Hoje é domingo
FAUP
Você está em: Início > Notícias > Antiga estudante de FAUP integra equipa vencedora de Concurso lançado pela UIA - União Internacional de Arquitectos

'Architecture... for a better world!' é o tema para o Dia Mundial da Arquitectura 2018 que se assinala a 1 de Outubro.

A dupla constituída por Ana Rute Costa, formada em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), e Ruben Ferreira Duarte venceu o Concurso lançado pela UIA - União Internacional dos Arquitectos para a proposta de um Poster para o Dia Mundial da Arquitectura, coincidindo com o 70.º aniversário da fundação da UIA.

Entre as 184 propostas de 62 países a concurso o júri, constituído por Michael Bierut (EUA), Trix Barmettler (Suiça) e Sulki & Min (Coreia do Sul) classificou em primeiro lugar o projecto apresentado pela dupla portuguesa Ana Rute Costa, autora da ilustração e Ruben Ferreira Duarte, responsável pelo design.

O Júri considerou que a proposta vencedora transmite uma "mensagem simples mas poderosa" de que o "Mundo é a nossa casa, fazemos as nossas casas no Mundo e a arquitectura é o meio através do qual habitamos a Terra".

Ana Rute Costa é arquiteta (FAUP, Portugal – 2005), possui um doutoramento em Ciências da Educação (FPCEUP, Portugal – 2015) e uma Pós-Graduação em ensino superior (Post Graduate Certificate in Higher Education Art, Design, Architecture & Media - NUA, United Kingdom - 2017).
A nível profissional concilia a experiência enquanto arquiteta, investigadora e professora. Enquanto arquiteta, projetou e colaborou em vários projetos de várias escalas, habitação, edifícios públicos e planos urbanísticos. Atualmente é docente na Norwich University of the Arts (NUA) onde coordena o primeiro ano de arquitetura e é responsável pelo recrutamento e relações externas. A paixão pelo desenho e ilustração esteve sempre presente na sua vida, adora traduzir textos, conceitos, ideias e sentimentos em desenhos. Um dos seus trabalhos mais relevantes em ilustração foi o livro Visível ao coração, editado em 2013.
www.anarutecosta.com

Ruben Ferreira Duarte é um UX/UI Designer português, natural de Setúbal e atualmente residente em Lisboa (Portugal).  Criativo com especial fascínio pelo trabalho multidisciplinar na área do digital é Licenciado em Design Multimédia pela Universidade da Beira Interior, onde foi distinguido com vários prémios de mérito académico. Ao longo do seu percurso profissional, enquanto designer independente e colaborador de diferentes ateliers e agências, nacionais e internacionais, tem procurado centrar o seu trabalho no fundamental da criatividade: a relação emocional e funcional entre produtos, serviços e pessoas. É sobre esta perspetiva que aborda todos os desafios, numa lógica de descoberta do essencial de cada marca, de construção de narrativas surpreendentes e no desenvolvimento de experiências envolventes.
www.everythinks.pt

Devido à elevada qualidade das propostas para posters submetidas a concurso, o júri decidiu atribuir, a par do primeiro lugar, um segundo lugar à proposta de Mattia Salvà, o terceiro Prémio a Davide Folador e uma Menção Honrosa à proposta apresentada por Reena L..

O Dia Mundial da Arquitectura celebra-se todos os anos na primeira Segunda-feira do mês de Outubro coincidindo com o Dia Mundial do Habitat das Nações Unidas. Em 2018, o Dia é assinalado a 1 de Outubro e é este ano dedicado ao tema 'Architecture... for a better world!'.

www.uia-architectes.org

Poster UIA 2018
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-05-26 às 04:49:58