FAUP
Você está em: Início > Notícias > Curso Territórios Informais: Direitos, Legitimidade e Cidadania (8-11 Maio, FAUP)

Curso 'Territórios Informais: Direitos, Legitimidade e Cidadania' (8-11 Maio, FAUP)

8 - 11 de Maio de 2017, Casa Cor-de-Rosa - FAUP

Banner

Entre os próximos dias 8 e 11 de Maio, terá lugar o curso “Territórios Informais: Direitos, Legitimidade e Cidadania” na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (Casa Cor de Rosa), numa organização conjunta com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Neste seminário será debatido o tema da ‘informalidade’ nos seus múltiplos entendimentos, causas e motivações, pontos de vista e papéis. Estarão em causa a legitimidade e a legitimação das decisões, os direitos e a cidadania, a discricionariedade e a transparência na gestão urbana, para territórios mais equilibrados e justos. Esta reflexão será realizada através de vários painéis temáticos, com uma mesa redonda de encerramento:

- AUSÊNCIA DO ESTADO: habitação autoproduzida e áreas de génese ilegal

- FLEXIBILIZAÇÃO DO ESTADO: ‘planeamento informal’ e negociação urbanística

- ESTADO DE EXCEPÇÃO: alterações regulamentares e mobilização civil

- PARA ALÉM DO ESTADO: economia informal e pressão imobiliária

- TEMPOS DO ESTADO: projectos de curta duração e dinamização socioespacial

- REPENSAR O ESTADO: a reinvenção do Estado à escala local (mesa redonda)

Este curso será especialmente direccionado a alunos de estudos avançados de várias áreas disciplinares, a profissionais e a técnicos da administração municipal e regional com planeamento urbano, membros de associações e organizações não-governamentais, entre outros. Forte componente prática e um espaço alargado de discussão conjunta.

Oradores convidados: Aitor Varea Oro (Habitar Porto), Álvaro Domingues (FAUP), Ana Pedrosa (Opium), António Romualdo (AUGI de Paus, Matosinhos), Conceição Melo (C. M. Santo Tirso), Fernanda Paula Oliveira (FDUC), Inês Calor (FCSH-UNL), Irina Gomes (GEOTA, ISCTE-IUL/FCSH-UNL), Isabel Raposo (Gestual-CIAUD-FAUL), Isabel Vaz (advogada, Matosinhos), João Queirós (IS-UP / ESE-IPP), João Quintão (C. M. Matosinhos), Joaquim Monteiro (AUGI de Monte Espinho, Matosinhos), Jorge Manuel Gonçalves (IST-ULisboa), José António Pinto (J. F. Campanhã), Laurinda Ribeiro (AICNP), Manuel Correia Fernandes (C. M. Porto), Paula Marques (C. M. Lisboa), Paulo Santos da Cunha (Swark), Paulo Vieira (C. M. Porto), Pedro Baganha (GOP - C. M. Porto), Ricardo Carneiro (C. M. Almada) e Tiago Mota Saraiva (ateliermob).

Organização e moderações: Ana Silva Fernandes (CEAU-FAUP), Bruno Moreira (CEAU-FAUP), Daniel Casas Valle (CEAU-FAUP), Helena Amaro (CEAU-FAUP), João Morais Mourato (ICS-ULisboa), Marta Martins (CEAU-FAUP), Nuno Travasso (CEAU-FAUP) e Roberto Falanga (ICS-ULisboa).

Programa detalhado, sujeito a alterações.

Valor de inscrição (inclui almoços informais): 80 euros até 10 Abril ou 100 euros até 25 Abril. Nº de inscrições limitado. Confere certificado.
Eventuais questões poderão ser dirigidas a mdt@arq.up.pt.

Poster

Copyright 1996-2017 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-11-20 às 07:19:47