História e Teoria da Imagem
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Design |
Ocorrência: 2017/2018 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A constante presença dos meios de comunicação, nomeadamente audiovisuais, na sociedade contemporânea, obriga-nos a um contacto permanente com os mais diversos tipos de imagem. Através do cinema, da televisão, da internet, dos jogos vídeo ou do telemóvel recebemos um enorme fluxo de imagens que consumimos, muitas vezes, de forma indiscriminada. Esta visualidade complexa implica a necessidade de um novo tipo de literacia visual, que viabilize um olhar mais competente e informado da realidade que nos circunda. Na disciplina de teoria da imagem procurar-se-á, a partir de um conjunto muito diversificado de estímulos visuais, promover uma reflexão alargada e interdiciplinar sobre o modo como são produzidas e difundidas as imagens na contemporaneidade.
Resultados de aprendizagem e competências
O resultado da aprendizagem traduz-se num conjunto de conhecimentos, aptidões e capacidades metodológicas e críticas que os discentes poderão utilizar na prática profissional e artística
Modo de trabalho
Presencial
Programa
O programa da disciplina está organizado em dois módulos principais constituídos por diversos tópicos
1. Precedentes históricos e filosóficos da teoria da imagem
2. Teorias da imagem
- Ideologia e teoria crítica
- História da Arte
Bibliografia Obrigatória
Lois Tyson; Critical Theory Today: A User-Friendly Guide, Routledge, 2006. ISBN: 978-0415974103
Sunil Manghani, Arthur Piper, Jon Simons; Images: a reader, Sage, 2006. ISBN: 978-1412900454
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Conjugação de diversos métodos de ensino - expositivo, interrogativo, demonstrativo e activo - de molde a possibilitar uma melhor aquisição dos vários conteúdos
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Prova oral |
35,00 |
Trabalho escrito |
65,00 |
Total: |
100,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
Comunicação oral (15 minutos) = 35%
Trabalho escrito (1500 a 2000 palavras) = 65%