FORMULÁRIO DE CANDIDATURA [a participação inclui transporte, alojamento e alimentação, assegurados pela organização]
No âmbito do Blended Intensive Program Erasmus+, o workshop internacional BIP — ONAC 'Hyperfocus (fragmented landSCAPES in Manteigas)', organizado pelo LAP LAB – Laboratório de Arquitectura do Porto, terá lugar entre os dias 28 de junho e 4 de julho de 2025, em Manteigas. Todo o programa decorrerá em língua inglesa.
Uma sessão online de apresentação e esclarecimento dedicada ao BIP ONAC terá lugar no dia 6 de junho de 2025, oferecendo uma oportunidade para compreender o âmbito, o contexto e a estrutura do programa, bem como para esclarecer dúvidas antes do início da fase preparatória.
O laboratório internacional complementa esta nova dinâmica entre a Faculdade de Arquitectura e a vila serrana de Manteigas. Através da potenciação da atividade do ensino e da investigação, são amplificados os interesses na região e a relevância da disciplina da arquitectura e dos temas de estudo. É sobretudo pela criação de um campo de reflexão alargado, alimentado por diferentes aproximações e perspetivas, onde é visível um dos eixos de atuação do laboratório: a ponte entre a sociedade civil e a academia.
O evento de sensibilização, reconhecimento e ativação territorial para a criação do Observatório Nacional da Alterações Climáticas (ONAC) em Manteigas - verão de 2025 - toma a forma de um laboratório internacional dedicado à exploração de práticas pedagógicas coletivas, experimentação disciplinar e reflexão pessoal.
Instalado no coração da serra mais alta de Portugal continental, a estrutura de investigação assume como objetivo principal explorar um conjunto de argumentos pedagógicos dedicados à conexão da noção de vila/cidade, o seu contexto natural e o estado emergente das condições de conforto humanas, pertencentes à prática da arquitetura.
Este momento é uma oportunidade de compreender as condições de vida da atualidade.
Pretende-se relacionar a comunidade do evento, a vila/cidade e o território de ativação supra local, promovendo um conjunto de práticas exploratórias. Através do aprofundamento do conhecimento individual do participante, e da ativação da rede de conexões num sistema de causa-efeito, a região da Serra da Estrela, e em particular o contexto virtuoso da vila de Manteigas, são locais de interesse pela conjugação de um sistema indissociável de valores naturais e culturais.
A proposta parte da intenção de exposição deste território material e imaterial aos participantes, bem como à comunidade geral. Pela ativação da necessidade de instalação do projeto ONAC, assume-se a representação da ação concreta e mensurável de resistência ao panorama de crise sócio-climática atual.
O programa para o complexo de investigação ONAC assenta na promoção de uma dinâmica de residências científicas e no intercâmbio e difusão de conhecimento formal e informal. O sistema de construção de conhecimento estabelece estruturas de pensamento e construção científica em rede, que vão para lá das habituais configurações entre a academia e a sociedade.
Em suma, age como a ponte necessária entre o facto constatado e a provável solução heurística junto das comunidades.
Através de uma atitude de vulnerabilização (do território, da comunidade e sobretudo do participante) perante o cenário de crise contemporânea, são definidos um conjunto de eixos de atuação com vista à operacionalização da produção disciplinar.
Para além da FAUP, participam neste BIP as escolas da rede NEB goes South: Escola de Arquitetura de Valência, Escola de Arquitetura de Toulouse, Departamento de Arquitetura da Universidade de Bolonha (Alma Mater Studiorum), Faculdade de Arquitetura da Universidade de Zagreb e Escola de Arquitetura da Universidade Técnica Nacional de Atenas.
A metodologia aplicada - challenge-based learning - oferece uma oportunidade de aprendizagem em contexto real, a partir do contacto direto e de modo continuado (ao longo de uma semana) com o local de intervenção.
1. Componente Prática
A visita e análise do contexto local, município de Manteigas, permitirá identificar os temas de estudo e debate, funcionando como estímulo e propósito para o desenvolvimento do trabalho.
2. Componente Laboratorial
Permitir o contacto com a problemática central em discussão, a partir de sessões que introduzem as questões centrais e de domínios transdisciplinares. A apresentação das estratégias de intervenção e resultados obtidos no contexto do desenvolvimento do projeto permitirá funcionar como exemplificativo de métodos e soluções possíveis, a reinterpretar, reaplicar e evoluir.
3. Componente Teórica
Assembleias culturais, enfatizando a relevância de formatos espaciais descentralizados e de pequena escala, focados na produção de conhecimento local para a construção de comunidades e tomada de decisões políticas incorporadas no contexto da transição socioecológica. Reforço do papel da ação individual pelo tempo em que a assembleia distribui os atributos centrais na produção da cidade contemporânea e futura à volta da mesa e da partilha. Uma chamada para a revisão da forma de participação política e a sua configuração espacial.
Será aberta candidatura interna a 5 estudantes da FAUP para participação no workshop. A seleção será realizada com base nos seguintes critérios:
Candidatura e Condições de Participação:
28 de junho
30 de junho
1 de julho
2 de julho
3 de julho
4 de julho
5 de julho
+ info
Apresentação – BIP ONAC
LAP LAB – Mnemosyne
e-mail | up201907037@up.pt