Resumo: |
Nas últimas décadas, as sociedades têm vindo a testemunhar uma profunda e acelerada metamorfose em ambas as esferas do trabalho e da família (TF), conduzindo a uma crescente diluição de fronteiras entre estes dois domínios centrais. Atualmente, assistimos a um cada vez mais frequente padrão familiar de duplo-emprego, que coloca novas responsabilidade e desafios a inúmeros pais e mães na conciliação e gestão das amplas exigências inerentes aos seus papéis de cônjuges, pais e trabalhadores. Esta questão é particularmente relevante no caso de Portugal, um dos países da UE com maior percentagem de mulheres com filhos menores de seis anos a trabalhar fora de casa (72,8%), e uma das mais elevadas percentagens de casais de duplo-rendimento a trabalhar a tempo inteiro (1). Com base numa perspectiva ecológica e sistémica (2), o principal objectivo deste projecto é contribuir para uma melhor compreensão das complexidades do (des)equilíbrio TF, colmatando uma importante lacuna na investigação existente: os efeitos das dinâmicas TF na parentalidade, na relação pais-filhos e no desenvolvimento das crianças. Contrastando com a análise limitada das relações TF ao nível do casal (3), este projeto irá privilegiar uma abordagem diádica e familiar, incidindo sobre casais que trabalham e com filhos em idade pré-escolar e analisando os efeitos de crossover entre os elementos do casal e a criança.
Um primeiro objectivo do presente projecto é compreender como a conciliação conflituante e/ou enriquecedora de papeis no trabalho e na família se repercute na parentalidade (ESTUDO 1). Mais especificamente, pretendemos analisar o impacto de ambas as interferências negativa (conflito) e positiva (enriquecimento) TF em importantes dimensões da parentalidade (stress e sentido de competência), bem como na relação mãe- e pai-criança (envolvimento e frustração relacional). Enquanto a investigação neste domínio não considera, frequentemente, diferenças individuais e características psicológicas qu |
Resumo Nas últimas décadas, as sociedades têm vindo a testemunhar uma profunda e acelerada metamorfose em ambas as esferas do trabalho e da família (TF), conduzindo a uma crescente diluição de fronteiras entre estes dois domínios centrais. Atualmente, assistimos a um cada vez mais frequente padrão familiar de duplo-emprego, que coloca novas responsabilidade e desafios a inúmeros pais e mães na conciliação e gestão das amplas exigências inerentes aos seus papéis de cônjuges, pais e trabalhadores. Esta questão é particularmente relevante no caso de Portugal, um dos países da UE com maior percentagem de mulheres com filhos menores de seis anos a trabalhar fora de casa (72,8%), e uma das mais elevadas percentagens de casais de duplo-rendimento a trabalhar a tempo inteiro (1). Com base numa perspectiva ecológica e sistémica (2), o principal objectivo deste projecto é contribuir para uma melhor compreensão das complexidades do (des)equilíbrio TF, colmatando uma importante lacuna na investigação existente: os efeitos das dinâmicas TF na parentalidade, na relação pais-filhos e no desenvolvimento das crianças. Contrastando com a análise limitada das relações TF ao nível do casal (3), este projeto irá privilegiar uma abordagem diádica e familiar, incidindo sobre casais que trabalham e com filhos em idade pré-escolar e analisando os efeitos de crossover entre os elementos do casal e a criança.
Um primeiro objectivo do presente projecto é compreender como a conciliação conflituante e/ou enriquecedora de papeis no trabalho e na família se repercute na parentalidade (ESTUDO 1). Mais especificamente, pretendemos analisar o impacto de ambas as interferências negativa (conflito) e positiva (enriquecimento) TF em importantes dimensões da parentalidade (stress e sentido de competência), bem como na relação mãe- e pai-criança (envolvimento e frustração relacional). Enquanto a investigação neste domínio não considera, frequentemente, diferenças individuais e características psicológicas que podem influenciar a relação entre as dinâmicas TF e o bem-estar individual/familiar (4), no presente estudo iremos explorar os potenciais efeitos moderadores que algumas variáveis individuais (género, vinculação adulta, personalidade e percepção da saliência de papéis), e o apoio social percebido no trabalho e na família poderão revestir neste processo.
Um segundo objectivo central deste projecto consiste em explorar longitudinalmente como estas dinâmicas de conflito e enriquecimento TF podem, indirectamente, afectar o desenvolvimento das crianças (nomeadamente, a sua regulação emocional e comportamental), através da sua influência na parentalidade e nas relações pais-filhos (ESTUDO 2). De facto, os primeiros anos de vida configuram um período desenvolvimental chave, durante o qual as crianças necessitam de relações emocionalmente próximas, responsivas e sensíveis com vista a uma exploração segura do self, do mundo e das relações (5), influenciando estas relações o seu desenvolvimento adaptativo. Adicionalmente, o desenho longitudinal deste estudo permitirá uma exploração de como estas dinâmicas TF podem afetar a parentalidade e o desenvolvimento das crianças ao longo do tempo.
O presente projeto incidirá sobre uma amostra de 150 casais de duplo-emprego com filhos em idade pré-escolar (N=300 pais e 150 crianças) (ESTUDO 1). Cem destas famílias (N=200 pais e 100 crianças) serão depois estudadas longitudinalmente (ESTUDO 2). Os participantes serão recrutados em jardins de infância públicos e privados, de forma a assegurar a participação de pais de diferentes estratos sociocultu |