Código: | AEII | Sigla: | AEII |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Artes Plásticas/Escultura |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://atelierdeescultura.wordpress.com/ |
Unidade Responsável: | Artes Plásticas |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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AP | 23 | Plano de estudos oficial 2011 | 3 | - | 24 | 288 | 648 |
Aprofundar saberes nas práticas da Escultura para a progressiva criação de um universo individual de questionamento e investigação em artes plásticas;
Desenvolver processos e práticas de trabalho sistematizados, gerindo o tempo e os espaços;
Aprofundar conhecimentos nas relações Forma(s)/Espaço(s)/Tempo(s)/Conteúdo(s);
Pesquisar e explorar as potencialidades expressivas das técnicas e dos materiais;
Desenvolver competências teórico-práticas no âmbito da composição na tridimensionalidade e de estruturação conceptual em consonância com os desafios propostos;
Motivar para a importância da memória e da experiência vivencial - do autoconhecimento, predisposição e perceção - no desenvolvimento do projeto artístico;
Desenvolver competências de investigação e capacidade de articulação de diversos saberes, entre o pensar e o agir, concretizando, obtendo resultados e valorizando processos e procedimentos; Demonstrar capacidades criativas e de reflexão crítica e autocrítica.
Com o cumprimento das propostas apresentadas para cada semestre e publicadas nos documentos na UC, no final da UC Atelier II o aluno deve ter competência e autonomia de gerir um projeto individual desde a sua concepção até à finalização, demonstrando capacidades de reflexão e concretização e apresentação.
Ao longo do ano letivo abordam-se o tema do Corpo, pela autorrepresentação – entre o ser e o parecer -, e o tema do Espaço, particularmente no que se relaciona com a instalação e o site-specific. Os discentes são confrontados e envolvidos com situações e modalidades de trabalho diversas. O conjunto das propostas apresentadas serve de apoio à orientação e definição de territórios de ação da tridimensionalidade, incitando ao questionamento e investigação no âmbito das Artes Plásticas- Escultura.
Os assuntos/ temas pressupõem-se suficientemente abrangentes mas balizam campos de ação específicos da Escultura, possibilitando o encontro com questões e orientações frutíferas à aquisição e articulação de saberes para o desenvolvimento e entendimento do seu projeto pessoal de criação e investigação, preparando-os para assumir o seu percurso final de formação, neste ciclo.A bibliografia indicada é meramente indicativa e será complementada com os estudantes
O papel do docente concentra-se em desenhar possíveis rumos e encontrar caminhos alternativos ao longo do processo de criação.
Sucintamente, além de um acompanhamento e apoio individualizados para o desenvolvimento dos projetos e trabalhos propostos, são realizadas aulas que estimulem uma discussão e diálogo em grupo, fundamentais à troca de experiências, das aprendizagens mas, igualmente, incentivando à apresentação das dificuldades com as quais cada um se confronta no sentido do desenvolvimento de instrumentos de análise acerca do pressupostos e trabalhos.
.Periodicamente são entregues e analisadas as propostas de trabalho, acompanhadas de aulas teóricas temáticas e indicações bibliográficas que ilustram e estimulam a investigação e diálogo;
.Reuniões de apoio e orientação individuais de incentivo à partilha, apresentação das ideias, investigações e dificuldades;
.Aulas práticas em formato workshop orientado e com apoio técnico especializado;
.Orientação e acompanhamento no atelier e oficinas;
.Orientação para a organização de diários de campo com registos de todo o processo de trabalho e realização de portefólio final – síntese do trabalho realizado ao longo do ano letivo (fotografias, sinopses e fichas técnicas);
.Sessões de apresentação dos resultados com entrega de relatórios e debate, individualmente e com a turma – pontos de situação que antecipam a avaliação final.
Avaliação distribuída sem exame final
Cumprimento das propostas de trabalho 60%; Participação ativa e assiduidade 20%; Relatórios e portefólio 20%Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 20,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Trabalho laboratorial | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 60,00 |
Estudo autónomo | 50,00 |
Frequência das aulas | 288,00 |
Trabalho de campo | 100,00 |
Trabalho de investigação | 50,00 |
Trabalho laboratorial | 100,00 |
Total: | 648,00 |
O cumprimento das propostas de trabalho do primeiro semestre será avaliado qualitativamente e depois convertido em média percentual para a avaliação final que contará ainda com o projeto individual, assiduidade e portfólio (blog de turma) nas percentagens de 40%, 40% e 20% respetivamente.