Resumo: |
Os estaleiros das obras são ambientes dinâmicos e complexos, tornando-os difíceis de controlar e monitorar. A segurança da construção evita que as pessoas morram ou fiquem incapacitadas. É uma questão socialmente relevante que persiste apesar de várias iniciativas. É também um problema econômico que custa cerca de 4% do PIB mundial. Além disso, não é aceitável no século XXI que um trabalhador morra enquanto trabalha. Os desafios são especialmente significativos para os trabalhadores novos e menos letrados devido à falta de formação. Lesões e acidentes ocorrem porque não há uma preparação adequada dos trabalhadores. Cada estaleiro de obras é diferente dos outros, portanto é necessário formar técnicos, operários e engenheiros para os riscos exclusivos e potenciais que podem surgir em cada novo ambiente. Para lidar com a pressão de evitar o desenvolvimento de acidentes, a segurança não pode mais depender das medidas tradicionais de prevenção de acidentes.
CSETIR surge da sinergia entre as instituições de ensino superior e construtoras para a implantação do uso de tecnologias inteligentes na formação adequada. As ferramentas digitais permitem a criação de instrumentos que simulam cenários de construção permitindo a identificação e prevenção de riscos para professores, técnicos e engenheiros.
Esta proposta visa aumentar a troca de conhecimento entre representantes de três setores para inovar as abordagens de prevenção de acidentes através da colaboração efetiva entre pesquisadores do campo de realidade virtual e empresas de construção. A parceria CSETIR irá desenvolver soluções inovadoras e interativas de VR / AR (Realidade Virtual e Aumentada) para prevenir acidentes e treinar trabalhadores. CSETIR pretende criar ferramentas utilizáveis para professores, técnicos e engenheiros que serão utilizadas em qualquer projeto de construção. CSETIR também tem como objetivo oferecer treinamentos online em uma plataforma online (site do projeto, wiki) para permit |
Resumo Os estaleiros das obras são ambientes dinâmicos e complexos, tornando-os difíceis de controlar e monitorar. A segurança da construção evita que as pessoas morram ou fiquem incapacitadas. É uma questão socialmente relevante que persiste apesar de várias iniciativas. É também um problema econômico que custa cerca de 4% do PIB mundial. Além disso, não é aceitável no século XXI que um trabalhador morra enquanto trabalha. Os desafios são especialmente significativos para os trabalhadores novos e menos letrados devido à falta de formação. Lesões e acidentes ocorrem porque não há uma preparação adequada dos trabalhadores. Cada estaleiro de obras é diferente dos outros, portanto é necessário formar técnicos, operários e engenheiros para os riscos exclusivos e potenciais que podem surgir em cada novo ambiente. Para lidar com a pressão de evitar o desenvolvimento de acidentes, a segurança não pode mais depender das medidas tradicionais de prevenção de acidentes.
CSETIR surge da sinergia entre as instituições de ensino superior e construtoras para a implantação do uso de tecnologias inteligentes na formação adequada. As ferramentas digitais permitem a criação de instrumentos que simulam cenários de construção permitindo a identificação e prevenção de riscos para professores, técnicos e engenheiros.
Esta proposta visa aumentar a troca de conhecimento entre representantes de três setores para inovar as abordagens de prevenção de acidentes através da colaboração efetiva entre pesquisadores do campo de realidade virtual e empresas de construção. A parceria CSETIR irá desenvolver soluções inovadoras e interativas de VR / AR (Realidade Virtual e Aumentada) para prevenir acidentes e treinar trabalhadores. CSETIR pretende criar ferramentas utilizáveis para professores, técnicos e engenheiros que serão utilizadas em qualquer projeto de construção. CSETIR também tem como objetivo oferecer treinamentos online em uma plataforma online (site do projeto, wiki) para permitir que alunos e estagiários tenham acesso a materiais e recursos interativos. Essas ferramentas vão desde aplicativos para uso em smartphones até contextos de realidade virtual, dependendo das necessidades de treinamento. |
Resultados: |
*************PORTUGUÊS**********
a) Contribuir indiretamente para incentivar os participantes na área da educação e da formaçao a envolverem-se na segurança da construção;
b) O projeto pretende promover o intercâmbio de boas práticas, apoiando o desenvolvimento de métodos de ensino mais variados e de formação personalizada, de acordo com a recomendação da “Comunicação de Bucareste” (Conferência Ministerial-EEES) de 2012 de promoção da 'aprendizagem centrada no aluno' caracterizada por métodos inovadores de formação;
c) O desenvolvimento pedagógico do projeto, em conjunto com as atividades, prevê a mobilização de instituições, professores, engenheiros, trabalhadores e técnicos. O projeto de desenvolvimento de ferramentas interativas de aprendizagem e manutenção de um repositório aberto e colaborativo, tutoriais e guias operacionais que auxiliam no desempenho de tarefas específicas;
d) Contribuir para o desenvolvimento e aplicação de ferramentas e guias práticos para arquitetos e engenheiros envolvidos nos projetos e obras de construção.
********INGLÊS**********
a) Contribute indirectly to encourage VET and HEI students and staff to get involved in construction safety;
b) Project intends to promote best practice exchanges, supporting the development of more varied teaching methods and personalized training, in accordance with the 2012 “Bucharest Communication” (Ministerial Conference-EHEA) recommendation of promoting ‘student-centred learning’ characterised by innovative methods of teaching;
c) Project pedagogic development, together with its activities, are expected to mobilise institutions, teachers, engineers, workers and technicians. The project interactive learning tools development and maintenance of an open, collaborative repository, tutorials and operational guides that support the performance of specific tasks;
d) Contribute towards the development and application of tools and practical guides for architects and engineers involved in construction design. |