Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FAUP
Você está em: Início > Notícias > Estudantes da FAUP entre os quatro finalistas do concurso Nordic Built Cities Challenge (Ilhas Faroé, Dinamarca)

Notícias

Estudantes da FAUP entre os quatro finalistas do concurso Nordic Built Cities Challenge (Ilhas Faroé, Dinamarca)

O concurso prevê a construção de um bairro residencial nas Ilhas Faroé, Dinamarca.

O projecto apresentado pelo Atelier MASS Lab PORTO de Diogo Rocha, formado em 2013 pela FAUP, Duarte Fontes e Lourenço Rodrigues, estudantes finalistas da FAUP, foi seleccionado como um dos quatro finalistas do Concurso Público Internacional Nordic Built Cities Challenge, para a construção de um bairro residencial num terreno íngreme localizado numa colina em Runavík, nas Ilhas Faroé, Dinamarca. Os restantes três finalistas são oriundos do Reino Unido, Espanha e  Suécia. 

A proposta da Mass Lab, dada a extensão do terreno e os requisitos muito complexos de construção, propõe "uma organização espacial que valoriza o espaço público, reflectindo a ambição social do projecto".

"A proposta consiste na ideia de que todos os pátios de acesso são ladeados por 4 casas e cada conjunto é rodeado por 4 jardins. Assim, é proposta uma urbanização densa e baixa, onde as áreas públicas se tornam numa paisagem urbana contínua de jardins, parques, recreios e hortas urbanas. A garantia dos padrões contemporâneos da qualidade de vida dos habitantes, sustentada em valores como o da comunidade, da sustentabilidade e da partilha foram fundamentais para a concepção do projecto".

O Nordic Built Cities contempla, ao todo, seis concursos para seis cidades nórdicas com o objectivo de dar respostas inovadoras e multidisciplinares a diferentes desafios urbanos.

A competição é composta por duas fases: na primeira fase foram seleccionadas até 4 propostas para cada um dos seis concursos e na segunda fase, a decorrer, serão escolhidos os vencedores de cada um dos seis concursos, que serão convidados a participar no Nordic Built Cities Challenge Awards (NBCCA). Na primeira fase foram submetidas um total de 145 candidaturas para os seis concursos e seleccionadas 24 propostas para a 2ª fase da competição.

Os vencedores para cada um dos seis concursos vão ser anunciados a 16 de Junho de 2016.

+ info
nordicbuiltcities.org
www.masslab.pt

Mass Lab
Proposta finalista ao Concurso Internacional Nordic Built Cities Challenge da Mass Lab (c) DR
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-05-21 às 06:49:19