Você está em: Início > Notícias > 2ª Fase de Candidaturas - Mestrados 2019/2020

2ª Fase de Candidaturas - Mestrados 2019/2020

De 02 de março a 13 de maio de 2019

A Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto promove para o próximo ano letivo (2019_2020) um conjunto de cursos de Mestrado (2º Ciclo de Estudos), criando possibilidades diversas de uma formação qualificada no campo da arte e do design. São cursos que prolongam e desenvolvem a experiência resultante de várias edições, onde se concretizaram espaços de criação artística e de investigação relevantes e públicos.
O modelo adotado de organização da investigação, decorrentes dos interesses e da identidade autoral dos estudantes, desenvolvida na forma de Dissertação, Projeto ou Estágio, confere a estes cursos um ambiente artístico e educativo saudável e em diálogo com as diversas práticas e pensamento contemporâneos da arte, do design, da educação.

2º ciclo de estudo (Mestrados)

- Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público (5 vagas) | Candidatura AQUI

- Mestrado em Artes Plásticas (18 vagas) | Candidatura AQUI

- Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais (10 vagas) | Candidatura AQUI

- Mestrado em Design da Imagem (8 vagas) | Candidatura AQUI

- Mestrado em Design Industrial e de Produto (10 vagas) | Candidatura AQUI

- Mestrado em Estudos de Arte (5 vagas) | Candidatura AQUI

Prazos de candidatura:

Apresentação de Candidatura
02 de março a 13 de maio de 2019

Publicação de resultados definitivos
 12 de junho de 2019

14 a 26 de junho de 2019

Documentos a entregar:
Certificados de habilitações (obrigatório);* **
- Curriculum vitae (obrigatório);
- Declaração comprovativa de dados de identificação (passaporte/CC/BI) (obrigatório);
- Portfólio (exceto para o Mestrado em Estudos de Arte) (obrigatório);
- 2 textos produzidos pelo candidato pertinentes para o Ciclo de Estudos (apenas para candidatos ao Mestrado em Estudos de Arte);
- Carta que fundamente a candidatura.

* Os Certificados de Habilitações (Certidão de Grau de Licenciado) que não tenham média final quantitativa, é necessário anexar uma declaração da Faculdade onde conste essa informação.

** Todos os Certificados de Habilitações (Certidão de Grau de licenciado) que não sejam emitidos em Portugal têm de estar apostilados pela Convenção da Apostila de Haia ou pelo órgão competente equivalente (por autoridade diplomática).

Todas as candidaturas estão sujeitas a pagamento da taxa de emolumento de 55¤. Apenas as candidaturas pagas até à data limite (13/05/2019) serão consideradas.

Nota: Os candidatos ao Mestrado em Artes Plásticas (Desenho, Escultura, Intermédia ou Pintura) e ao Mestrado em Estudos de Arte (Teoria e Crítica de Arte ou Estudos Museológicos e Curadoriais) deverão indicar qual a especialização que pretendem escolher na carta que fundamente a sua candidatura.

Propinas - 2º Ciclo:

Tempo Integral - 1.250¤/ano
Tempo Parcial -     780¤/ano

Estudante ao abrigo do Estatuto de Estudante Internacional
Tempo Integral - 3.000¤/ano
Tempo Parcial -   1.872¤/ano

Estudantes provenientes de países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa):
Tempo Integral - 1.500¤/ano
Tempo Parcial -      936¤/ano

ESTUDANTE INTERNACIONAL
:

De acordo com o artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 62/2018 de 6 de agosto, os estudantes abrangidos pelo concurso especial de acesso para estudantes internacionais são:

1) Os estudantes que não têm nacionalidade portuguesa.
2) Não são abrangidos pela definição de estudante internacional prevista no número anterior:

1. Os nacionais de um Estado membro da União Europeia;
  2. Os familiares de portugueses ou de nacionais de um estado membro da união europeia, independentemente da sua nacionalidade;
  3. Os que, não sendo nacionais de um Estado membro da União Europeia e não estando abrangidos pela alínea anterior, residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior, bem como os filhos que com eles residam legalmente;
  4. Os que sejam beneficiários, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior, de estatuto de igualdade de direitos e deveres atribuído ao abrigo de tratado internacional outorgado entre o Estado Português e o Estado de que são nacionais.

Prazos de candidatura da próxima fase (3ª Fase - Última Fase)

Apresentação de Candidatura
  14 de maio a 18 de julho de 2019

Publicação de resultados definitivos