Avaliação da Atividade Física e da Aptidão Física
AFES01 - ECTS
Aprofundar os conhecimentos sobre a avaliação da atividade física e da aptidão física, utilizando-os na formulação, resolução e discussão de problemas na área de formação e intervenção dos estudantes.
Biomecânica
AFES02 - ECTS
Conhecer os fundamentos Matemáticos e Físicos da Biomecânica.
Perceber e relacionar os conceitos de Posição, Velocidade, Aceleração, Força, Trabalho, Energia, Momento de força.
Conhecer os diversos instrumentos do Laboratório de Biomecânica e as respetivas mais valias e limitações. Perceber a complementaridade entre os diversos instrumentos.
Saber preparar e implementar recolhas de dados no Laboratório de Biomecânica.
Fazer o tratamento básico de dados no Qualisys Track Manager e Excel.
Fisiologia do Exercício
AFES03 - ECTS
Esta unidade curricular tem por objectivos fornecer aos estudantes, numa perspectiva multidisciplinar, os conhecimentos sobre a essência do movimento humano assim como as suas repercussões locais (nos sistemas efectores) e sistémicas, quer de carácter agudo quer crónico. Pretende-se também mostrar a forma como este conhecimento vem sendo construído no tempo, tendo por base a experimentação animal e humana, e a sua potencial aplicabilidade numa perspectiva de prevenção e/ou reabilitação de patologias e/ou doenças.
Metabolismo, Bioquímica e Nutrição
Metodologia de Investigação
AFES05 - ECTS
A Unidade Curricular de Métodologia de Investigação tem como objetivos desenvolver competências de investigação nos mestrandos, através do domínio dos métodos de planeamento e organização da investigação, com destaque para as diferentes metodologias. O estudante deverá dominar os diferentes métodos de investigação de modo a escolher o mais adequado ao objetivo de estudo e ser capaz de divulgar adequadamente os resultados da investigação. Desenvolver competências na criação, análise e interpretação dos resultados obtidos durante a recolha de dados numa investigação.
Psicologia da Atividade Física e do Desporto
Sociologia da Atividade Física e da Saúde
AFES07 - ECTS
O principal objetivo é demonstrar que a saúde não é apenas um problema biológico, mas também de natureza social e cultural. Para isso, os estudantes têm de conhecer a evolução do conceito de saúde através dos tempos, centrando-se na atualidade, onde a atividade física tem o seu lugar nesta discussão. É também objetivo levar os estudantes a saber distinguir a saúde como um efeito do exercício físico e não como a sua causa.
Dissertação/Estágio/Projecto
Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação
AFES30 - ECTS
Esta unidade curricular, visa dotar profissionais de Exercício Físico que atuem em diferentes contextos profissionais e que contactem com diferentes públicos-alvo, nomeadamente pessoas saudáveis ou com diferentes patologias crónicas, de diferentes idades, géneros e em diferentes contextos profissionais com conhecimentos e competências que lhes permitam reconhecer situações de doença súbita que possam ocorrer durante a prática de exercício e estar preparados para atuar em casos de urgência ou emergência sabendo:
i) reconhecer a potencial gravidade da situação
ii) prestar o auxilio necessário para controlar os danos decorrentes da situação
iii) quando e como deverá ser ativado o pedido de assistência médica
Aspetos Psicossociais da Atividade Física Adaptada
AFES17 - ECTS
i) Compreender de forma crítica as variáveis psicológicas e sociais da pessoa com deficiência e o efeito benéfico da prática de AF e desportiva no desenvolvimento destas variáveis assim como a Atividade Física e desportiva estudadas como meio privilegiado de promoção dos seus valores pessoais e sociais.
ii) Distinguir e definir claramente a abordagem psicossocial à deficiência posicionando-se criticamente quanto aos modelos médico e social de deficiência, dominando a linguagem técnica,científica e socialmente adequada.
iii) Identificar e estimular a discussão acerca dos problemas relacionados com a discriminação e o estigma que as pessoas com deficiência experienciam enquanto parte de um grupo, proporcionando o desenvolvimento do seu sentido crítico e compromisso em relação aos direitos fundamentais do cidadão.
iv) Ser capaz de aplicar os conceitos psicológicos básicos e processos relacionados com a AF nesta população, com base nas teorias que fundamentam o desenvolvimento da personalidade e da motivação aplicadas ao contexto da AFA.
