Resumo: |
Num contexto de crescente competitividade e de renovados desafios societais, torna-se fundamental convocar todas as áreas do conhecimento e explorar novos e interligados paradigmas. O projeto estratégico para 2015-2020 que o Instituto de Literatura Comparada pretende desenvolver emerge do trabalho de investigação até agora realizado por todos os investigadores e colaboradores da Unidade. Esse trabalho tem assegurado ao Instituto a classificação de Excelente, nos últimos 6 anos da sua existência enquanto I&D e, na última avaliação, a classificação de Excecional. Neste sentido, o Instituto prossegue com a sua metodologia fundada nos princípios basilares do campo científico da Literatura Comparada, em cujo domínio mantém um trabalho único e profundamente inovador no Norte de Portugal. Com este novo projeto, o Instituto visa agora um alargamento interdisciplinar que compreenda não só os âmbitos das Ciências Sociais e Humanas, mas também os de Ciências Exatas como a Física, ou os de Ciências Aplicadas como a Medicina ou as Neurociências, de modo a poder equacionar com espírito crítico e problematizante um conjunto de questões que exigem tratamento transdisciplinar e intersemiótico. Assim, o projeto LITERATURA E FRONTEIRAS DO CONHECIMENTO: POLÍTICAS DE INCLUSÃO assenta na reflexão aprofundada sobre a natureza dos limites e fronteiras que têm sido traçados entre diferentes campos do saber, bem como sobre a necessidade de os rever e repensar com instrumentos próprios da contemporaneidade, em resposta à urgência de uma perspetiva dinâmica e interativa da Universidade do século XXI. O projeto estratégico articula a exigência académica do pensamento crítico moderno e contemporâneo com a urgência ética que o desenvolvimento e manutenção de uma sociedade equilibrada e justa necessariamente suscita. Neste sentido, as áreas de investigação a que os seus membros se dedicam têm relações tangenciais com as áreas propostas pelo COMPETE. Com base nos conceitos-chave de FRONTEIRA e I |
Resumo Num contexto de crescente competitividade e de renovados desafios societais, torna-se fundamental convocar todas as áreas do conhecimento e explorar novos e interligados paradigmas. O projeto estratégico para 2015-2020 que o Instituto de Literatura Comparada pretende desenvolver emerge do trabalho de investigação até agora realizado por todos os investigadores e colaboradores da Unidade. Esse trabalho tem assegurado ao Instituto a classificação de Excelente, nos últimos 6 anos da sua existência enquanto I&D e, na última avaliação, a classificação de Excecional. Neste sentido, o Instituto prossegue com a sua metodologia fundada nos princípios basilares do campo científico da Literatura Comparada, em cujo domínio mantém um trabalho único e profundamente inovador no Norte de Portugal. Com este novo projeto, o Instituto visa agora um alargamento interdisciplinar que compreenda não só os âmbitos das Ciências Sociais e Humanas, mas também os de Ciências Exatas como a Física, ou os de Ciências Aplicadas como a Medicina ou as Neurociências, de modo a poder equacionar com espírito crítico e problematizante um conjunto de questões que exigem tratamento transdisciplinar e intersemiótico. Assim, o projeto LITERATURA E FRONTEIRAS DO CONHECIMENTO: POLÍTICAS DE INCLUSÃO assenta na reflexão aprofundada sobre a natureza dos limites e fronteiras que têm sido traçados entre diferentes campos do saber, bem como sobre a necessidade de os rever e repensar com instrumentos próprios da contemporaneidade, em resposta à urgência de uma perspetiva dinâmica e interativa da Universidade do século XXI. O projeto estratégico articula a exigência académica do pensamento crítico moderno e contemporâneo com a urgência ética que o desenvolvimento e manutenção de uma sociedade equilibrada e justa necessariamente suscita. Neste sentido, as áreas de investigação a que os seus membros se dedicam têm relações tangenciais com as áreas propostas pelo COMPETE. Com base nos conceitos-chave de FRONTEIRA e INCLUSÃO ? pensados no sentido territorial, geopolítico, social e cultural, mas também no sentido metalinguístico e interdiscursivo -, o projeto será articulado e complementarmente levado a cabo pelos três grupos de investigação que compõem a I&D, de modo a fazer convergir trabalhos empíricos diferenciados num único projeto assente na Literatura Comparada como uma metadisciplina, na valorização de métodos transdisciplinares e da abordagem interartística e intercultural, bem como no questionamento reflexivo e crítico da complexidade do vínculo entre a Ética e a Estética. As três linhas temáticas, INTER/TRANSCULTURALIDADES, INTERMEDIALIDADES e INTERSEXUALIDADES, evidenciam nas suas designações os respetivos enquadramentos teóricos e preocupações críticas, preservando a autonomia diferencial das suas orientações específicas, complementarmente integradas no âmbito mais alargado do projeto unificador. A diferenciação das três linhas preserva e prolonga as características específicas do trabalho já desenvolvido nos últimos anos, possibilitando ainda o tratamento exaustivo das várias questões e metodologias que a linha temática transversal convoca: as noções de COMUNIDADE, EXÍLIO, DESLOCAÇÃO, MEMÓRIA e IDENTIDADE NACIONAL num CONTEXTO CRÍTICO PÓS-COLONIAL; as RELAÇÕES INTERARTÍSTICAS e INTERDISCURSIVAS num quadro teórico de base intersemiótica; os problemas suscitados pelas identidades sexuais e de género num contexto discursivo enformado pelos ESTUDOS FEMINISTAS, ESTUDOS DE GÉNERO e a TEORIA QUEER. São objetivos do projeto: repensar a ideia de Europa, cruzando-a quer com o seu patrim |