Resumo: |
A investigação sobre a forma como os alunos aprendem no Ensino Superior, e o efeito que esta aprendizagem tem sobre eles, tem apelado para a necessidade de pensar a aprendizagem como resultado de variáveis que interagem entre si. Estas incluem as características individuais dos estudantes, as suas experiências prévias no processo educativo e a qualidade da intervenção pedagógica a que são expostos (Entwistle, 1995). As universidades tendem a valorizar a transformação operada nos formandos ao nível dos conhecimentos adquiridos. Esta transformação da aprendizagem do estudante está relacionada com a sua capacidade de dar sentido pessoal aos conhecimentos adquiridos, sendo que o próprio processo frequentemente altera o estudante como pessoa. Apesar desta retórica, existe pouca informação sobre o que aprendem e o modo como aprendem, bem como à fonte de aprendizagem e ao porquê do interesse pela mesma. Isto é particularmente real na recente área académica do treinador desportivo, que apesar de ser um mercado de trabalho restrito, continua a atrair um elevado número de estudantes (Bush, 2008).
O objectivo geral deste estudo é cartografar o desenvolvimento intelectual e social do estudante em formação inicial em Treino Desportivo em contexto académico (FADEUP). Esta questão será abordada sob duas formas em particular. Em primeiro lugar, explorando a percepção e as experiências dos estudantes de formação inicial em treino desportivo; em segundo lugar explorando a forma como essas experiências moldam a identidade dos estudantes ao longo dos três do curso de licenciatura. A importância do projecto baseia-se na convicção de que a pesquisa sobre a aprendizagem do estudante pode dar um forte contributo à avaliação da qualidade da intervenção pedagógica (Entwistle, 2000). O referido não se reporta apenas ao quê do ensinado ao estudante, mas também ao como e ao porquê. Além disso existe uma grande responsabilidade por parte dos investigadores na área da pedagogia e da comunidad |
Resumo A investigação sobre a forma como os alunos aprendem no Ensino Superior, e o efeito que esta aprendizagem tem sobre eles, tem apelado para a necessidade de pensar a aprendizagem como resultado de variáveis que interagem entre si. Estas incluem as características individuais dos estudantes, as suas experiências prévias no processo educativo e a qualidade da intervenção pedagógica a que são expostos (Entwistle, 1995). As universidades tendem a valorizar a transformação operada nos formandos ao nível dos conhecimentos adquiridos. Esta transformação da aprendizagem do estudante está relacionada com a sua capacidade de dar sentido pessoal aos conhecimentos adquiridos, sendo que o próprio processo frequentemente altera o estudante como pessoa. Apesar desta retórica, existe pouca informação sobre o que aprendem e o modo como aprendem, bem como à fonte de aprendizagem e ao porquê do interesse pela mesma. Isto é particularmente real na recente área académica do treinador desportivo, que apesar de ser um mercado de trabalho restrito, continua a atrair um elevado número de estudantes (Bush, 2008).
O objectivo geral deste estudo é cartografar o desenvolvimento intelectual e social do estudante em formação inicial em Treino Desportivo em contexto académico (FADEUP). Esta questão será abordada sob duas formas em particular. Em primeiro lugar, explorando a percepção e as experiências dos estudantes de formação inicial em treino desportivo; em segundo lugar explorando a forma como essas experiências moldam a identidade dos estudantes ao longo dos três do curso de licenciatura. A importância do projecto baseia-se na convicção de que a pesquisa sobre a aprendizagem do estudante pode dar um forte contributo à avaliação da qualidade da intervenção pedagógica (Entwistle, 2000). O referido não se reporta apenas ao quê do ensinado ao estudante, mas também ao como e ao porquê. Além disso existe uma grande responsabilidade por parte dos investigadores na área da pedagogia e da comunidade científica em fornecerem os seus contributos para o enriquecimento do conhecimento (O'Sullivan, 2007). O projecto pretender dar ainda resposta à necessidade de pesquisas longitudinais acerca da (re)construção da identidade do estudante (McEwen,1996), exigindo uma maior atenção às práticas, às pessoas e às comunidades, catalisadores da formação da
identidade (Wenger, 2010). Finalmente, o projecto está relacionado com o que Jones (2009) salienta de relevar menos "o quê" e "como treinar" e salientar mais "quem treina". Esta área (i.e. a natureza pessoal, idiossincrática de treino) tem sido negligenciada, não obstante reconhecer-se que um treinador é bem mais do que um especialista (Jones & Turner, 2006). Por conseguinte, explorar o modo como os estudantes dão sentido e atribuem significado às suas experiências durante a formação inicial, em termos de construção das suas identidades assume-se como fundamental no que respeita à sua potencial carreira futura como treinadores, gestores e professores.
Os objectivos do estudo serão alcançados por recurso à metodologia qualitativa inserida num amplo quadro etnográfico. Para a recolha de dados os principais métodos serão: diário reflexivos, vídeo diários e entrevistas em grupo. Cada participante irá manter um registo reflexivo sobre a vivência no projecto enfatizando a reflexão sobre experiências pessoais e menos a mera gravação assim como um diário em vídeo ao longo de todo o projecto. Este método é considerado eficaz na representação das próprias vidas, pois permite contar as suas próprias histórias. Adicionalmente, serão conduzidas e |