Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > MEA

Cursos 2021/2022

Mestrado em Estudos de Arte

O Mestrado em Estudos de Arte (MEA) oferece um ambiente criativo e estimulante para estudantes oriundos de diversos campos académicos e profissionais que pretendam expandir de forma crítica e criativa o âmbito da sua atividade no mundo da arte.

O MEA proporciona uma sólida base teórica e crítica para aqueles que pretendam desenvolver projetos de investigação e uma diversidade de competências necessárias à construção de uma carreira profissional independente como curador ou programador cultural, ou integrando a equipa de uma instituição.

O Mestrado em Estudos de Arte estabelece ligações com outros Mestrados e Doutoramentos na FBAUP e na Universidade do Porto partilhando aulas e seminários com programas de formação avançada em Práticas Artísticas, Educação Artística, Design, Multimédia, História da Arte e Museologia. Promove relações com parceiros do setor cultural participando em projetos multidisciplinares no interior e no exterior da FBAUP. Os projetos profissionais e de investigação dos estudantes são frequentemente realizados em instituições culturais tanto públicas como privadas que participam da rede de parcerias formais e informais do Mestrado em Estudos de Arte.

Objetivos

Mestrado em Estudos de Arte (MEA) tem como objetivo oferecer um espaço de investigação, discussão e produção de conhecimento dos processos de articulação entre a prática e a teoria artística contemporânea, alargando e profundando conhecimentos no que respeita à teoria e crítica da arte contemporânea, incluindo os seus contextos de produção, e preparando para exercício de uma profissão no mundo da arte.


Áreas de Especialização

O Mestrado em Estudos de Arte (MEA) organiza-se em dois ramos que se cruzam em unidades curriculares comuns, umas obrigatórias, outras optativas:

  • Teoria e Crítica da Arte - são exploradas áreas de interceção da história com a teoria e a crítica da arte com o objetivo de promover um entendimento e um discurso crítico sobre as questões que a prática artística moderna e contemporânea têm vindo a levantar.
  • Estudos Museológicos e Curadoriais - analisam-se estratégias e contextos de coleção, apresentação e receção da obra de arte, os modos como a arte os tem questionado no exterior e no interior das instituições e desenvolvem-se projetos curadoriais individuais e colaborativos.

Saídas Profissionais

  • Atividade editorial na área das artes;
  • Mediação cultural;
  • Gestão de coleções;
  • Organização de exposições e outros eventos culturais;
  • Colaboração com museus, coleções e galerias de arte em áreas como curadoria, investigação, educação, produção, comunicação.

Dados Gerais

Código Oficial: M995
Diretor: Lúcia Matos
Sigla: MEA
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2006/2007
Duração: 2 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Estudos de Arte - Teoria e Crítica da Arte (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Estudos de Arte - Estudos Museológicos e Curadoriais (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Teoria e Crítica da Arte (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Estudos Museológicos e Curadoriais (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-08-12 às 18:39:33 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias