Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Andreia Magalhães

Andreia Magalhães

Fotografia de Andreia Susana Magalhães Correia
Nome: Andreia Susana Magalhães Correia
Sigla: AM
Estado: Ativo

Funções

Categoria: Professor Auxiliar
Carreira: Pessoal Docente de Universidades
Grupo profissional: Docente
Departamento: Ciências da Arte e do Design

Cargos

Cargo Data de Início
Coordenador Científico Museu e Gabinete Exposições 2025-10-23
Membro da Comissão de Acompanhamento de Curso - Mestrado em Estudos de Arte 2025-10-31

Apresentação Pessoal

Professora auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde desenvolve atividade docente e de investigação no âmbito da história e teoria da arte e da curadoria, com foco na produção artística dos séculos XX e XXI. No domínio da História da Arte e dos Estudos Museológicos e Curatoriais interessa-se por processos de criação experimentais, pela transformação e revisão de paradigmas artísticos, cruzamentos disciplinares, bem como pela leitura da história através de processos de integração institucional das obras (formação de coleções) e da história das exposições. 

Desde 2000, tem desenvolvido a sua atividade profissional em museus e centros de arte, com enfoque na gestão de coleções, programação e produção de exposições. Em Portugal, trabalhou no Museu da Faculdade de Belas Artes, o Museu Nacional de Soares dos Reis e o Museu de Arte Contemporânea de Serralves. Internacionalmente, trabalhou em projectos principalmente relacionados com coleções de filme, vídeo e instalação, no Instituto Holandês para Media Art / Montevideo, no Museum of Modern Art (MoMA) e no San Francisco Museum of Modern Art, bem como no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Entre Abril de 2017 e Agosto de 2025, foi diretora artística do Centro de Arte Oliva, tendo assumido a responsabilidade pelo programa de exposições e pela coordenação dos projetos da instituição. Os seus projectos curatoriais, desenvolvidos no CAO, incluem Jaime: vi uma cadela minha com lobos (2021); Feixe de Luz: Escultura Projetada, Cinema Exposto (2022); Culturas Paralelas (2023, FBAUP); Gaëlle Rouard: Escuridão Flamejante (2023) e Renato Ferrão: Für Fur Fur Fúria de Viver (2024).

É doutorada pela FBAUP (2016), com investigação realizada entre Portugal e os Estados Unidos, no âmbito de um programa de doutoramento misto, parcialmente desenvolvido no MoMA, com a tese intitulada A disseminação do filme nas artes visuais (1958–1980). Da produção artística à integração em coleções. O enquadramento internacional e o caso português. Coordena o projecto semente IMAP — A Imagem em Movimento na Arte Portuguesa (1950-2010): Estudo para a Criação de um Catálogo Online Sobre a Produção Artística em Filme e Vídeo, I2ADS/FBAUP.

É membro da AICA Portugal. 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-18 às 21:25:07 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico