Tipografia
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Design Tipográfico versus Narrativa Tipográfica.
A expressão linguística gráfica realiza-se apenas mediante o uso de alfabetos que lhe confere uma forma e uma capacidade de percepção determinante.
A forma, por ser uma realidade perceptível adjectiva, estabelece uma sucessão de níveis narrativos sobre os puramente semânticos. Assim, no Design, o controlo da conotação formal define com precisão essas diferentes narrativas susceptíveis de serem demonstradas.
Programa
Forma e Contraforma: binómio perceptivo-formal universal dos alfabetos;
'Cursus' e 'Ductus': binómio perceptivo-formal singular dos alfabetos;
Família Gráfica: capacidade de dicção dos diferentes alfabetos;
Família Estilística: capacidade narrativa dos alfabetos.
Bibliografia Obrigatória
Baines Phil;
Type & Typography. ISBN: 1-85669-437-2
Collier David;
Collier.s rules for desktop design and typography. ISBN: 0-201-54416-4
McLean Ruari;
The Thames and Hudson manual of typography. ISBN: 0-500-68022-1
Pedersen B. Martin 340;
Graphis typography 1
Tschichold Jan;
The^new typography. ISBN: 0-520-07146-8
Observações Bibliográficas
Outra bibliografia principal e complementar será indicada e/ou apresentada com o decorrer das aulas.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O docente como orientador, moderador e provocador estimulará e proporcionará:
sessões de reflexão histórica ou teórica sobre temas, autores, obras, artefactos e sistemas artesanais ou mecânicos;
sessões de investigação, desenvolvimento e realização de projectos experimentais, reais e/ou 'piloto';
sessões colectivas de exposição, apresentação, análise, discussão e crítica dos projectos realizados;
sessões abertas: apresentação de obras monográficas, projecção de filmes e palestras com especialistas convidados.
Software
Fontlab
Adobe (Acrobat; Illustrator; InDesign; Photoshop); Microsoft Word; QuarkXPress.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
63,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Avaliação contínua.
Projecto teórico-prático (individual ou em grupo).