Você está em: Início > Notícias > Estudantes da FAUP ganham Menções Honrosas no Prémio Archiprix Portugal 2023

Estudantes da FAUP ganham Menções Honrosas no Prémio Archiprix Portugal 2023

26 de junho de 2023

Os trabalhos de fim de curso realizados por Francisco Puga e Nuno Sarmento no Mestrado Integrado em Arquitetura da FAUP foram distinguidos com menções honrosas no âmbito do Prémio Archiprix Portugal 2023, que distingue as melhores dissertações de mestrado nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Arquitetura Paisagista apresentadas em Portugal.

© Francisco Puga

A 'Clarificar, reabilitar, dignificar. As condicionantes como ferramenta na reabilitação das ilhas do Porto' de Francisco Puga aborda a reabilitação das ilhas do Porto, procurando oferecer habitação equitativa para os centros da cidade. Partindo da análise às alterações demográficas das duas últimas décadas, da afinação do quadro regulamentar e da maior oferta de apoio por diversas instituições, o arquiteto é colocado como mediador entre todos os intervenientes. A dissertação foi orientada pelos investigadores Aitor Varea Oro e Ana Silva Fernandes, docente convidada da FAUP.

© Nuno Sarmento

Por sua vez, a dissertação 'Pelas ruas da escola: um futuro para Vilarinho da Castanheira' desenvolvida por Nuno Sarmento e orientada pelo Professor Luís Viegas, propõe, a partir de um estudo aprofundado desta aldeia transmontana, tal como, de uma reflexão do seu porvir, um projeto que potencie a herança cultural local e que inclua os seus habitantes no processo de mudança: a Escola-Aldeia de Música de Vilarinho da Castanheira.

Entre as propostas submetidas pela FAUP, o trabalho '474 JACARÉ-COPACABANA: o projeto de uma linha' do alumnus Gabriel Weber, orientado pelas Professoras Carla Garrido de Oliveira e Ana Alves Costa, foi um dos trabalhos finalistas.

O Prémio Archiprix 2023 foi atribuído ao trabalho '(NOVA) Mente EU', sobre projeto de Habitação para Comunidades Sem Abrigo, da autoria de Marco Silva, da FA.ULisboa, orientado por Margarida Louro.

Sobre o Prémio Archiprix Portugal

Instituído em 2012 pela Fundação Archiprix (Roterdão) e pela Fundação Serra Henriques, o Prémio Archiprix Portugal distingue anualmente os melhores trabalhos de fim de curso de mestrado apresentados nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Arquitetura Paisagista. O Archiprix é um prémio de temática livre, puramente insitucional e académico que dá visibilidade à diversidade e qualidade académica da mais jovem geração de arquitetos.

O Prémio envolve de forma plural e independente a Ordem dos Arquitectos, a Trienal de Arquitectura de Lisboa, a Casa da Arquitectura, o Docomomo Internacional, as Associações de Urbanistas e Arquitectos Paisagistas Portugueses e o Corpo Docente das Instituições de Ensino de Arquitetura, Urbanismo e Arquitetura Paisagista portuguesas.

Archiprix Portugal enquadra-se na Rede Internacional Archiprix, constituída pelas iniciativas congéneres Archiprix Holanda, Espanha, Chile, Europa Central (Bósnia Herzegovina, Áustria, Hungria e Croácia), Turquia, Itália e Rússia. Faz também parte da rede Archiprix o prémio de abrangência global – Archiprix Internacional.

Mais informações em www.archiprixportugal.org
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-06 às 08:32:28 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias