Você está em: Início > Notícias > Prémio Nacional de Reabilitação Urbana distingue docentes e alumna da FAUP

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana distingue docentes e alumna da FAUP

O prémio visa 'distinguir as intervenções urbanas de maior valia para a sociedade nas suas múltiplas valências em dez categorias'.

O edifício na Rua do Teatro, 134, da autoria do arquitecto Nuno Valentim, professor na FAUP, com Otília Ayres Pereira e Pedro Lima da Costa, venceu o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, na categoria Cidade do Porto, e o projecto para o Teatro Luís de Camões dos arquitectos Manuel Graça Dias (1953-2019), professor na FAUP entre 1997 e 2019, e Egas José Vieira (Contemporânea), o Prémio nas categorias Cidade de Lisboa e Impacto Social.

A distinção de Intervenção inferior a 1.000 m2 foi atribuída à Casa António Patrício, um projecto da autoria da arquitecta Joana Leandro Vasconcelos, antiga estudante da FAUP.

O Júri, constituído pelo economista João Duque, os arquitectos João Santa-Rita e João Carlos Santos, os engenheiros Manuel Reis Campos e Vasco Peixoto de Freitas, distinguiu ainda os projectos Sottomayor Residências (COPORGEST, S.A.), em Lisboa, nas categorias Residencial e Reabilitação Estrutural, o Monumental Palace Hotel (Rodapé Arquitetos Lda) na vertente Turismo e na vertente Restauro a intervenção na Rua Mouzinho da Silveira 21 (Reabilita), em Lisboa. A distinção de Melhor Solução de Eficiência Energética foi atribuída à Sede da Vieira de Almeida (OPENBOOK Architecture e PMC Arquitectos), em Lisboa, e o prémio na área de Serviços e Comércio foi atribuído à Sede e Centro de Logística da Cooperativa de Farmácias Plural (Alexandre Saraiva Dias, Maria Amália Freitas), em Coimbra.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana visa "distinguir as intervenções urbanas de maior valia para a sociedade nas suas múltiplas valências em dez categorias" e nesta 7.ª edição do prémio foram galardoados um total de 8 projectos, localizados nas cidades de Lisboa, Porto e Coimbra, entre 80 obras a concurso.

A cerimónia de entrega dos Prémios, co-organizados pela Vida Imobiliária e pela Promevi, decorreu a 9 de Maio, no Museu dos Coches, em Lisboa.

premio.vidaimobiliaria.com
www.nunovalentim.com/rua-do-teatro
www.contemporanea.com.pt
www.atelierinvitro.com/projectos#/antonio-patricio