Resumo: |
Este projecto pretende introduzir a utilização de ambientes imersivos como forma inovadora de fornecer conteúdos educativos apelativos, usufruindo da envolvência do 3D em áudio e vídeo. Esta nova forma de vivenciar os conteúdos transmitirá aos utilizadores percepções espaciais propícias para diversas áreas do saber mas que, primeiramente, se pretendem explorar para a matemática/geometria e a música, onde se tornam verdadeiramente diferenciadoras e para uma camada mais jovem.
Do ponto de vista tecnológico, a abordagem é a da concentração de recursos computacionais em centros de alto desempenho, permitindo que os equipamentos terminais sejam de custo reduzido e, de alguma forma banalizados nas casas ou nas infra-estruturas educacionais, beneficiando da reduzida latência e elevada largura de banda das RNGs.
O Projecto permitirá o teste dos protótipos recorrendo às instalações (CAVEs do Lousal e do CCG/Guimarães), aos quadros interativos "típicos do ambiente escolar", a sistemas disponíveis para o consumidor a baixo custo. |