 40%

Desenvolvimento das propostas de trabalho e apresentação 40%

Entrega de relatórios 20%

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Melhoria de classificação

Frequência na UC no ano seguinte.
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