Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FAUP
Você está em: Início > Notícias > Projecto do CEFA.UP vence Prémio João de Almada 2014

Notícias

Projecto do CEFA.UP vence Prémio João de Almada 2014

15.ª edição



O projecto de recuperação do edifício da Rua Alexandre Braga, 94, da autoria de Francisco Barata, Nuno Valentim e José Luís Gomes do Centro de Estudos da Faculdade de Arquitetura da U. Porto (CEFA.UP), propriedade da Fundação Instituto Arquiteto José Marques da Silva (FIMS), venceu o Prémio João de Almada 2014.

A selecção do júri recaiu sobre o projecto que, na sua opinião, constitui o melhor exemplo de reabilitação entre as 22 obras concorrentes. "O Júri valorizou esta intervenção num edifício do século XX, chamando a atenção para o trabalho da Fundação na divulgação da modernidade da obra do Arquiteto Marques da Silva. O trabalho premiado constitui uma recuperação discreta e atenta, sob o lema "menos é mais" em que menos alteração é mais autenticidade, num imóvel simbólico, associado a uma edificação que faz cidade. O uso é mantido, a habitação valorizada. O prédio n.º 94 da Rua Alexandre Braga foi projetado pelo arquiteto José Marques da Silva, entre 1923 e 1928, para rendimento do próprio. A obra de reabilitação resultou do interesse da FIMS em preservar o edifício, com uma viabilidade económica apoiada no arrendamento das frações. Como é recorrente nestes casos a gravidade das patologias aumentava à medida da aproximação à cobertura, e os problemas identificados resultavam sobretudo da degradação dos materiais e de anomalias provenientes da falta de manutenção."

Presidido pelo Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto - Dr. Paulo Cunha e Silva, o júri era ainda constituido por representantes da Direcção Regional de Cultura do Norte - Arq. Amândio Dias; da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto - Arq. Carlos Guimarães; da Ordem dos Arquitectos (Secção Regional Norte) - Arq. Artur Alves; da Associação Regional de Proteção do Património Cultural e Natural - Arq.ª Dulce Marques de Almeida; da Direção Municipal de Urbanismo - Arq.ª Maria Susana Soares; da Direção Municipal de Cultura - Arq. Francisco Sousa Rio; e ainda pelo vencedor da edição anterior - Arq. Carlos Prata.

Em outubro decorrerá a exposição dos trabalhos concorrentes a esta edição do Prémio, assim como a cerimónia de entrega do Prémio.

Instituido em 1987 pela Câmara Municipal do Porto, o Prémio João de Almada tem como objectivo incentivar e promover a recuperação do património arquitetónico da Cidade.

Acta com os resultados

Artigo do público
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-05-25 às 17:22:26