Saltar para:
This Page is not available in English   A Ajuda Contextual não se encontra disponível   
Você está em: TIC > Computação >
Autenticação




Participação em projetos grid

Se pretende participar num projeto que envolva recursos de grid, a U.PORTO poderá contribuir com os recursos de que já dispõe. Contacte-nos!

Participação da U.PORTO em projetos de Computação Grid

Projetos internacionais de Computação Grid

Na Europa o desenvolvimento da Computação Grid teve um forte impulso com a criação do projeto Enabling Grids for E-science (EGEE). Entre 2004 e 2010 os projetos EGEE-I, EGEE-II e EGEE-III operaram uma infraestrutura internacional de Computação Grid que suportou aplicações e comunidades de investigadores em múltiplos domínios científicos. O EGEE demonstrou a importância da Computação Grid enquanto ferramenta para cálculo científico. Atualmente diversas comunidades de investigadores e projetos científicos dependem deste tipo de computação distribuída, pelo que tornou-se necessário garantir a sustentabilidade da Computação Grid na Europa.

O European Grid Initiative (EGI) é uma organização Europeia baseada na Holanda e que tem por objetivo operar uma infraestrutura de Computação Grid sustentável. O modelo económico do EGI baseia-se na contribuição dos países membros através das Iniciativas Nacionais Grid, à qual se junta a contribuição da União Europeia através de projetos específicos. A estrutura organizacional possui dois níveis: um nível de coordenação internacional constituído pelo EGI, e um nível de coordenação nacional constituído pelas Iniciativas Nacionais Grid (NGI). Em cada país membro a Iniciativa Nacional Grid opera uma infraestrutura de computação local que é integrada com as suas congéneres através do EGI.

Com o fim do projeto EGEE-III em abril de 2010, o EGI assumiu o controlo da infraestrutura de Computação Grid Europeia que tinha sido estabelecida pelo EGEE, assegurando uma transição suave para o novo modelo de operação assente nas Iniciativas Nacionais Grid.

A Universidade do Porto tem participado em diversos projetos internacionais relacionados com a Computação Grid aplicada ao cálculo científico, dos quais se destacam:

Logo EGEE
(Enabling Grids for E-SciencE (EGEE-II and EGEE-III))

Logo EGI
(European Grid Initiative (EGI))

Logo EELA
(E-infrastructure Shared between Europe and Latin America (EELA and EELA-2))

Logo GISELA
(Grid Initiatives for e-Science virtual communities in Europe and Latin America (GISELA))
 

Opções
Ligações úteis
Página gerada em: 2017-12-13 às 03:35:42 Última actualização: 2011-10-28