FAUP
Você está em: Início > Notícias > Docentes da FAUP nomeados para o Prémio Mies Van der Rohe

Docentes da FAUP nomeados para o Prémio Mies Van der Rohe

Shortlist será anunciada no final de Janeiro 2015

Um total de 19 projectos portugueses, 5 dos quais da autoria de docentes da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, estão na lista dos 420 finalistas do Prémio Europeu de Arquitectura Contemporânea Mies van der Rohe, divulgados a 16 de Dezembro.

Lista dos 19 projectos portugueses seleccionados:

Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas, Consórcio Menos é Mais Arquitectos e João Mendes Ribeiro - Francisco Vieira de Campos, Cristina Guedes e João Mendes Ribeiro

francisco vieira de campos

Torre de Palma Wine Hotel, João Mendes Ribeiro Arquitecto, lda
João Mendes Ribeiro, Luísa Bebiano

Casa no Tempo, Aires Mateus & Associados
Manuel Aires Mateus, Francisco Aires Mateus

Quinta do Lobo Branco, AND-RÉ
Bruno André, Francisco Salgado Ré

Ampliação do Museu Marítimo de Ílhavo, ARX Portugal Arquitectos
Nuno Mateus, José Mateus

Casas da Bouça das Cardosas, Atelier da Bouça
Filipa Guerreiro, Tiago Correia

filipa guerreiro

Adega Alves de Sousa, Belém Lima Arquitectos
António Belém Lima

Percurso Pedonal assistido da Baixa Pombalina ao Castelo de S. Jorge, Falcão de Campos Arquitecto, LDA
J. P. Falcão de Campos

Remodelação geral da sede do Banco de Portugal, Gonçalo Byrne Arquitectos, Lda
Gonçalo Byrne, J. P. Falcão de Campos

Reabilitação e Ampliação do Museu Nacional Machado de Castro, Gonçalo Byrne Arquitectos, Lda
Gonçalo Byrne

Data Center Portugal Telecom, JLCG arquitectos
João Luís Carrilho da Graça

Edifícios Centrais do Parque Tecnológico de Óbidos, Jorge Mealha Arquitecto
Jorge Mealha

Museu da Oliveira e do Azeite em Mirandela, Manuel Graça Dias + Egas José Vieira, Arquitectos, Contemporânea, Lda
Manuel Graça Dias , Egas José Vieira

manuel graça dias

Centro Cultural em Castelo Branco, MAP Architectes
Josep Lluís Mateo

Casa Pátio, Promontório
João Luís Ferreira, João Perloiro, Paulo Perloiro, Paulo Martins Barata, Pedro Appleton

Modernização da Escola Secundária Lima de Freitas, Ricardo Carvalho + Joana Vilhena Arquitectos
Ricardo Carvalho, Joana Vilhena

Casa E/C, SAMI-arquitectos
Inês Vieira da Silva, Miguel Vieira

Pavilhão Multiusos de Viana do Castelo, Souto Moura - Arquitectos, S.A.
Eduardo Souto de Moura

souto moura

Centro de Alto Rendimento de Remo do Pocinho, spacialAR-TE
Álvaro Fernandes Andrade.

alvaro andrade

No total, estão candidatos 420 projectos de 36 países. Criado em 1987 pela União Europeia, o Prémio Mies van der Rohe, é bienal e ascende a 60 mil euros, tratando-se de um dos mais prestigados e importantes galardões europeus de arquitectura.

A edição deste ano do Prémio inclui ainda o Prémio Arquitecto Emergente, no valor de 20 mil euros, dirigido aos profissionais em início de actividade profissional, e, pela primeira vez, é implementado nesta edição o Young Talent Architect Prize (YTAP) que pretende "reconhecer os melhores projectos de arquitectura de final de curso e que permitirá aos seus autores estabelecer uma rede profissional com o vencedor, os finalistas e o arquitecto emergente. Podem participar neste prémio os estudantes de arquitectura do ano lectivo 2014-2015 de cerca de 40 universidades europeias".

O júri irá anunciar a shortlist no final de Janeiro 2015.

Instituído em 1988, o Prémio Mies van der Rohe foi atribuído na sua 1ª edição ao arquitecto Álvaro Siza, com o edifício Borges & Irmão, em Vila do Conde.

www.miesarch.com
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-02-21 às 08:45:40