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Gestão em Design

Código: GD402     Sigla: GD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2019/2020 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/enrol/index.php?id=2475
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 47 Plano Oficial do ano letivo 2017 4 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Em parceria com a UPTEC, esta Unidade Curricular tem como objetivos gerais dotar os estudantes de competências base para a gestão de projetos integrados em equipas alargadas e multidisciplinares considerando a análise financeira. 

Outros objetivos da Unidade Curricular, passam por sensibilizar os estudantes para a criação de projetos próprios, apresentando ferramentas de apoio ao desenho de modelos e estratégias de negócio (respetivamente, da introdução ao "Business Model Canvas", à propriedade intelectual), culminando em técnicas e ferramentas de comunicação empresarial e apresentação em público.

Resultados de aprendizagem e competências


  • Identificar e analisar diferentes modelos de negócio;


  • Compreender os mecanismos relacionados com a propriedade intelectual, incluindo as opções de licenciamento aberto (como Creative Commons);


  • Conhecer ferramentas de suporte ao planeamento projetual, gestão de equipas e análise financeira;


  • Compreender e implementar mecanismos eficazes de comunicação e divulgação junto de clientes e parceiros.   

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Em parceria com a UPTEC, esta Unidade Curricular sistematiza-se em três blocos principais cujas temáticas se complementam e a aquisição de competências se avalia formativamente:

Slot 1

  • Kick-off
    
Apresentação de problemas reais de empresas UPTEC; constituição das equipas e selecção do problema / solução a trabalhar por cada uma;
  • Modelo de Negócio
    Apresentação do Business Model Canvas enquanto ferramenta de apoio ao desenho do modelo de negócio;

  • Mentoria
    Sessão de trabalho laboratorial / preparação para a primeira apresentação.
    Tópicos a desenvolver: Quem somos?; Que problema estamos a tentar resolver?; Quem é (são) o(s) nosso(s) público(s)-alvo?; Quem são os nossos concorrentes?; O que sabemos sobre isso?; Qual a nossa proposta de valor?; Qual é o nosso modelo de negócio?

  • Apresentação
    De acordo com os parâmetros elencados na mentoria.

Slot 2

  • Propriedade Intelectual
    Sessão de introdução à propriedade intelectual enquanto ferramenta estratégica do negócio, com especial atenção aos direitos de autor e licenças abertas alternativas; 
  • Gestão de Projeto: Planeamento; Equipa; Finanças
    Breve introdução à gestão de projecto, abordando questões de planeamento, gestão de equipas e controlo de orçamento;

  • Mentoria
    Sessão de trabalho laboratorial / preparação para a segunda apresentação.
    Tópicos a desenvolver: Quem somos / equipa?; Que problema(s) estamos a tentar resolver / mercado?; Qual a proposta de valor?; Qual a estratégia de Propriedade Intelectual?; Qual o modelo de negócio?; O que foi realizado até então?; Qual o plano para os próximos seis meses?

  • Apresentação
    De acordo com os parâmetros elencados na mentoria.
Slot 3
  • Comunicação e Pitch
    Apresentação e discussão de algumas técnicas e ferramentas de comunicação empresarial bem como de formatos e competências de apresentação em público;

  • Mentoria
    Sessão de trabalho laboratorial / preparação para a terceira apresentação.
    Tópicos a desenvolver: Abertura; História / Equipa; Problema / Mercado; Solução; Missão; Visão; Modelo de Negócio; O que foi realizado?; Road Map; Próximos passos;

  • Apresentação
    De acordo com os parâmetros elencados na mentoria.

 

Bibliografia Obrigatória

Osterwalder, A.; Pigneur, Y.; Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios, Alta Books, 2013
Maurya, A.; Running Lean: Iterate from Plan A to a Plan That Works, O'Reilly, 2012
Blank, S.; The Four Steps to the Epiphany, K&S Ranch, 2013

Bibliografia Complementar

Kim, Chan W.; Mauborgne, R.; Blue Ocean Strategy, Expanded Edition: How to Create Uncontested Market Space and Make the Competition Irrelevant, Harvard Business Review Press, 2015
Best, K.; Design Management: Managing Design Strategy, Process and Implementation, AVA Publishing, 2006

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas terão uma componente expositiva e laboratorial, numa abordagem essencialmente operativa, analisando os conteúdos técnico-científicos expostos e consolidando sensibilidades e competências por via da realização de exercícios em aula e respetivas apresentações preparadas em sessões laboratoriais com mentoria.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão > Gestão de recursos
Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho laboratorial 25,00
Trabalho prático ou de projeto 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 36,00
Frequência das aulas 30,00
Estudo autónomo 15,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência


  • Trabalho laboratorial e expositivo: 100%


  • Avaliação distribuída em três momentos expositivos;


  • Obrigatória a participação presencial em, pelo menos, 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída em três momentos expositivos:


  • 1ª Apresentação: 25%


  • 2ª Apresentação: 25%


  • 3ª Apresentação: 50%


 


A avaliação, nos seus três momentos, considera também a apreciação qualitativa dos representantes da UPTEC, relativamente aos parâmetros específicos da avaliação.


Obs.:  Obrigatória a participação presencial em, pelo menos, 75% das aulas.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Considerando a metodologia de avaliação distribuída sem exame final, num contexto de parceria com a UPTEC, esta unidade curricular não é passível de avaliação em momento único. Consequentemente, o estudante que usufrua de um regime especial de frequência deve, impreterivelmente, combinar com o docente a abordagem mais adequada para o acompanhamento dos trabalhos e validação das competências adquiras. A desconformidade com esta condição, resulta na impossibilidade de certificar conhecimentos, culminando na reprovação do estudante.

Melhoria de classificação

Considerando a metodologia de avaliação distribuída sem exame final, num contexto de parceria com a UPTEC, esta unidade curricular não é passível de avaliação em momento único, condicionando a melhoria da classificação para um novo ano letivo.
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