Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Antigos estudantes da FAUP assinam dissertações de mestrado premiadas pela APRUPP

Antigos estudantes da FAUP assinam dissertações de mestrado premiadas pela APRUPP

26 de junho de 2023

Gonçalo Mourão, Mestre em Arquitetura pela FAUP (2022), venceu o Prémio Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património (APRUPP) na categoria Dissertação de Mestrado com o trabalho 'O potencial atual dos moinhos abandonados do Rio de Ovelha: uma abordagem crítica do património molinológico'. Na mesma categoria, foi atribuída uma Menção Honrosa (ex-aqueo) à dissertação 'Os Plattenbau e o projeto socialista em Berlim. Proposta de intervenção no bloco residencial' de Mafalda Neves, que concluiu em 2020 o Mestrado Integrado em Arquitetura na FAUP.


© Gonçalo Mourão

O tema da dissertação 'O potencial atual dos moinhos abandonados do Rio de Ovelha: uma abordagem crítica do património molinológico' de Gonçalo Mourão, trabalho orientado pela professora Clara Pimenta do Vale e pelo investigador Rogério Bruno de Matos, centra-se numa leitura crítica e analítica do estado atual dos moinhos de rio em Portugal. A abordagem do estudo foi direcionada para o âmbito da integração destas estruturas em temas da atualidade, através de uma análise de enquadramento histórico que compreende o seu valor patrimonial. 

Para Gonçalo Mourão, "a emergência climática, obriga-nos a olhar para o nosso território e para a arquitetura de forma a encontrar soluções e alternativas que possam satisfazer 'as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade de futuras gerações de satisfazerem as suas próprias necessidades' (ONU, 1987)." Por outro lado, diz ainda, "questões como coesão territorial, começam a ser valorizadas, incentivando um olhar sobre as estruturas abandonadas com um pensamento crítico e estratégico, que culmina na criação de mecanismos que mitigam as discrepâncias territoriais."


© Klaus Dombrowsky, HOWOGE

Já a dissertação 'Os Plattenbau e o projeto socialista em Berlim. Proposta de intervenção no bloco residencial' de Mafalda Neves, com orientação dos professores Nuno Valentim e Marta Oliveira, procura "problematizar o enquadramento dos Plattenbau na paisagem urbana corrente, motivando uma abordagem à temática da preservação e atualização deste edificado, que parte do pensamento necessário sobre a adaptação e a transformação das formas de habitar da sociedade."

Conforme explica Mafalda Neves, "no lado leste de Berlim, marcado pela herança da RDA, encontram-se os testemunhos de uma cidade de génese socialista, marcada pelos bairros de habitação e pelos blocos residenciais Plattenbau, construídos durante o período pós-guerra", sendo "Neu-Hohenschönhausen um destes bairros que, à semelhança de outros, se vê hoje desfasado de uma nova realidade marcada por um novo contexto político e social."

Adotado como caso de estudo, o bairro serviu de ponto de partida para "a exposição de fragilidades de uma arquitetura pragmática e radical pós-guerra que foram surgindo ao longo dos últimos anos - uma abordagem motivada pela temática da preservação e atualização deste tipo de edificado”.


O Prémio APRUPP na área da reabilitação urbana e proteção do património distingue, de dois em dois anos, trabalhos de investigação, de mestrado e de doutoramento, relevantes para o conhecimento de boas práticas de reabilitação urbana e proteção do património edificado, tanto a nível do conhecimento arquitetónico, patrimonial e urbano, como associado às ciências e tecnologias da construção.

Mais informações: aprupp.org
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-07-31 às 19:50:35 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico