Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > HTI104

História e Teoria da Imagem

Código: HTI104     Sigla: HTI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Arte e do Design
Curso/CE Responsável: Mestrado em Design da Imagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MDI 28 Plano de Estudos do MDI_Publicação em DR de 03/11/2016 1 - 6 45 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A constante presença dos meios de comunicação, nomeadamente audiovisuais, na sociedade contemporânea, obriga-nos a um contacto permanente com os mais diversos tipos de imagem. Através do cinema, da televisão, da internet, dos jogos vídeo ou do telemóvel recebemos um enorme fluxo de imagens que consumimos, muitas vezes, de forma indiscriminada. Esta visualidade complexa implica a necessidade de um novo tipo de literacia visual, que viabilize um olhar mais competente e informado da realidade que nos circunda. Na disciplina de teoria da imagem procurar-se-á, a partir de um conjunto muito diversificado de estímulos visuais, promover uma reflexão alargada e interdiciplinar sobre o modo como são produzidas e difundidas as imagens na contemporaneidade.

Resultados de aprendizagem e competências

O resultado da aprendizagem traduz-se num conjunto de conhecimentos, aptidões e capacidades metodológicas e críticas que os discentes poderão utilizar na prática profissional e artística

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O programa da disciplina está organizado em dois módulos principais constituídos por diversos tópicos 

1. Precedentes históricos e filosóficos da teoria da imagem

2. Teorias da imagem

- Ideologia e teoria crítica

- História da Arte

Bibliografia Obrigatória

Lois Tyson; Critical Theory Today: A User-Friendly Guide, Routledge, 2006. ISBN: 978-0415974103
Sunil Manghani, Arthur Piper, Jon Simons; Images: a reader, Sage, 2006. ISBN: 978-1412900454

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Conjugação de diversos métodos de ensino - expositivo, interrogativo, demonstrativo e activo - de molde a possibilitar uma melhor aquisição dos vários conteúdos

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 35,00
Trabalho escrito 65,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Comunicação oral (15 minutos) = 35%
Trabalho escrito (1500 a 2000 palavras) = 65%
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-21 às 23:02:20 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias