Encontro | Homenagem 'Francisco Barata . Investigação . Testemunhos de um Legado'
5 de fevereiro, 4.ª feira, 16h00, Sala Plana
Homenagem ao Professor Francisco Barata (1950-2018) organizada pelo Grupo 'Património da Arquitectura, da Cidade e do Território' (PACT-CEAU) de que foi co-fundador e coordenador, entre 2009 e 2018.
A sessão contará com conferências proferidas por Daniele Vitale (Politécnico de Milão) e Jorge Figueira (dARQ-FTUC; FAUP), às quais se seguirão breves testemunhos por antigos Doutorandos: Bruno Matos, Gisela Lameira, Helder Casal Ribeiro, Nuno Valentim, Pedro Alarcão, Rodrigo Coelho e Teresa Cunha Ferreira.
No final do encontro, será apresentado o livro 'Fórum do Porto. Património, Cidade, Arquitectura' (Editores: Teresa Cunha Ferreira, Rui Fernandes Póvoas, Francisco Barata Fernandes) que é dedicado à sua memória.
Daniele Vitale formou-se em arquitetura no Politécnico de Milão (1969) com Aldo Rossi, de quem foi assistente (1969-71) e com quem colaborou na XV e XVI Trienal de Milão (1873 e 1981). Foi docente de “Composizione architettonica” no Politécnico de Milão, tendo também desenvolvido actividade de ensino noutras universidades italianas, nos EUA, Brasil, Espanha e Portugal. Foi redactor da "Lotus International" (1978-81) e dirigiu a colecção de textos teóricos “I testimoni dell’Architettura” da editora Allemandi (com Carlo Olmo). Colaborou com Ignazio Gardella em alguns projectos (entre 1969 e 1984), sendo também autor de vários projectos e obras para cidades ou edifícios, em Itália e no estrangeiro.
Jorge Figueira é arquiteto pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (1992) e doutorado pela Universidade de Coimbra (2009). É professor associado e foi diretor do Departamento de Arquitectura da FCTUC, entre 2010 e 2017. Investigador e vice-presidente do conselho científico do Centro de Estudos Sociais. Professor convidado do Programa de Doutoramento em Arquitetura, FAUP. Pesquisador visitante da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2018). Membro do Conselho Geral do ISCTE-IUL. Autor de livros, entre os quais, A periferia perfeita. Pós-modernidade na arquitectura portuguesa. Anos 1960-1980 (Caleidoscópio, 2014). Curador de exposições, entre as quais, "Físicas do Património Português. Arquitetura e Memória", Museu de Arte Popular, Lisboa (2018/2019). Investigador principal do projecto de investigação (EU)ROPA – Rise of Portuguese Architecture (FCT).