Adalberto Dias é um dos vencedores do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2015
Os vencedores foram conhecidos a 15 de Abril, numa cerimónia que teve lugar no Palácio Nacional de Queluz
O projecto de reabilitação das Antigas Oficinas do Porto de Leixões, em Leça da Palmeira (Matosinhos) da autoria de Adalberto Dias, docente na FAUP, venceu na categoria de 'Comércio & Serviços' o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2015.
Um edificado do final do século XIX e desactivado desde finais do século XX, após diversas intervenções e utilizações, estas oficinas foram recuperadas no âmbito do Plano Geral de Reabilitação de todo o património edificado do complexo portuário, constituindo uma das suas primeiras fases. Num projecto promovido pela Administração dos Portos de Douro e Leixões, o espaço acolhe agora uma cantina/restaurante e bar para os funcionários, além de um ginásio com piscina de água salgada.
José Carlos Cruz, alumni FAUP, também foi um dos premiados, na categoria 'Uso Turístico', com o projecto Hotel Vincci Porto, em Massarelos, e que resulta da requalificação do antigo edifício da "Frigorífico do Peixe / Bolsa do Pescado".
O júri para esta edição do Prémio foi constituído pelo professor catedrático Augusto Mateus, o arquiteto e sub-diretor geral da Direção do Património Cultural, João Carlos Santos, o arquitecto José Pedro Falcão de Campos, o presidente da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI) e da AICCOPN, Manuel Reis Campos, e o professor catedrático Vasco Peixoto de Freitas.
Ao todo foram atribuídos cinco prémios nas diferentes categorias a concurso e três menções honrosas.
O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana realizou-se pelo terceiro ano consecutivo, e é uma iniciativa da Vida Imobiliária e da Promevi.
+ info
www.vidaimobiliaria.com
Projecto de reabilitação das Antigas Oficinas do Porto de Leixões da autoria de Adalberto Dias© DR