Código: | AFES05 | Sigla: | AFES05 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Sociais |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=2099 |
Curso/CE Responsável: | 2º Ciclo em Atividade Física, Exercício e Saúde |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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2CAFES | 60 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 50 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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José Carlos Rodrigues Dias Ribeiro | Regente |
Teorico-Prática: | 6,66 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 6,66 |
Maria Paula Monteiro Pinheiro da Silva | 0,80 | ||
José Carlos Rodrigues Dias Ribeiro | 5,86 |
A Unidade Curricular de Métodologia de Investigação tem como objetivos desenvolver competências de investigação nos mestrandos, através do domínio dos métodos de planeamento e organização da investigação, com destaque para as diferentes metodologias. O estudante deverá dominar os diferentes métodos de investigação de modo a escolher o mais adequado ao objetivo de estudo e ser capaz de divulgar adequadamente os resultados da investigação. Desenvolver competências na criação, análise e interpretação dos resultados obtidos durante a recolha de dados numa investigação.
- O/A estudante conhece e diferencia os vários paradigmas da investigação e argumenta sobre as questões epistemológicas
- O/A estudante é capaz de desenhar um estudo qualitativo
- O/A estudante conhece métodos de recolha e análise de dados qualitativos
- O estudante cria bases de dados considerando as características individuais de cada variável.
- O estudante é capaz de aplicar testes de normalidade.
- O estudante diferencia, e aplica adequadamente, testes paramétricos e não paramétricos.
- O estudante é capaz de diferenciar e aplicar os pressupostos necessários à aplicação dos diferentes testes estatísticos, considerando o tamanho amostral, os grupos disponíveis e as características das varáveis.
- O estudante é capaz de interpretar os resultados obtidos através do SPSS, ajustado às diferentes situações de análise.
Bloco I – Elaboração e apresentação de trabalhos Científicos
1.O que é considerado escrita científica
2.A integridade académica e o plágio
3.Pesquisa e avaliação da informação
4.Aspetos formais da elaboração um trabalho científico
Bloco II – Os paradigmas da investigação
1. A investigação qualitativa -
2. Epistemologias, metodologias e métodos na investigação qualitativa
Bloco III – Revisão de literatura
1. Tipos de revisão
2. Revisão sistemática com metanálise
Bloco IV – A construção de variáveis: conceitos e variáveis. O problema da operacionalização
1. Criação de base de dados em SPSS
2. A noção de variável, tipos de variáveis e escalas de medida.
3. Variáveis dependentes e independentes.
4. Testes paramétricos e não paramétricos para interpretação dos dados.
5. Análise da distribuição dos dados e suas implicações.
6. Controlo das variáveis.
7. A interpretação dos resultados
As 50 horas de aula serão lecionadas em 15 blocos compactos de 2H+1,5H horas. Promover-se-á um diálogo ativo entre todos os presentes. As aulas serão expositivas com recurso prático do programa de análise estatística SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Os alunos deverão frequentar pelo menos 75% das aulas previstas.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 60,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 20,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 112,00 |
Frequência das aulas | 50,00 |
Total: | 162,00 |
A avaliação, em 1ª época, consistirá na realização de 2 trabalhos práticos, sobre avaliação qualitativa, e sobre Elaboração e apresentação de trabalhos Científicos/ Revisão de literatura, contribuíndo cada um deles com 20% para a avaliação final.
Uma avaliação teórica/prática, sobre a forma de Prova Escrita, que consistirá na realização de uma análise de dados, em SPSS, respondendo às questões apresentadas na Prova (60%).
As avaliações correspondentes às épocas de recurso e especial (somente para terminar o curso) consistirão na realização de uma prova escrita, em datas a definir com a Comissão de Coordenação do Mestrado e o respetivo docente.
Classificação obtida pelos estudantes na Unidade Curricular, corresponde a 60% da Prova Prática de SPSS (PPSPSS), 40% para os respetivos trabalhos práticos realizados (TP1 e TP2), desde que cumpram os pressupostos para a Obtenção de Frequência (75% de participação nas aulas).
0,60*PPSPSS + 0,20*TP1 + 0,20*TP2= Nota Final
Nestas situações serão aplicadas as Normas Gerais de Avaliação da Faculdade
Nestas situações serão aplicadas as Normas Gerais de Avaliação da Faculdade