Resumo: |
Registros de Dados Fundamentais para Altimetria (FDR4ALT) (https://www.fdr4alt.org/).é um projeto da ESA que visa gerar registros de dados inovadores do sistema Terra denominados Registros de Dados Fundamentais (dados de altímetro e radiômetro de nível 1) e Registros de Dados Temáticos ( produtos geofísicos de nível 2P), no âmbito do Programa Europeu de Preservação de Dados a Longo Prazo (LTDP+).
Estes produtos baseiam-se na exploração de medições adquiridas pelos instrumentos altímetro e radiómetro de micro-ondas (MWR) a bordo de três satélites de detecção remota da ESA, ERS-1, ERS-2 e ENVISAT. O objetivo é servir as diferentes comunidades envolvidas na exploração de dados a longo prazo nas diferentes superfícies da Terra: oceano, costa, águas interiores, mantos de gelo, gelo marinho e atmosfera.
No âmbito das atividades do FDR4ALT-FO, o papel da equipa da UPorto é fornecer as correções troposféricas húmidas (WTC) GPD+ (GNSS-derived Path Delay Plus) para as três missões previstas.
Inicialmente concebido como um algoritmo para melhorar a estimativa do WTC apenas para áreas costeiras, o método GPD evoluiu para incluir oceano aberto, levando à melhoria do WTC baseado em MWR a bordo em regiões contaminadas não apenas por terra, mas também por gelo, mau funcionamento do instrumento e possivelmente chuva. Foi implementado globalmente em todas as missões da ESA e na maioria das missões de referência, provando dar resultados particularmente bons para o TOPEX/Poseidon e todas as missões da ESA. Atualmente, o GPD+ WTC está sendo computado e fornecido operacionalmente para as missões CryoSat-2 e Sentinel-3.
No âmbito do FDR4ALT o GPD+ WTC será incluído na próxima versão dos produtos L2 para ERS-1, ERS-2 e Envisat. O trabalho proposto compreende todas as investigações, cálculo e validação das correções. |