Prémio Arquétipo 2020 | Jérémy Pernet, alumnus FAUP
2 de outubro de 2020
O arquitecto Jérémy Pernet, antigo estudante da FAUP, é o vencedor da 2.ª edição do Prémio Master de Investigação do Prémios Arquétipo, entregue dia 25 de Setembro, numa cerimónia que decorreu na sede da Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN).
Jérémy Pernet foi distinguido com oPrémio pela proposta desenvolvida para a Filstone. Ao receber este prémio, no valor de 6 mil euros, o arquitecto e a empresa irão desenvolver um protótipo que será apresentado na Concreta 2021 e posteriormente lançado no mercado.
Na mesma ocasião foram entregues os Prémios Inovação N41º, que distinguiram duas propostas apresentadas às empresas parceiras – Arch Valadares e Filstone – Comércio de Rochas.
Quanto ao projecto selecionado pelo júri do concurso para Master de Investigação, o arquitecto Jérémy Pernet explicou que "o projeto pretende estudar a viabilidade em termos construtivos, orçamentais e de uso, de um sistema construtivo em grandes blocos de pedra maciça, no contexto e clima Português. Não se trata só do material que usamos, mas sim de repensar a nossa abordagem da construção. Uma das numerosas vantagens da pedra é a sua grande massa térmica, permitindo uma regulação muito eficiente do clima interior, quando bem estudada. Trata-se então, de encontrar sobriedade na nossa forma de construir e usufruir dos espaços que nos albergam."
Os Prémios Arquétipo têm como objectivo promover a aproximação entre a Indústria e os arquitectos, procurando ideias com aplicabilidade directa no sector da construção.
Jérémy Pernet considera que "a indústria precisa do pensamento disruptivo dos arquitectos tanto como os arquitectos precisam da experiência das empresas. Necessitamos de equipas a colaborar, de ver a síntese das competências reunidas a cada projeto para sermos coerentes, eficazes e inovadores. Nesse âmbito, é de enaltecer a iniciativa do prémio Arquétipo."
O prémio teve como parceiras as empresas Arch Valadares, Filstone e MAPP, que desde o início estiveram recepctivas a propostas para novos produtos, novas técnicas ou novos conceitos que dessem resposta às necessidades e tendências do sector, permitindo a sua dinamização e valorização.
Mais informações em
www.oasrn.org