Atleta Paralímpico: da Reabilitação ao Alto Rendimento
AFES14 - ECTS
i) Dominar conceitos básicos das Ciências do Desporto Paralímpico, destacando a importância da biomecânica, fisiologia, psicologia e aspetos médicos específicos do atleta com deficiência.
ii) Compreender a importância do acompanhamento por parte de equipas multidisciplinares para atingir a máxima performance desportiva destes atletas em diferentes desportos/níveis de competição.
iii) Planear, estruturar e aplicar programas de treino individualizado visando a otimização da performance desportiva do atleta com deficiência, bem como selecionar criticamente e aplicar instrumentos de avaliação da performance desportiva.
iv) Dominar os princípios básicos da classificação desportiva nas áreas da deficiênciamotora, visual e intelectual.
v) perceber a importância do papel do treinador do atleta com deficiência abordando estratégias e orientações práticas e concisas sobre os aspetos específicos do treino do atleta paralímpico.
Conhecimentos Avançados na Deficiência Motora,Intelectual e Sensorial
AFES15 - ECTS
i) Dominar e aprofundar conhecimentos acerca das caraterísticas das pessoas com deficiência motora, intelectual e sensorial, bem como analisar a etiologia das diferentes áreas de deficiência, suas consequências e possibilidade de intervenção.
ii) Planear, estruturar e desenvolver propostas inovadoras de intervenção no âmbito da AFA relacionadas com estes tipos de deficiência.
iii) Capacitar para um conhecimento mais aprofundado acerca das estratégias de promoção de estilos de vida ativos e saudáveis para pessoas com deficiência motora, deficiência intelectual e deficiência sensorial.
iv) Planear e aplicar os princípios da diversidade na planificação e implementação de programas de intervenção em AFA, com especial ênfase nas caraterísticas e necessidades específicas das pessoas com deficiência motora, intelectual e sensorial.
Educação Física e Práticas Inclusivas
AFES16 - ECTS
- Dominar conceitos fundamentais da Pedagogia e da Didática do Desporto;
- Problematizar o Currículo da Educação Física e dos Projetos de Desporto na Escola à luz da Educação Inclusiva (conceitos e regime jurídico atual);
- Identificar princípios de flexibilidade curricular com propostas de medidas de acomodação e/ou adaptações curriculares no âmbito da Educação Física particularmente para discentes com necessidades de saúde especiais;
- Planear e aplicar práticas inclusivas, medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão no âmbito da Educação Física e dos Projetos de Desporto na Escola, e de metodologias diferenciadas que valorizem o sucesso particularmente de discentes com necessidades de saúde especiais.
- Valorizar a atitude de compromisso com a inclusão
História do Desporto Adaptado
AFES13 - ECTS
Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos acerca dos marcos históricos do desporto para pessoas comdeficiência e do movimento paralímpico, ao nível nacional e internacional. No final desta UC os estudantes deverão ser capazesde identificar a estrutura e hierarquia das organizações que tutelam o desporto adaptado, ao nível nacional e internacional,posicionando-se criticamente sobre a evolução do Desporto Adaptado. Para além disso, os estudantes estarão aptos acompreender as especificidades do sistema de classificação desportiva e o seu impacto no atleta paralímpico e na organizaçãoda estrutura desportiva.
Adicionalmente, os estudantes serão detentores de um conhecimento especializado acerca do desporto para pessoas comdeficiência, em múltiplas perspetivas, destacando-se as que enfatizam o desporto como um espaço privilegiado de recreação elazer, como forma de terapia ou ainda como elemento integrante do processo educativo.
Seminários em Atividade Física Adaptada
AFES18 - ECTS
São convidados especialistas nacionais e internacionais para abordarem matérias entendidas como complementares àsabordadas nas restantes unidades curriculares. Deste modo, pretende-se despertar e sensibilizar o interesse dos estudantespara diferentes linhas de investigação no domínio da atividade física adaptada, possibilitando-lhes, de acordo com as suaspreferências, um contato mais direto com outros programas já existentes, nomeadamente os que são apresentados pelosdiferentes docentes participantes nesta UC, prevendo a possibilidade de escolha de orientador e da temática a investigar nofuturo.
Envelhecimento e Comportamento Motor
Envelhecimento, Patologia e Doença
AFES21 - ECTS
Para além do aprofundamento dos conteúdos adquiridos durante o 1º semestre, esta UC visa fornecer aos estudantes, numa perspetiva multidisciplinar, os conhecimentos sobre as principais alterações teciduais e orgânicas motivadas pelo processo de envelhecimento assim como as suas repercussões funcionais, locais e sistémicas, relacionando a taxa de evolução destes processos com o comportamento e exposição ambiental.
Gerontologia Social e Cultural
AFES19 - ECTS
O principal objectivo desta Unidade Curricular é proporcionar aos estudante uma visão do Idoso na sociedade ocidental, identificar os seus principais problemas e tentar compreender o seu estar-no-mundo face a uma vida pensada para uma população jovem.
Os Estudantes, no final da Unidade Curricular, deverão possuir a competência de identificar os principais problemas inerentes ao idoso na nossa sociedade e conhecer o contributo que a actividade física pode ter para a reconstrução de uma vida de relação, que normalmente é perdida com a velhice
Metodologia do Treino no Idoso
AFES22 - ECTS
O objectivo geral desta unidade curricular (UC) corresponde à formação de competências pedagógicas e académicas no sentido de apetrechar os estudantes com conhecimentos e capacidades que lhes facilitem a tarefa de implementar programas de atividade física com repercussões sobre a saúde, autonomia, bem-estar e qualidade de vida da população idosa.
Constituem-se ainda como objetivos da UC:
- ter domínio conceptual acerca dos efeitos da idade e da (in)atividade física para o processo de envelhecimento;
- conhecer os benefícios associados aos diferentes tipos de treino no idoso;
- prescrever, programar, organizar e desenvolver programas individualizados e de grupo tendo em consideração as características individuais
- desenvolver atitudes e valores, que permitam aos futuros profissionais a realização de uma prática entusiasta e competente.
Seminários em Atividade Física e Exercício para a Terceira Idade
AFES23 - ECTS
- Elevar a qualificação científica e o conhecimento multidisciplinar, básico e aplicado ao estudo do envelhecimento e práticas deatividade física e exercício com indivíduos idosos;
- Adquirir conhecimentos e desenvolver competências para a atividade de investigação e produção de conhecimento novo e/oupara inovar, em situações complexas, para as quais são necessárias soluções, em face de informação limitada ou incompleta.
- Ser capaz de integrar, discutir e debater reflexivamente resultados e conclusões da atividade científica e de práticasprofissionais
- Ser capaz de reportar e avaliar resultados e conclusões da atividade científica e de práticas profissionais
Atividade Física e Exercício na promoção da saúde
AFES10 - ECTS
Conhecer, discutir e aplicar:
- Os conceitos, a evolução e interpretação dos modelos de saúde;
- A importância da atividade física, exercício, e alimentação, enquanto comportamentos de promoção da saúde e prevenção de doenças;
- Os fatores determinantes e correlatos da atividade física e do comportamento sedentário;
- As recomendações internacionais para a prática de atividade física nos diferentes grupos etários;
- Os modelos e as estratégias de promoção da atividade física relacionada à saúde em diferentes contextos.
