Saltar para:

SAED - Serviço de Apoio ao Estudante com Deficiência

Menu Principal

Voluntariado

O Gabinete de Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais (GAENEE), situado na biblioteca Central da Faculdade de Letras, visa prestar apoio aos estudantes com necessidades educativas especiais da UP em diversas áreas, desde a produção de materiais em suporte acessível até ao apoio nas Atividades da Vida de estudante, dentro das nossas instalações.

Objetivos do programa de voluntariado

Este programa pretende superar lacunas graves da Universidade em relação ao acompanhamento dos seus estudantes com deficiência. Uma vez que neste momento, não há pessoal especializado nos quadros das faculdades, nem meios para os conseguir, a opção seria deixar o apoio suplementar de que os estudantes com deficiência necessitam votado ao acaso ou à boa vontade, ou então tentar organizar um programa, que embora fosse renovado anualmente, pudesse, pelo menos durante o ano letivo, dar algumas garantias aos estudantes mencionados.

Apoio

O apoio consiste sobretudo na produção de material de estudo em suporte alternativo para estudantes com deficiência visual e o apoio nas deslocações, pesquisas bibliográficas em instituições sem acessibilidades e outros, para os estudantes com deficiência motora.

Podem colaborar com este programa os docentes, discentes e funcionários de todas as Faculdades da Universidade do Porto, todas as pessoas a partir dos 18 anos que queiram apoiar esta iniciativa.

Benefícios

  • Formação:
  • Dada a natureza específica do apoio prestado, os voluntários terão direito a uma formação para as funções que irão exercer. Essa formação é ministrada logo no início do programa.

    Ao longo do ano cada voluntário conta com o apoio do funcionário que coordena o programa de voluntariado, podendo igualmente recorrer a qualquer elemento do GAENEE da UP para esclarecimento ou ajuda.

  • Participação gratuita em todas as iniciativas do GAENEE da UP:
  • Os Voluntários serão convidados para qualquer iniciativa organizada pelo GAENEE da UP, bem como serão informados sobre iniciativas que se realizem no Porto ou em outro local sobre a temática da deficiência.

  • Estatuto equiparado ao estatuto de trabalhador estudante:
  • Os voluntários das diferentes faculdades poderão ter direito a usufruir do estatuto de trabalhador estudante mediante determinadas condições que diferem de Faculdade para Faculdade.

  • Outras regalias:
  • Usufruir de todas as regalias que lhe sejam comunicadas durante o período em que decorre o programa.

Solicitamos a toda a comunidade académica que manifeste interesse em trabalhar connosco, que nos faça uma visita, de modo a conhecer o nosso trabalho e de que forma pode ajudar.

Será para nós muito gratificante a sua presença E Estaremos disponíveis para qualquer esclarecimento de 2ª a 6ª feira das 8.30 até às 16 horas.

Contactos


GAENEE, Gabinete de Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais
Faculdade de Letras da UP
Via Panorâmica, s/n
4150-564 Porto
Telf. 226077117
E-mail. gaenee@letras.up.pt
Responsável Dra. Alice Ribeiro
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2017-06-19 Página gerada em: 2017-11-22 às 03:42:37