Saltar para:
This Page is not available in English   A Ajuda Contextual não se encontra disponível   
Hoje é domingo
Você está em: TIC > UPORTOaai - Manual de utilização
Autenticação




UPORTOaai - Como efectuar uma autenticação federada

Conceito

As infra-estruturas de autenticação e autorização estão a tornar-se cada vez mais comuns, em particular nos ambientes universitários, para gerir as identidades electrónicas dos utilizadores. Sem uma infra-estrutura deste tipo é necessário o registo do utilizador em cada recurso, com evidentes desvantagens em termos de gestão das credenciais nos diferentes recursos e dificultando os acessos inter-institucionais.

A autenticação federada no SIGARRA permite ao utilizador uma autenticação transversal em todos os SIGARRAs das diferentes faculdades da U.PORTO utilizando as credenciais da sua instituição de origem.
Desta forma o utilizador passará a ter acesso a qualquer SIGARRA, com autenticação, tendo a possibilidade de visualizar conteúdos não acessíveis aos utilizadores não autenticados.

Nota importante de segurança: A autenticação federada não permite que se "desligue" (logout) dos sistemas da forma habitual. Para garantir que termina a sessão autenticada, em qualquer serviço federado, terá de fechar o browser. Assim, não deve utilizar a autenticação federada em ambientes públicos onde o encerramento do browser está inibido, nomeadamente em quiosques Web.

A autenticação “não federada”, que tem vindo a ser utilizada, continuará a funcionar como até aqui.

Para mais informações acerca da Infra-estrutura de Autenticação e Autorização da Universidade do Porto clique aqui

Para esclarecimento de dúvidas acerca da "Autenticação Federada" poderá encontrar mais informação no serviço de FAQs da U.PORTO.

Utilização

Clicar no botão "aai" - "Autenticação federada":

Sigarra U.PORTO
Sigarra Unidade Orgânica


O utilizador é reencaminhado para o serviço WAYF (Where Are You From), onde deverá escolher a sua instituição de origem.

Neste formulário poderá também optar por:

  • Memorizar a selecção para esta sessão - permanente durante a sessão actual.
  • Memorizar permanentemente a sua instituição de origem - permanente para a sessão actual e futuras.

Depois de seleccionar a instituição de origem o utilizador é encaminhado para o formulário de autenticação. Aqui deverá colocar as credenciais de acesso do SIGARRA.
O login deverá ter o seguinte formato: utilizador@instituição.up.pt (ex: login@fep.up.pt).
A senha é a mesma utilizada no SIGARRA da instituição de origem.

Se a autenticação for realizada com sucesso, o utilizador será reencaminhado para a página do SIGARRA (onde inciou a autenticação) com a autenticação efectuada.

Sigarra U.PORTO
Sigarra Unidade Orgânica

Desligar a autenticação

A autenticação de forma federada não permite "desligar-se" do SIGARRA da forma habitual. Para garantir que termina a sessão autenticada, em qualquer serviço federado, o utilizador terá de fechar o browser. O botão "desligar" (ou aloquete) encaminha o utilizador para uma página com a informação necessária para terminar a sessão.

Problemas na autenticação federada

Caso não consiga efectuar a autenticação federada verifique se satisfaz estas condições (necessárias para conseguir efectuar a autenticação com sucesso):

  • consegue fazer a autenticação no SIGARRA da sua instituição;
  • está a utilizar o mesmo login acrescido da sua instituição (por ex. @fep.up.pt )

Se ainda assim não se conseguir autenticar é sinal que ainda não foi criada a sua identidade federada. Para que esta criação seja efectuada deverá:

  • autenticar-se no SIGARRA da sua instituição;
  • aguardar cerca de 10 minutos até que a sua identidade federada seja criada;
  • realizar uma nova autenticação federada.



Opções
Página gerada em: 2017-10-22 às 03:58:41 Última actualização: 2014-06-19