Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > T500

Tipografia

Código: T500     Sigla: T

Ocorrência: 2010/2011 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 98 Licenciatura em Design de Comunicação 1 - 4,5 60 121,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Design Tipográfico versus Narrativa Tipográfica.
A expressão linguística gráfica realiza-se apenas mediante o uso de alfabetos que lhe confere uma forma e uma capacidade de percepção determinante.
A forma, por ser uma realidade perceptível adjectiva, estabelece uma sucessão de níveis narrativos sobre os puramente semânticos. Assim, no Design, o controlo da conotação formal define com precisão essas diferentes narrativas susceptíveis de serem demonstradas.

Programa

Forma e Contraforma: binómio perceptivo-formal universal dos alfabetos;
'Cursus' e 'Ductus': binómio perceptivo-formal singular dos alfabetos;
Família Gráfica: capacidade de dicção dos diferentes alfabetos;
Família Estilística: capacidade narrativa dos alfabetos.

Bibliografia Obrigatória

Baines Phil; Type & Typography. ISBN: 1-85669-437-2
Collier David; Collier.s rules for desktop design and typography. ISBN: 0-201-54416-4
McLean Ruari; The Thames and Hudson manual of typography. ISBN: 0-500-68022-1
Pedersen B. Martin 340; Graphis typography 1
Tschichold Jan; The^new typography. ISBN: 0-520-07146-8

Observações Bibliográficas

Outra bibliografia principal e complementar será indicada e/ou apresentada com o decorrer das aulas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O docente como orientador, moderador e provocador estimulará e proporcionará:
sessões de reflexão histórica ou teórica sobre temas, autores, obras, artefactos e sistemas artesanais ou mecânicos;
sessões de investigação, desenvolvimento e realização de projectos experimentais, reais e/ou 'piloto';
sessões colectivas de exposição, apresentação, análise, discussão e crítica dos projectos realizados;
sessões abertas: apresentação de obras monográficas, projecção de filmes e palestras com especialistas convidados.

Software

Fontlab
Adobe (Acrobat; Illustrator; InDesign; Photoshop); Microsoft Word; QuarkXPress.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 63,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Avaliação contínua.
Projecto teórico-prático (individual ou em grupo).
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-19 às 05:44:32 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias