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Metodologia de Investigação

Código: AFES05     Sigla: AFES05

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=2099
Curso/CE Responsável: 2º Ciclo em Atividade Física, Exercício e Saúde

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
2CAFES 60 Plano Oficial 1 - 6 50 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Carlos Rodrigues Dias Ribeiro Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 6,66
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 6,66
Maria Paula Monteiro Pinheiro da Silva 0,80
José Carlos Rodrigues Dias Ribeiro 5,86

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A Unidade Curricular de Métodologia de Investigação tem como objetivos desenvolver competências de investigação nos mestrandos, através do domínio dos métodos de planeamento e organização da investigação, com destaque para as diferentes metodologias. O estudante deverá dominar os diferentes métodos de investigação de modo a escolher o mais adequado ao objetivo de estudo e ser capaz de divulgar adequadamente os resultados da investigação. Desenvolver competências na criação, análise e interpretação dos resultados obtidos durante a recolha de dados numa investigação.

Resultados de aprendizagem e competências

- O/A estudante conhece e diferencia os vários paradigmas da investigação e argumenta sobre as questões epistemológicas
- O/A estudante é capaz de desenhar  um estudo qualitativo
- O/A estudante conhece métodos de recolha e análise de dados qualitativos
  
- O estudante cria bases de dados considerando as características individuais de cada variável.

- O estudante é capaz de aplicar testes de normalidade.

- O estudante diferencia, e aplica adequadamente, testes paramétricos e não paramétricos.

- O estudante é capaz de diferenciar e aplicar os pressupostos necessários à aplicação dos diferentes testes estatísticos, considerando o tamanho amostral, os grupos disponíveis e as características das varáveis.


- O estudante é capaz de interpretar os resultados obtidos através do SPSS, ajustado às diferentes situações de análise.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Bloco I – Elaboração e apresentação de trabalhos Científicos 

1.O que é considerado escrita científica

2.A integridade académica e o plágio

3.Pesquisa e avaliação da informação

4.Aspetos formais da elaboração um trabalho científico


Bloco II – Os paradigmas da investigação     

1. A investigação qualitativa         -

2. Epistemologias, metodologias e métodos na investigação qualitativa


Bloco III – Revisão de literatura 

1. Tipos de revisão

2. Revisão sistemática com metanálise


Bloco IV – A construção de variáveis: conceitos e variáveis. O problema da operacionalização

1. Criação de base de dados em SPSS

2. A noção de variável, tipos de variáveis e escalas de medida.

3. Variáveis dependentes e independentes.

4. Testes paramétricos e não paramétricos para interpretação dos dados.

5. Análise da distribuição dos dados e suas implicações.

6. Controlo das variáveis.

7. A interpretação dos resultados

 

Bibliografia Obrigatória

Volpato Gilson Luiz; Ciência. ISBN: 85-903774-3-1
Volpato Gilson Luiz; Dicas para redação científica. ISBN: 85-9037-744-X
Kinnear Paul; SPSS for Windows made simple. ISBN: 0-86377-611-6
Foster Jeremy; Data analysis using SPSS for Windows. ISBN: 0-7619-6016-3
Pestana, Maria Helena; Análise de dados para ciências sociais
Eco Umberto; Como se faz uma tese em ciências humanas
Margetts Barrie 340; Design concepts in nutritional epidemiology. ISBN: 0-19-261873-3
Hailman Jack P.; Planning, proposing, and presenting science effectively. ISBN: 0-521-56875-7
Hardy Melissa 340; Handbook of data analysis. ISBN: 0 7619 6652 8
Quivy Raymond; Manual de investigação em ciências sociais. ISBN: 972-662-275-1
Merriam Sharan B.; Qualitative research and case study applications in education. ISBN: 0-7879-1009-0
Field Andy; Discovering statistics. ISBN: 0-7619-5755-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As 50 horas de aula serão lecionadas em 15 blocos compactos de 2H+1,5H horas. Promover-se-á um diálogo ativo entre todos os presentes. As aulas serão expositivas com recurso prático do programa de análise estatística SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Os alunos deverão frequentar pelo menos 75% das aulas previstas.

Software

Statistical Package fo the Social Sciences
Endnote

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Metodologia de investigação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho prático ou de projeto 20,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 112,00
Frequência das aulas 50,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A avaliação, em 1ª época, consistirá na realização de 2 trabalhos práticos, sobre avaliação qualitativa, e sobre Elaboração e apresentação de trabalhos Científicos/ Revisão de literatura, contribuíndo cada um deles com 20% para a avaliação final.

Uma avaliação teórica/prática, sobre a forma de Prova Escrita, que consistirá na realização de uma análise de dados, em SPSS, respondendo às questões apresentadas na Prova (60%).


As avaliações correspondentes às épocas de recurso e especial (somente para terminar o curso) consistirão na realização de uma prova escrita, em datas a definir com a Comissão de Coordenação do Mestrado e o respetivo docente.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação obtida pelos estudantes na Unidade Curricular, corresponde a 60% da Prova Prática de SPSS (PPSPSS), 40% para os respetivos trabalhos práticos realizados (TP1 e TP2), desde que cumpram os pressupostos para a Obtenção de Frequência (75% de participação nas aulas).

0,60*PPSPSS + 0,20*TP1 + 0,20*TP2= Nota Final

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nestas situações serão aplicadas as Normas Gerais de Avaliação da Faculdade


Melhoria de classificação

Nestas situações serão aplicadas as Normas Gerais de Avaliação da Faculdade


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