Práticas Desportivas de Ginásio e Academia
Praticas desportivas na Natureza
AFES08 - ECTS
Esta UC tem como objetivos prioritários, promover e dotar os estudantes de conhecimentos, aptidões e competências, visando promover o conhecimento e interesse pela atividade física e exercício como atividade intimamente vinculada à promoção da saúde e bem-estar, particularmente nas práticas desportivas efetuadas no contexto da natureza.
- Desenvolver conhecimentos e competências relacionadas com a aplicação de algumas práticas desportivas na natureza (PDN), nomeadamente a Escalada, a montagem de aparelhos, Corrida e Orientação, BTT, canoagem, surf, SUP, em contexto de lazer com objetivos de melhoria e manutenção da saúde;
- Mobilizar conhecimentos e competências para resolver problemas das PDN, mediante as particularidades das matérias, dos escalões etários e dos níveis de prática.
3. Promover a aquisição de conhecimentos sobre a organização em diferentes PDN, considerando a especificidade dos locais, respeito pelas natureza, materiais e normas de segurança.
Seminários em Atividades de Academia e na Natureza
AFES12 - ECTS
- Elevar a qualificação científica e o conhecimento multidisciplinar, básico e aplicado ao estudo das práticas de exercício emacademias e na natureza;
- Adquirir conhecimentos e desenvolver competências para a atividade de investigação e produção de conhecimento novo e/oupara inovar, em situações complexas, para as quais são necessárias soluções, em face de informação limitada ou incompleta.
- Ser capaz de integrar, discutir e debater reflexivamente resultados e conclusões da atividade científica e de práticasprofissionais
- Ser capaz de reportar e avaliar resultados e conclusões da atividade científica e de práticas profissionais
Sistemas normativos das práticas desportivas,Gestão e Marketing
Exercício na Doença Oncológica
AFES29 - ECTS
Aprofundar conhecimentos de fisiopatologia e prescrição de exercício utilizando-os na formulação, resolução e discussão de problemas na área de intervenção dos estudantes.
Exercício nas doenças cardiovasculares e respiratórias
Exercício nas doenças endócrinas e metabólicas
AFES25 - ECTS
Aprofundar conhecimentos de fisiopatologia e prescrição de exercício utilizando-os na formulação, resolução e discussão de problemas na área de intervenção dos estudantes.
Exercício nas doenças músculo-esqueléticas
AFES27 - ECTS
Aprofundar conhecimentos de fisiopatologia e prescrição de exercício utilizando-os na formulação, resolução e discussão de problemas na área de intervenção dos estudantes.
Exercício nas doenças neurodegenerativas e doença mental
AFES28 - ECTS
Esta unidade curricular visa aprofundar os conhecimentos sobre as caraterísticas das pessoas com doença mental e doença neurodegenerativa, bem como analisar a etiologia das diferentes doenças, as suas consequências e possibilidades de intervenção. Pretende, também, promover nos estudantes a capacidade de elaborar propostas de intervenção adequadas à população em causa no âmbito do exercício físico. Adicionalmente, pretende-se ainda capacitar os estudantes para um conhecimento mais aprofundado acerca das estratégias de promoção de estilos de vida ativos e saudáveis promotores da saúde, autonomia, bem-estar e qualidade de vida da pessoa com doença mental e doença neurodegenerativa.
Organização de programas de exercício clínico e aspetos éticos
AFES24 - ECTS
São objectivos da unidade curricular:
1. Estabelecer o significado e utilidade do exercício clínico no âmbito das doenças crónicas; 2) Contextualizar a área de atuação do profissional do exercício físico no seio de equipas multidisciplinares; 3) Adquirir e compreender os conceitos relacionados com ética, deontologia e qualidade profissional; 4) Demonstrar a necessidade de realizar uma prática baseada na evidência; Compreender a estrutura e modo de funcionamento de um programa de exercício clínico, dominando os algoritmos e procedimentos relacionados com a avaliação clínica e interpretação de resultados, prescrição do exercício, bem como das metodologias relacionados com a modificação de comportamentos, avaliação da motivação e prontidão para a mudança comportamental e eliminação de barreiras ao exercício e gestão de expectativas.