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Projeto: PTDC/ECI-TRA/4672/2020

Designação do projeto: TRAIN - Avaliação dos riscos e requisitos para a circulação em pelotão de veículos pesados com recurso a simulador de condução
Código do projeto: PTDC/ECI-TRA/4672/2020
Instituição proponente/ Promotor líder/ Entidade coordenadora: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Parceiro(s) / Co-promotor(es) / Instituição(ões) participante(s): COFAC - Cooperativa de Formação e Animação Cultural, CRL; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Data de aprovação: 2020-12-17
Data de início: 2021-03-29
Data de conclusão: 2025-03-28
Custo Elegível do Projeto
Custo Total Elegível: 249.987,21 EUR
Custo Elegível na Universidade do Porto: 191.956,70 EUR
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 154.119,15 EUR
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto: 37.837,55 EUR
Apoio Financeiro Global
Orçamento de Estado: 249.987,21 EUR
Apoio Financeiro à Universidade do Porto
Total da Universidade do Porto: 37.837,55 EUR
Nacional/Regional | Orçamento de Estado | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto: 37.837,55 EUR
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
Objetivos: A indústria automóvel tem procurado desenvolver soluções inovadoras para o transporte de mercadorias, com os objetivos da descarbonização, da melhoria da segurança rodoviária e da melhoria da saúde e das condições de trabalho dos condutores profissionais. Neste sentido, a automação é vista como uma solução promissora para melhorar a eficiência do transporte de mercadorias na Europa, nomeadamente através da circulação de veículos pesados em pelotão. A circulação de pelotões de veículos pesados consiste uma novidade que comporta novos e inesperados riscos, sendo necessária uma investigação abrangente de modo a não comprometer a segurança viária. Em Portugal, e em muitos outros países Europeus, não existem projetos dedicados à avaliação da perceção e do comportamento dos condutores em face desta nova tecnologia.
Atividades: O projeto TRAIN propõe uma abordagem integrada com vista à identificação dos requisitos para o desenvolvimento de tecnologias para a circulação de veículos pesados em pelotão, bem como à avaliação dos riscos de implementação na via pública. Numa primeira fase, o projeto irá envolver condutores e operadores em entrevistas a grupos focais e, posteriormente, em questionários alargados, de modo a identificar os conhecimentos, perceções, opiniões e sentimentos sobre esta nova tecnologia. Posteriormente serão realizadas experiências em simulador de condução.
Resultados/Impacto: Os resultados do projeto permitirão avaliar o grau de consciencialização de condutores e operadores, bem como fornecer informação para a conceção das experiências em simulador de condução. O estudo experimental permitirá avaliar os principais riscos associados à circulação em pelotão de veículos pesados em cenários de automação parcial (nível 2 definido pela SAE International), nos quais o condutor pode assumir o papel de supervisor da condução, tendo que reagir adequadamente a qualquer solicitação para reassumir o controlo do veículo. Os dados recolhidos serão alvo de tratamento através de técnicas estatísticas e de algoritmos de inteligência artificial com vista à previsão do estado de alerta dos condutores e ao estabelecimento de distâncias de segurança seguras e eficientes. Em conjunto com os resultados dos grupos focais e do questionário, as simulações permitirão ainda desenvolver um modelo de aceitação e confiança dos condutores sobre esta nova tecnologia. No final, o projeto TRAIN pretende fornecer diretrizes e recomendações essenciais à indústria, aos operadores logísticos e às autoridades de segurança viária, baseadas em modelos robustos de aceitação e do comportamento dos condutores profissionais, que contenham uma descrição abrangente dos fatores de risco e das necessidades de formação dos condutores associadas à circulação de veículos pesados em pelotão.
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