Você está em: Início > Notícias > Docente convidado da FAUP vence concurso para o conjunto habitacional a custos controlados no bairro da Bela Vista

16 de junho de 2023

© Ateliê Clanet & Brito

O atelier Clanet & Brito, de Alice Clanet-Hallard e Edgar Brito, docente convidado da FAUP e estudante do Programa de Doutoramento em Arquitectura, venceu o concurso para o conjunto habitacional a custos controlados Lote C4, na Bela Vista em Setúbal, promovido pela associação ACM | YMCA Setúbal, com assessoria técnica da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitectos.

O conjunto habitacional teve como objetivo selecionar um projeto para construir 84 fogos na Rua da Bela Vista em Setúbal. A proposta "questionou a implantação sugerida, definindo uma morfologia com dois volumes de planta idêntica que se agarra à envolvente e cria um sistema de vistas entre o Parque da Bela Vista e a Foz do Rio Sado". Promove-se ainda um "programa público ao nível do piso térreo, que é marcado com uma laje de piso espessa, onde não se prevê habitação, ficando estes espaços reservados a actividades comerciais e associativas".

O júri destacou a proposta pela "sua consistência conceptual e formal, e pela objetividade no cumprimento do programa estabelecido. (..) O espaço verde criado, estabelece a vivência de comunidade e marca os diferentes níveis de proximidade desta. Salienta-se a qualidade e coerência da solução conceptual, a racionalidade construtiva da proposta, nomeadamente da distribuição espacial do interior das frações, bem como das tipologias previstas, e a sua aplicabilidade ao local e utilização pretendidas."

Sobre os autores

O atelier Clanet&Brito é uma prática interdisciplinar de arquitetura, estruturas e arte, que tanto a colabora em projetos de artistas/arquitetos, como desenvolve uma prática própria assente na articulação radical entre forma e estrutura, economia de meios, contexto e materiais. Dos projetos do ateliê salientam-se os pavilhões "suspended gravity" e a instalação "earth hole", que também resultaram de vitórias em concursos públicos.

Alice Clanet-Hallard é arquiteta pela Paris ENSA Malaquais (2017), tendo colaborado no Dominique Perrault Architecture. No ano letivo 2014/15 foi estudante de mobilidade na FAUP.

Edgar Brito é engenheiro civil pela FEUP, estudante de doutoramento em Arquitectura e docente convidado na FAUP, onde leciona a UC Concepção e Experimentação Estrutural.

Mais informações: encomenda.oasrs.org
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-27 às 13:46:35 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias