Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CN500

Cenografia

Código: CN500     Sigla: CN

Ocorrência: 2014/2015 - 1S (de 15-09-2014 a 13-02-2015)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 22 Plano de estudos oficial 2011 3 - 4,5 64 121,5
4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Neste semestre UC opcional, o aluno deve adequir poderes para ter noções sobre a evolução da Cenografia em termos históricos, ciente da relevância da Área Scenic em diferentes áreas da arte, e que esta área de relações com outros Estados para a construção do Trabalho.

São também analisadas as questões de produção, bem como de luz, som, figurino, adereços,... Além da importância dos diferentes intervenientes e trabalhar individualmente e em grupos.

O aluno que frequenta este curso será capaz não só de criar, para saber como apresentar um projeto e saber realizá-lo.

Também deve conciliar seu potencial criativo e de plástico e como aplicá-la nas situações que são propostas.

 

Resultados de aprendizagem e competências

O aluno que frequenta este curso será capaz não só de criar, para saber como apresentar um projeto e saber realizá-lo.

O aluno deve ainda precisa conciliar o seu potencial criativo e plástico dentro de todas as condições que serão apresentadas aos exercícios propostas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

– Cenografia (definições e evolução histórica)

– Cenografia e Coreografia

– Teatro e Dança

– Performance, Ação, Instalação

– Relacionamentos, diferenciação, reuniões.

– O indivíduo e o grupo

– Multidisciplinaridade e interdisciplinaridade.

Bibliografia Obrigatória

Robert Wilson; Robert Wilson: The Theater of Images
Manuel Graça Dias; Arquitectura e Cenografia – João Mendes Ribeiro
João Mendes Ribeiro; Stop and Start Again – Cenografias / Scenographies

Bibliografia Complementar

Luc Boucris; Scénographie, 40 ans de création

Observações Bibliográficas

o biliografia e indicado em sala de aula e / ou nas propostas, além das sugestões em casos específicos.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

– Classes temáticas de apresentação, exposição e debate

– Aulas abertas para os convidados

– Apresentação de aulas temáticas, realização de exposições e debates

– Aulas abertas para os convidados incluem propostas de trabalho

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho de campo 40,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Os indicadores identificados nos itens relativos ao cálculo da nota final, que incluem:

– Capacidade de trabalhar individualmente e em grupos

– Capacidade criativa

– Capacidade de exibir e apresentação de ideias

– A capacidade de Investigação

– Exequibilidade

– Reflexão e explicação de Crítica e auto-Crítica

Fórmula de cálculo da classificação final

assiduidade e participação nas aulas - 20%

diário de bordo - 15% + 15% - 30% (de pesquisa teórica +)

oferta de trabalho - 50%

Observações

A bibliografia indicada em sala de aula e/ou nas propostas, além das sugestões em casos específicos.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-16 às 19:02:24 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias