Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2023 distingue professores da FAUP
1 de junho de 2023
Os projetos de reabilitação do Mercado do Bolhão, da autoria do arquiteto
Nuno Valentim, professor da FAUP, e do Batalha Centro de Cinema, dos arquitetos
Alexandre Alves Costa e
Sergio Fernandez, professores Eméritos da FAUP, foram galardoados, respetivamente, nas categorias de Impacto Social e Comercial & Serviços, do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2023.
Nesta edição do Prémio foram distinguidos nove projetos em dez categorias distintas, num total de 67 projetos a concurso, de norte a sul do país, incluindo ilhas (Madeira). O Mercado do Bolhão foi distinguido nas áreas de melhor intervenção de uso comercial e de serviços, melhor reabilitação estrutural e melhor intervenção na cidade do Porto, enquanto o Batalha recebeu o prémio para melhor intervenção com impacto social.
Mercado do Bolhão © Marta Ferreira/Luís Ferreira AlvesDa autoria do professor e arquiteto Nuno Valentim, o projeto de reabilitação do Mercado do Bolhão, constitui um caso paradigmático de intervenção, restauro e conservação do património edificado, introduzindo novas demandas contemporâneas de acessibilidade, conforto e transparência na relação com a estrutura urbana envolvente. Recorde-se que o Mercado foi originalmente projetado em 1914-1917 pelo arquiteto António Correia da Silva.
O Mercado do Bolhão foi anteriormente distinguido com o prémio da melhor 'Reabilitação Urbana/Comércio, Serviços e Escritórios' do Salão Imobiliário Portugal e Melhor Projeto de Reabilitação e Melhor Espaço de Comércio e Serviços pelos Prémios Construir 2022. Encontra-se nomeado ao Prémio FAD de Arquitetura e Interiorismo 2023 e ao EUPrize (AADIPA), ambos em Barcelona.
Batalha Centro de Cinema © Paulo Cunha Martins/Batalha Centro de Cinema O projeto de reabilitação do edifício que agora acolhe o Batalha Centro de Cinema liderado pelos arquitetos Alexandre Alves Costa e Sergio Fernandez, professores Eméritos da U.Porto, representa um caso paradigmático de intervenção no património, articulando de forma exemplar a reposição das condições originais com a criação de valências que respondam às necessidades contemporâneas. Monumento de Interesse Público desde 2012, o Cinema Batalha foi projetado pelo arquiteto Artur Andrade e inaugurado em 1947.
A cerimónia de entrega do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2023 decorreu no dia 30 de maio, em Lisboa.
O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é um evento organizado pela Vida Imobiliária e Promevi. Já na sua 11.ª edição, o Prémio procura distinguir as intervenções urbanas de maior valia para a sociedade nas suas múltiplas valências.
Os vencedores da 11.ª edição deste prémio foram eleitos por um júri composto pela professora e economista Ana Paula Delgado, os engenheiros Manuel Reis Campos e Raimundo Mendes da Silva, e os arquitetos
Carlos Prata, professor Jubilado da FAUP, e José Manuel Pedreirinho. Na categoria Melhor solução de Sustentabilidade, o júri contou com o apoio técnico da Adene – Agência para a Energia e da Savills.
O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana conta com o Alto Patrocínio do Governo de Portugal, concedido através da Direção Geral do Património Cultural, entidade tutelada pelo Ministério da Cultura.
Mais informações:
premio.vidaimobiliaria.com