Hoje é domingo
FAUP
Você está em: Início > Notícias > Estudante finalista da FAUP distinguido com o Prémio de Arquitectura Sílvia Viana de Lima

Estudante finalista da FAUP distinguido com o Prémio de Arquitectura 'Sílvia Viana de Lima'

Francisco Ascensão, Finalista do Mestrado Integrado em Arquitectura, vence prémio para melhor estudante - área de Projecto - do Curso de Arquitectura.

Francisco Ascensão, finalista do Mestrado Integrado em Arquitectura da FAUP em 2014/2015, foi distinguido com o Prémio de Arquitectura 'Sílvia Viana de Lima', para o melhor estudante finalista no ano lectivo 2014/2015 na área de Projecto da FAUP. O estudante da FAUP terminou o curso com  a média de 16,19 valores e com a média de Projecto de 16,50.

No discurso de aceitação do Prémio, Francisco Ascensão fez referência à contribuição que teve oportunidade de dar para o fundo Viana de Lima que consistiu numa "representação fotográfica do objecto de estudo central da [minha] dissertação".

Francisco Ascensão destacou na intervenção a "ideia de ruína" como "marco de um passado, como resto consolidado que foi abandonando fragilidades pelo caminho" mas também como oportunidade para "construirmos outro percurso, pela sua capacidade sugestiva tão desafiante, expressa aqui como mote para a construção de um projecto que começa no volume circular, antigo moinho, na 'Casa das Marinhas', para se estender a um riquíssimo cruzamento de viagens. (...) De repente a mesa e a janela que se abrem para o lago, na maison “Le Lac” de Le Corbusier , parecem ser transportadas para Esposende, carregadas com um cunho muito pessoal de Viana de Lima, que procurava enteder, à semelhança dos seus colegas, uma arquitectura portuguesa, mas sem conseguir ignorar a força das influências externas. Este buraco na parede convida-nos a ver as coisas de outra forma. É importante sentarmo-nos nesta mesa. E foi isto que Viana de Lima fez em Portugal. De repente, o verde, carregado de frescura, cresce nas paredes de granito, propondo um novo convívio."

Casa das Marinhas

Francisco Ascensão (1)

Foi também distinguida nesta edição com o Prémio de Pintura 'Alexandre Viana de Lima' a estudante Analice Campos, finalista do 2.º Ciclo de Estudos de Pintura (FBAUP).

A sessão de atribuição dos Prémios decorreu a 21 de Maio de 2016, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende. Em representação do Reitor da Universidade do Porto, o Director da FAUP, Carlos Guimarães, salientou a importância dos Prémios Viana de Lima e felicitou o Município pela forma como assumiu esta 'herança', manifestando total disponibilidade da instituição que representa, 'para manter vivos estes prémios e deles fazer exemplo e pretexto para debates alargados sobre a construção do nosso meio físico'.

A sessão contou também com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende, António Maranhão Peixoto, da Vereadora da Educação, Jaqueline Areias, do Professor da FBAUP em representação do Director, Paulo Luís Almeida, e com a Presidente da Fundação DOCOMOMO Internacional, Ana Tostões.

A atribuição dos Prémios Viana de Lima decorre de um protocolo estabelecido em 2010 entre a Câmara Municipal de Esposende e a Universidade do Porto, mediante o qual o Município assumiu a gestão da Casa das Marinhas, da autoria do Arquitecto Viana de Lima e propriedade da Universidade do Porto, comprometendo-se a distinguir, anualmente e durante 30 anos, com um prémio pecuniário individual de 2000 euros, os dois melhores alunos dos cursos de Arquitectura e de Belas-Artes, sendo que, findo esse prazo, o imóvel passa a ser propriedade municipal.

Através da atribuição destes prémios, pretende-se homenagear e conservar a memória do Arquitecto Viana de Lima, enaltecendo o relevante tributo da sua obra para a história da arquitetura nacional e a cultura artística de um modo geral.

Francisco Ascensão
Francisco Ascensão (c) DR

Imagens (c) DR

Copyright 1996-2019 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas