FAUP

11 a 13 de Setembro 2013 | FAUP

INTER[SECTIONS] - A CONFERENCE ON ARCHITECTURE, CITY AND CINEMA

KEYNOTE SPEAKERS:
Edward Dimendberg, Jorge Gorostiza, Jord den Hollander, Steven Jacobs, Richard Koeck, Dietrich Neumann, François Penz.

A Conferência Internacional INTER[SECTIONS], que se realizará na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, terá como tema as relações entre a cidade, a arquitectura e as imagens em movimento, oferecendo um espaço de discussão para estudiosos, profissionais e público em geral. A associação entre o cinema e a arquitectura tem sido objecto de investigação académica há já algum tempo, mas raramente as diferentes abordagens ao tema se juntaram num debate multidisciplinar que examine a representação da cidade através do cinema e o papel dos filmes como reflexão, crítica e laboratório experimental da arquitectura.

Nenhum outro método de visualização iguala o poder da 'imagem em movimento' na representação de espaços arquitectónicos e urbanos, enquanto lugares 'vividos' e 'habitados'. Através da utilização do espaço, do tempo, da mise-en-scène, dos personagens e do enredo, o cinema pode ser encarado como um meio que condensa discussões importantes sobre a arquitectura e a vida urbana. O cinema tem, também, a capacidade de gerar um 'sentido de lugar', fenómeno que não está apenas relacionado com a forma da realidade física do espaço filmado, mas também com a nossa experiência e relação háptica com a utilização da luz, do som, da música e da estrutura narrativa.

Na Conferência INTER[SECTIONS], que encerrará o Projecto de Investigação Ruptura Silenciosa, serão estreadas cinco novas curtas-metragens de ficção que têm como referência obras de arquitectura dos anos 60/70:

PANORAMA, de Francisco Ferreira com João Rosmaninho, dia 11.
(Panorama)
29-A, de Circo de Ideias, dia 12.
(29-A)
A LIMPEZA, de Manuel Graça Dias, dia 12.
(A-Limpeza)
ÍNSUA, de Miguel C. Tavares, Rui Manuel Vieira e Ana Resende, dia 13.
(Insua)
LUTO, de Pedro Felizes, Pedro Loureiro, Rodrigo Dessa, Tiago Costa, dia 13.
(Luto)

As ante-estreias terão lugar no Cinema Nun'Álvares, no Porto, às 22 horas.

Em simultâneo, será lançado o primeiro número da revista JACK - Journal on Architecture and Cinema (http://www.rupturasilenciosa.com/JACK), bem bem como os livros REVOLUÇÕES - Arquitectura e Cinema nos anos 60/70 (http://www.rupturasilenciosa.com/Revolucoes) e HISTÓRIAS SIMPLES - Textos sobre Arquitectura e Cinema (http://www.rupturasilenciosa.com/Historias-Simples).

INSCRIÇÕES ABERTAS

Para efeitos de Admissão na Ordem dos Arquitectos, a participação na Conferência INTER[SECTIONS] equivale a 8 créditos de Formação Opcional em Matérias de Arquitectura.

Contacto:
Ruptura Silenciosa/Francisco Ferreira: 939302896
Ruptura Silenciosa/Luís Urbano: 966647918
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-03-18 às 14:23:08