Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FAUP
Você está em: Início > Notícias > Exposição Siza-Uma Casa Habitada de Luís Ferreira Alves

Notícias

Exposição 'Siza-Uma Casa Habitada' de Luís Ferreira Alves

17 de Fevereiro a 25 de Março de 2018, Silo - Espaço Cultural

O Silo-Espaço Cultural apresenta a exposição 'Siza - Uma Casa Habitada' que reúne 14 imagens de grande formato resultantes do registo fotográfico de Luís Ferreira Alves da Casa de Beires, na Póvoa de Varzim, da autoria de Álvaro Siza.

A inauguração está agendada para Sábado, 17 de Fevereiro, às 18h00, e vai ser assinalada com uma conversa entre o arquitecto Álvaro Siza e o fotógrafo Luis Ferreira Alves.

Uma Casa Habitada
Em 1986, já me não lembro para quê, fui à Póvoa de Varzim fotografar, de relance, duas casas do Álvaro Siza. Uma delas, a da família Beires, já estava semi-escondida por generosa vegetação o que tornava impossível obter uma imagem completa da extraordinária quadricula envidraçada virada a sul, uma espécie de painel luminoso a quebrar um dos lados da planta rectangular. Lamentei-me junto do Siza e esse lamento recebeu uma pronta resposta, típica do seu humor: "Hei-de fazer uma casa infotografável!". Hoje passados 40 anos, parece de facto ser esta a "casa infotografável" de tal modo submersa numa densa "floresta". Neste início de primavera fui revisitá-la com o Álvaro Siza, emocionadamente, e descobri que a casa era fotografável de outro modo que não o habitual: não como uma ruína mas sim como uma casa habitada por sucessivas gerações que lá foram deixando estranhos objectos, diverso mobiliário,  urpreendente bric-à-brac.
Uma difusa luz invade toda a casa através do complexo sistema de estores capaz de múltiplas composições. A luz do sul que já vem filtrada pelo "jardim-floresta" atravessa a quadrícula envidraçada e como que pousa suavemente nos estranhos objectos criando um fluído ambiente de luz e sombra. Esta pequena casa, porque furada de lés a lés, criando sucesivos planos de luz e cor, parece grande!
Hoje um único habitante vive no meio daquele extraordinário decor. Uma desperta senhora de mais de noventa anos, gentil e civilizada que vagueia entre memórias e pedaços de vidas outras, que por ali foram passando.
O convite que o Álvaro me fez para fotografar a casa tal como está agora, assumindo-a sem alterações, constitui além de um desafio ímpar uma oportunidade de exprimir quanto admiro a obra deste meu amigo.
Luis Ferreira Alves

A exposição pode ser visitada de 17 de Fevereiro a 25 de Março de 2018, de Segunda a Sexta, das 12h30 às 20h00, Sábado e Domingo, das 12h30 às 22h00, no Silo - Espaço Cultural (Centro Comercial NorteShopping, Piso 0, Rua 2). A entrada é livre.

+ info
www.facebook.com/SiloEspacoCultural

Casa Beires
Casa Beires (1973-1976), Póvoa de Varzim, da autoria de Álvaro Siza © Luis Ferreira Alves
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-02-21 às 23:14:26