O projecto de alteração dos Terraços do Convento do Carmo de Álvaro Siza e Carlos Castanheira foi distinguido com o Prémio Valmor 2015.
O anúncio público dos projectos vencedores das edições 2013-2016 dos Prémios Valmor e Municipal de Arquitetura foi feito no dia 18 de Dezembro em Lisboa.
Para além do projecto de Álvaro Siza e Carlos Castanheira, foram distinguidos os projectos para a Nova ETAR de Alcântara dos arquitectos Frederico Valssassina, Aires Mateus e João Ferreira Nunes (Valmor 2013); a alteração do Banco de Portugal — Museu do Dinheiro de Gonçalo Byrne e João Pedro Falcão (Valmor 2014), e a alteração ao Cine-Teatro Capitólio de Alberto Souza Oliveira (Valmor 2016).
O júri desta edição atribuiu ainda nove Menções Honrosas.
A escolha das obras premiadas no biénio 2013-2014 teve como júri o Arquitecto Sérgio de Melo, personalidade nomeada pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa; os Vereadores da Cultura, Catarina Vaz Pinto e do Urbanismo, Manuel Salgado (este sem direito a voto) e os Arquitectos Francisco Berger (representando a Academia Nacional de Belas Artes), Cândido Chuva Gomes (representando a Ordem dos Arquitectos) e João Pardal Monteiro (representando a Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa).
Já o biénio 2015-2016 contou com a escolha dos mesmos representantes da autarquia e ainda dos Arquitectos Francisco Berger, Cândido Chuva Gomes e João Pardal Monteiro.
+ info
www.trienaldelisboa.com
Terraços do Carmo - Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura 2015 (C) FG + SG