Você está em: Início > Notícias > Apresentação e conversa sobre o projeto editorial STOÀ | Carlo Gandolfi, Luigiemanuele Amabile, Graça Correia e Luís Viegas

2 de junho de 2022, 5.ª feira, 18h30, Auditório Fernando Távora

Taneli Mansikkamäki, Max Turnheim, Moon River, Experimental 12 AA, Architectural Association School of Architecture, image by Daniel Swarovski, 2019-20.

No dia 2 de junho, às 18h30, decorrerá no Auditório Fernando Távora uma conversa com os arquitectos e docentes Carlo Gandolfi [Università degli Studi di Parma], Graça CorreiaLuís Viegas e o responsável pela redação da revista Luigiemanuele Amabile, em torno do projeto editorial STOÀ, uma revista italiana que investiga os métodos e processos que determinam o projecto didáctico de arquitectura com o objectivo de combinar investigação académica e práticas didácticas.

A publicação tem, ainda, como objetivo gerar reflexões críticas sobre as escolas, os seus protagonistas e os seus métodos, favorecendo uma intersecção entre o conhecimento e as várias disciplinas que contribuem para a construção do projeto didáctico para o ensino do design arquitectónico.

O 1.º número da STOÀ, lançado no Verão de 2021, foi dedicado ao tema Modelli e o 2.º número foi lançado no Outono do mesmo ano, sendo dedicado ao tema Disegni. Já a 3.ª edição da revista foca a temática Renderings, tendo sido lançada no Inverno de 2022.
stoajournal.com

Esta sessão é uma organização conjunta da FAUP com o estudante erasmus Davide Fabbi [Università di Parma], com o apoio da AEFAUP.

Luigiemanuele Amabile é doutorado pelo Departamento de Arquitectura da Università di Napoli “Federico II”. Arquitecto, é membro do A402studio com o qual participa em projetos e concursos internacionais de design. Estudou na Universidade de Alicante, na Beuth Hochschule für Technik e em 2016 colaborou com Elsa Prochazka Architekturbüro em Viena (Áustria). Desde 2019, é membro da equipa editorial da editora Thymos Books, para a série Glifi e para a revista Stoà.

Carlo Gandolfi
(Londres, 1980), estudou Arquitectura no Politecnico di Milano e na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Doutoramento em Composição Arquitectónica (IUAV, Veneza). Foi crítico e conferencista convidado, participando em conferências internacionais; traduziu e editou a edição italiana do livro Motion, émotions de Jacques Gubler e La città per tutti de Paulo Mendes da Rocha e é autor do volume Matter of Space.

Codiretor do Collana AAC para Accademia University Press e curador da série de arquitectura para a editora Nottetempo, é membro do conselho editorial da Stoà; é professor associado de Arquitectura e Composição Urbana na Universidade de Parma.
Em 2005 fundou o “bunker”, um escritorio de investigação de design em Milão, que realizou obras e ganhou prémios e distinções.

Graça Correia
[Apresentação Pessoal e Áreas de Interesse]

Luís Viegas
[Apresentação Pessoal e Áreas de Interesse]

Entrada livre (sujeita à lotação do espaço).
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-24 às 13:41:45 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias