Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FAUP
Você está em: Início > Notícias > Nuno Portas galardoado com Medalha de Mérito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Notícias

Nuno Portas galardoado com Medalha de Mérito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

A atribuição da Medalha de Mérito decorreu na abertura do Encontro para a Ciência e Tecnologia de Portugal que começou hoje, 4 de Julho, e prolonga-se até 7 de Julho, em Lisboa.

O arquitecto Nuno Portas, Professor Emérito da FAUP e investigador do CEAU-FAUP, foi distinguido com a Medalha de Mérito atribuída pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) pelo "valioso e excepcional contributo para o desenvolvimento da cultura científica em Portugal".

"Nuno Portas foi pioneiro na investigação em arquitectura em Portugal tendo tido uma
influência marcante na formação de várias gerações de arquitectos" destacou o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, no discurso de atribuição da Medalha de Mérito.

"No início da década de 1960, Nuno Portas criou no LNEC uma linha de investigação sobre habitação social, que chefiou até 1980 onde desenvolveu processos de investigação inovadores à época, envolvendo jovens investigadores das áreas das ciências sociais, das engenharias, da matemática e das então emergentes ciências da computação. Na década de 1990, já como docente da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, foi um dos fundadores do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo", referiu ainda o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O arquitecto Nuno Portas recebeu a Medalha de Mérito do MCTES a par com outros investigadores que se destacaram no panorama científico nacional como Alírio Rodrigues, Pedro Guedes de Oliveira e Teresa Lago, da Universidade do Porto. A entrega das Medalhas de Mérito decorreu na sessão de abertura do Encontro para a Ciência e Tecnologia de Portugal (Ciência 2016) que prolonga-se até 7 de Julho, em Lisboa.

Nuno Portas nasceu em Vila Viçosa em 1934. Concluiu em 1958 o curso de Arquitectura, tendo frequentado as Escolas de Belas Artes de Lisboa e Porto. Foi investigador do LNEC entre 1963 e 1983 em Habitação e Urbanismo após ter integrado o atelier de Nuno Teotónio Pereira participando em projectos premiados de habitação (Olivais, Restelo) e igrejas (1957–73). No pós-Abril de 1974 fez parte dos três primeiros governos provisórios como Secretário de Estado da Habitação e Urbanismo. É Doutor Honoris Causa pela Universidade de Aveiro, Universidade do Minho e pelo Instituto Politécnico de Milão. É Professor Catedrático Jubilado da FAUP. Recebeu diversas distinções, como o Prémio Abercrombie e a Grande Cruz da Ordem do Infante. Publicou inúmeros livros, artigos e tem-se dedicado à investigação e produção teórica. No contexto da Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, foi objecto da exposição 'O Ser Urbano, Nos Caminhos de Nuno Portas' que abrangeu cerca de 50 anos do seu percurso profissional.

+ info
Discurso do MCTES na Sessão de Abertura do Ciência 2016 (PDF)

Nuno Portas
Foto: Egídio Santos/Universidade do Porto
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-12-18 às 10:40:22