Você está em: Início > Notícias > Atelier de antigo estudante da FAUP vence prémio internacional com sistema modular inovador

O 'Gomos Building System' foi utilizado pela primeira vez para a construção de uma habitação em Arouca.

O atelier de arquitectura Summary, composto pelos antigos estudantes da FAUP Samuel Gonçalves (fundador) e Inês Vieira Rodrigues (gestora de projectos), instalado no UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, venceu com o sistema de construção Gomos o prémio internacional Red Dot Award: Design Concepts, na categoria 'Habitat'.

O projecto, que já tinha sido distinguido em 2015 sendo finalista do Prémio Nacional Indústrias Criativas, fica em exposição até Janeiro de 2018 no Museu Red Dot, em Singapura.

O "Gomos Building System" é um "sistema modular inovador que permite construir edifícios de betão armado em tempo recorde. Neste sistema evolutivo cada um dos módulos sai da fábrica finalizado, incluindo todos os acabamentos interiores e exteriores, isolamentos, caixilharias, instalações de água e eletricidade e até as peças de mobiliário fixas. A montagem do edifício in loco é feita em três dias, juntando todos os módulos" (UPTEC). Este processo de construção modular, pré-fabricado, resultou já numa pequena habitação em Arouca, estando agora a ser aplicado noutros projectos, com produção e engenharia a cargo do departamento de inovação da Farcimar S.A.

Como refere o UPTEC, o Red Dot Award é "um dos maiores e mais prestigiados concursos de design a nível mundial, premiando anualmente projetos de design de alta qualidade que combinem inovação e tecnologia em diferentes categorias".

O atelier Summary esteve em 2016 na Bienal de Arquitetura de Veneza.

+ info
www.summary.pt

SUMMARY
Foto: Tiago Casanova